Exigir a troca do carro ou devolução do dinheiro

joaofoto88

New member
Boa tarde! Logo o 1º carro que compro a título próprio e acontece-me uma embrulhada destas. Comprei há cerca de um mês um carro usado (alfa romeo mito). No negócio dei como retoma o meu antigo carro, um opel corsa. O carro deu-me uns problemas de motor, vou com ele a uma oficina e sou informado que o carro está num estado lastimoso, faltam peças, outras estão presas por arames, o carro foi batido cabo dos travões está vincado, o tanque de combustivel tem uma fuga, faltam peças nas suspensões, enfim uma panóplia de problemas incrivel. O que reparei logo no inicio mal levei o carro para casa foi que a direção estava desalinhada, vou a ver, o stand tinha me dado o carro com 3 pneus de uma marca e tamanho e outro pneu mais pequeno. Tentei ligar ao stand, mandei emails, e o vendedor simplesmente não me responde, pelo que se percebe a má fé do dono do stand. Ora o que eu quero fazer é pura e simplesmente exigir a resolução do contrato. Não quero fazer a troca do caro porque já não confio no stand, e se o vendedor me acenar com a resolução dos problemas não sabia o que dizer, parece que perdi a confiança no carro e mesmo com os problemas resolvidos iria estar sempre à espera que o carro desse outros problemas. O que me aconselham a fazer? Que passos me aconselham a dar? Obrigado a todos pela ajuda

peças presas por arames? podes especificar?
já pensaste ir ao stand pessoalmente se não te respondem a mails?
espero não tenhas dado muito dinheiro por esse carro, mas seja quanto for tens direito a que te resolvam alguns dos problemas mas vai dar chatices, acho que deves começar por escrever carta com aviso de recepção a denunciar os problemas dando um prazo para a resolução dos mesmos

Boa tarde! Logo o 1º carro que compro a título próprio e acontece-me uma embrulhada destas. Comprei há cerca de um mês um carro usado (alfa romeo mito). No negócio dei como retoma o meu antigo carro, um opel corsa. O carro deu-me uns problemas de motor, vou com ele a uma oficina e sou informado que o carro está num estado lastimoso, faltam peças, outras estão presas por arames, o carro foi batido cabo dos travões está vincado, o tanque de combustivel tem uma fuga, faltam peças nas suspensões, enfim uma panóplia de problemas incrivel. O que reparei logo no inicio mal levei o carro para casa foi que a direção estava desalinhada, vou a ver, o stand tinha me dado o carro com 3 pneus de uma marca e tamanho e outro pneu mais pequeno. Tentei ligar ao stand, mandei emails, e o vendedor simplesmente não me responde, pelo que se percebe a má fé do dono do stand. Ora o que eu quero fazer é pura e simplesmente exigir a resolução do contrato. Não quero fazer a troca do caro porque já não confio no stand, e se o vendedor me acenar com a resolução dos problemas não sabia o que dizer, parece que perdi a confiança no carro e mesmo com os problemas resolvidos iria estar sempre à espera que o carro desse outros problemas. O que me aconselham a fazer? Que passos me aconselham a dar? Obrigado a todos pela ajuda

Bem e do que vi dos teus post's em outros tópicos, essa unidade é importada e desprovida de certos equipamentos...

Mas que tipo de peças faltam na viatura... cabo dos travões... etc... etc.

Agora não interessa muito, mas isso de levar ao mecanico, deverias o ter feito no momento de negociação da compra.

Em todo o caso e já indicado, vai directamente ao stand tratar da questão.

peças presas por arames? podes especificar?
já pensaste ir ao stand pessoalmente se não te respondem a mails?
espero não tenhas dado muito dinheiro por esse carro, mas seja quanto for tens direito a que te resolvam alguns dos problemas mas vai dar chatices, acho que deves começar por escrever carta com aviso de recepção a denunciar os problemas dando um prazo para a resolução dos mesmos

Coisas típicas de quando se tem um acidente e se atalha nos custos de reparação.

Última edição:
Tal como outros membros já referiram o melhor que tens a fazer é dirigires-te ao stand. Se não parecerem muito disponíveis ameaça que caso a coisa não se resolva a bem estás disposto a ir a um advogado e levar o caso a ultimas instância, pode ser que não gostem da conversa e se tornem mais disponíveis.
Em último caso acho que houve um membro aqui da casa com o qual o stand onde tinha comprado o carro não cumpriu exactamente o que prometeu (acho que era pagamento do selo ou IUC) ao que o membro respondeu que caso não aparecesse o pagamento ia lá no dia seguinte e "partia aquilo tudo de tal modo que lhes ficaria bem mais carro que pagar o que se tinham comprometido" e ao que parece no dia seguinte o pagamento tinha sido feito. Não sou apologista de violência, mas um pouco de bluff por vezes não faz mal a ninguém no que se trata de má fé da outra parte.

Edit: Eles poderão sempre alegar que deverias ter verificado isso. Não sei até que ponto é valido, a nível de legislação, a tua "reclamação".

Seja com um Alfa, seja com um VW, seja com um Mercedes, é triste venderem-se viaturas neste estado e "enganarem-se" as pessoas...

Enganar entre aspas, porque há partida quando queremos barato e num stand de beira da estrada, às vezes acontece nisto, já nos maiores, também acontece mas o suporte ao Cliente acaba por ser melhor.

Por outro lado não podemos esquecer que muitas vezes damos a nossa viatura como retoma cheia de problemas, e infelizmente alguém também há-de levar com ela....

Faz parte do ciclo da vida.

Boa sorte !

Deixo o meu comentário não em jeito de crítica nem pouco mais ou menos mas como conselho para futuros compradores.
Como é possível não notar nada ao se efetuar um test drive antes de se fechar negócio ?
Já existe um tópico parecido... na altura do negócio é maravilha e mais tarde está tudo fanado. 8 ou 80 ? Será mesmo possível um carro nesse estado estar de tal maneira camuflado que mesmo uma pessoa não entendida em automóveis não se aperceba de algum problema ?
Não existem indícios ? se calhar é não... já não digo nada.
Se não se percebe nada de automóveis (o que é legítimo) é pagar a um mecânico para o acompanhar e ver o carro o melhor possível.
Agora nada feito ... só a boa vontade do vendedor poderá remediar a situação. Se ele te der o dinheiro melhor assim.

Quando digo peças presas por arames são peças com um alto nivel de desgaste. Realmente devia ter seguido logo o meu 1 pressentimento, de que o carro não me inspirava confiança. Mas agora é tentar esquecer isso e seguir para a resolução do caso.

Se a coisa è como dizes è lógico que fizeram de propositadamente para enfiar um barrete.

Vai a garagem descreve a tua situação e exija o dinheiro de volta tenta resolver as coisas a bem mas não dar confiança.
informa-te com uma advogado a cerca das tuas ipoteses .
quem sabe ate pode aparecer aqui um

Independentemente de teres todo o direito em reclamar uma coisa é certa... nao se notar que o carro tem 3 pneus de uma medida e outro noutra... Nao lembra a ninguem.

Isso é tipico comportamento de falta de dinheiro e tesao de mijo...

O carro devia ter alto cenario, mais barato do que os outros, etc, etc... Emfim, era um negocio da China... E afinal era mesmo...

Azares acontecem mas aparentemente, tu nao fizeste o minimo esforço para minimizar os riscos inerentes ah compra de um carro usado...

Na minha opinião parece-me que foste muito "inocente" na compra da tua primeira viatura usada. Se não sabias ver os pontos críticos de um carro, devias ter levado um mecânico contigo.. Não sei como nunca viste que o carro perdia combustível, nem reparas-te nas medidas dos pneus... Pelo menos abris-te o capot alguma vez?
O máximo que vais conseguir do stand é fazerem alguma reparação, troca ou devolução do dinheiro podes esquecer...

Quando digo peças presas por arames são peças com um alto nivel de desgaste. Realmente devia ter seguido logo o meu 1 pressentimento, de que o carro não me inspirava confiança. Mas agora é tentar esquecer isso e seguir para a resolução do caso.

Como referi acima, já fui ver os teus outros post's e verifiquei que a viatura que tinhas em vista, nem era nacional.... sendo que a mesma tinha menos equipamentos, que viaturas iguais, mas comercializadas de origem em outros mercados.

Já por diversas vezes referido, os itens de equipamento, variam de mercados para mercados...

Claro que e sem esquecer isso, a questão de ser uma viatura importada e o que muitas vezes é comentado do martelar.

É claro que esse martelar, não é exclusivo dos importados, mas por saber que existe, é de estar sempre com pé atrás (seja importado ou nacional) e verificar tudo, o melhor possível.

No caso e se não te respondem, vai ao stand presencialemtne ver o que te dizem.... no entanto, começa por anotar os defeitos que encontras.

Posto isto, que parecer que não vai tardar, a precisares de enviar carta registada com aviso de recepção ao stand, com todos esses elementos, para acautelares a tua situação.

Acredita que já não era o primeiro carro que via todo reparado à "manel gt", nos apoios do pára-choques e derivados.

Ao OP, começa por falar com o mecânico e apresentas por escrito tudo o que o carro precisa. Depois chapas a folha ao tipo do stand, e dizes assim, ou você me repara isto num sítio da minha confiança, ou me dá o dinheiro do carro de volta (eu preferia o dinheiro). Se não quiser resolver a bem.. é meter advogado ao barulho e ver quais são as tuas hipóteses.

Voltar
Superior