Extractor Eólico (girândola) - como montar?

Whisperdancer

New member
Viva.

Tenho um problema com a extracção dos fumos de exaustão de uma caldeira (aquecimento e água quente) nos dias de vento (e não é preciso que seja forte), pois os gases fazem retorno, e apesar de colocada numa despensa ventilada, as paredes ficam completamente molhadas, escorrendo água nesses dias por toda a divisão.
Como tenho o aquecimento central ligado, o caso piora nesta altura. Quando não há vento, não tenho problemas.

Estou a considerar montar um extractor eólico, ou girândola, mas tenho dúvidas se é necessário algum tipo de montagem especial, pois tenho receio que em dias de muita chuva entre água para a caldeira.
Neste momento, o aspecto da coisa é este (a verde a caldeira, a amarelo o betão, a vermelho a tubagem):

attachment.php

Queria perguntar se alguém sabe se posso montar o extractor directamente na parte exterior do tubo de exaustão existente, ou se preciso de algo para que não entre água.

Ficaria algo assim:

attachment.php

Será melhor montar um extractor com base ou sem base?

Attachments

• caldeira.JPG
    caldeira.JPG
    14.2 KB · Views: 0
  • caldeira_extractor.jpg
    caldeira_extractor.jpg
    16.1 KB · Views: 0
Nos dias de vento, a caldeira dispara?

Se não dispara, a tiragem de fumo é suficiente e o que se passa é um fenómeno de condensação natural, uma vez que as diferenças de temperatura entre o exterior e o interior do compartimento onde está a caldeira são significativas.

Depois deste preâmbulo, se mesmo assim quiseres montar a girândola, podes fazê-lo, pois a água não entra. Eu fiz algo parecido numa churrasqueira, tirando o «tecto da chaminé» e substitui-o por uma «nova tampa» com a respectiva girândola.
No teu caso, acho que podes ligar directamente ao tubo, desde que tapes a área da chaminé envolvente, por forma a evitar entrada de água na despensa.

Last edited:
Ultimamente não tem disparado, mas já aconteceu anteriormente ter detectado excesso de gases.
Levantando o braço, sente-se uma humidade incrível da metade da despensa até ao tecto.

Gostava de poder montar a girândola com uma tampa em cima, mas não poderia usar a actual, pois é uma placa de cimento bastante pesada.

Teria que fazer algo em chapa (como se fosse um chapéu), e colocar suportes, não sendo tão directo de se fazer...

Mas ainda não entendo como é que a água não consegue entrar pelas aberturas do extractor!!!

Ultimamente não tem disparado, mas já aconteceu anteriormente ter detectado excesso de gases.
Levantando o braço, sente-se uma humidade incrível da metade da despensa até ao tecto.

Gostava de poder montar a girândola com uma tampa em cima, mas não poderia usar a actual, pois é uma placa de cimento bastante pesada.

Teria que fazer algo em chapa (como se fosse um chapéu), e colocar suportes, não sendo tão directo de se fazer...

Mas ainda não entendo como é que a água não consegue entrar pelas aberturas do extractor!!!

Faz com tampa na chaminé mas não sobre a girândola; creio que reduzirá muito a sua eficiência.
No entanto, não creio que vá resolver o problema do «ressuado» nas paredes.

As lamelas da girândôla estão orientadas para fora, daí que escoem a água e esta não entra no tubo.

Em Esmoriz, sei onde se fabricam estas girândolas...se precisares do contacto, dispõe.

Estou com um problema idêntico, mas com um esquentador (ventilado).
Em dias de inverno (e vento) por vezes dá-se a condensação antes dos gases chegarem ao topo (prédio com 7 andares). Como resultado pinga na chaminé da cozinha.
A minha dúvida é se uma girândola será o suficiente para evitar esta formação de condensação...

Estou com um problema idêntico, mas com um esquentador (ventilado).
Em dias de inverno (e vento) por vezes dá-se a condensação antes dos gases chegarem ao topo (prédio com 7 andares). Como resultado pinga na chaminé da cozinha.
A minha dúvida é se uma girândola será o suficiente para evitar esta formação de condensação...

Não creio...mas eu não sou técnico.
Provavelmente a situação terá que ser resolvida com um extrator eléctrico no final do tubo, já no exterior do edifício.

Assim o espero, pois não me parece ser da diferença de temperatura, pois quando não há vento, e mesmo que esteja muito frio, não tenho problemas.
Caso entre água, posso sempre voltar atrás.

Back