0liveira
Banido
E mais um exemplo do que devia ser mas não será...
![]()
Isto sim era um regresso ao passado [br
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
E mais um exemplo do que devia ser mas não será...
![]()
Se achas que os f1's da década de 80 tinham mais de 800cv em corrida, desengana-te. Em relação aos pneus/jantes, é verdade: da f1 passam para outros formulas, que passam para outras categorias. Que por sua vez, começam a ter influencia no modelos desportivos das marcas de pneus. Que alterações na suspensão estás a inventar? Já foram testadas...
O mito de que a tecnologia da F1 passa para carros de estrada é isso mesmo, um mito, existem mais tecnologias trazidas de 'fora' do que inventadas na F1 e aproveitadas.
Quem é que falou nos anos 80?
A razão de isso acontecer na altura era para aguentar o motor até ao fim da corrida, Hoje em dia é bom pensar que os motores aguentam mais um pouco.
Actualmente bastava abrir o reabastecimento durante as corridas para se ver as diferenças em andamento.
O mito de que a tecnologia da F1 passa para carros de estrada é isso mesmo, um mito, existem mais tecnologias trazidas de 'fora' do que inventadas na F1 e aproveitadas.
Quanto ás jantes e suspensões, até já se falou em jante 19 como sendo o ideal por parte dos fabricantes e para haver mais escolha de marcas.
Quanto ao 'inventar', deixo que te informes do 'porquê' um pneu de F1 ser como é actualmente e porque é que mudar para um pneu de 'baixo' perfil faria com que se tivesse de alterar toda a suspensão.
Além dessa diferença estamos a falar de mais 4 a 5kg em cada roda (jante-pneu).
Mas é para ver quem gasta menos ou para ver quem anda mais rápido? Para mim poupar é fora do circuito e respeitar limites e ser consciente é na estrada agora dentro de im circuito, numa prova de F1...Hoje em dia as equipas têm 6 motores por ano, sem penalizações. Um F1 faz por GP 600-700km, e tem que fazer vários GP's por temporada, ao ritmo de F1.
Eu acho fantástico, que um F1 em corrida, gaste 30kg de combustível por 100km percorridos.
Estamos a falar portanto de valores de fiabilidade nunca antes vistos, associados a consumos de combustível nunca antes vistos, com monolugares que são capazes de atingir mais de 360km/h em corrida.
O único contra é, para mim, o som destes v6.
Em relação aos pneus e jantes: as jantes serão mais pesadas, (1 a 1.6kg) e os pneus serão mais leves mais que o peso adicional das jantes 18.
Para além dos ganhos dinâmicos que estes trariam face aos pneus actuais.
Mas é para ver quem gasta menos ou para ver quem anda mais rápido? Para mim poupar é fora do circuito e respeitar limites e ser consciente é na estrada agora dentro de im circuito, numa prova de F1...
Existem aqueles eco challenge da Shell...mas acho que não é essa a intenção da F1....digo mais...quantos iriam se num cartaz de um Track Day estivesse..."Bora lá ver quem gasta menos pneus e gasolina numa volta ao circuito...."?
Pelo que já foi dito anteriormente....nada dessa tecnologia vai para a estrada e são apenas tretas de marketing...pq convém vender os motores turbo a gasolina no concessionário da esquina.
Eu acho sem sentido limites de combustível e pneus....e definitivamente não é a coisa mais cara da F1 actual...já os motores....
O problema é a relação custo / competitividade / emoção em pista.Mas repara, tens carros de estrada, preparados em oficinas de bairro com 2000cv. Potência a mais não trás qualquer desafio.
A Questão é que os 800cv que os f1's tinham este ano, vão estar próximos dos 900cv para o próximo ano, e tens pilotos a dizer que estes motores são autênticas bestas em termos de binário (potência também não devem ser maus, 362 ou 364 do ricciardo em Monza).
Agora o que achas que representa um maior desafio:
V10 atmosférico sem limitações;
V6 turbo sem Limitações
V6 turbo híbrido, com limitação de 100kg de combustível por corrida.
Os WRC , WTCC, LMP, já usam turbo há muito tempo. Nos carros de estrada cada vez mais vemos motores turbo, com menor cilindrada, e maior potencia.
Parece-me claro qual o caminho a seguir para a F1...
Não totalmente mito, a F1 foi tubo de ensaio para alguma tecnologia dos carros de estrada:
- Turbo, hoje em dia toda a gente fala neles mas o turbo foi muito desenvolvido nos anos 80 na F1
- Suspensão Activa, quem não se lembra desta tecnologia na F1 no fim de 80 inicio de 90, muito carros tem hoje em dia a suspensão inteligente auto adaptável, é o desenvolvimento desse mesmo tipo de suspensão
- Controlo de Tracção, Tecnologia desenvolvida nos anos 90 na F1 passada depois para os automóveis de estrada.
- Fibra de Carbono, começou na área Espacial muito desenvolvida pela a aviação, acabando nos anos 80 na F1 deu um enorme salto na industria automóvel, deverá ser o futuro no que diz respeito a chassis e carroçaria. Já existem em diversos acessórios de carros de estrada.
- Volantes multi funções, Tem sido na F1 que tem tido o maior desenvolvimento desde dos primeiros na década de 80, hoje em dia grande parte dos carros de estrada já trazem de serie.
- Gasolina adictivada, muita da Gasolina com aditivos e dos óleos em geral foram desenvolvidos na competição, a F1 ajudou muito neste patamar.
- Micro cameras, os primórdios desse tipo de equipamento foi na F1, quem não se lembra das primeiras transmissões onboard no inicio de 1990. Hoje em dia está presente em alguns automóveis na ajuda ao estacionamento.
- Jantes de liga leve, este tipo de liga passou a ser usado no inicio de 70 na F1, hoje em dia na grande maioria dos carros não passa sem ter umas jantes de liga leve.
- Motor em aluminimo devido à sua resistência e leveza este tipo de motor foi usado e desenvolvido no inicio de 90 na F1, hoje em dia existem carros de estrada usam motores em aluminio.
- Caixas automaticas e semi automaticas, o grande salto neste tipo de caixa foi desenvolvido na F1. Hoje em dia grande parte dos carros novos estão a usar este tipo de tecnologia e deverá ser o futuro.
- Pneus, muita da borracha utilizada nos pneus e tecnologia usada na resistência, é desenvolvida em Pista e colocada depois em pratica para os pneus do dia a dia, o inicio do desenvolvimento do Pneu começou fortemente na F1 na decada de 60 e ainda hoje em dia muita tecnologia usada nos novos pneus foi sobretudo experimentada na F1 e depois desenvolvida para o pneu comum.
- Energia cinética, foi conhecida na F1 pelo KERS, hoje em dia muitos fabricantes usam esta tecnologia de forma a recarregar baterias em carros eléctricos e hibridos do dia a dia.
por isso não posso dizer que a F1 seja uma competição de desperdício, se não houvesse algo de interessante no desenvolvimento de tecnologia as marcas e Fabricantes nunca apostariam lá. Mas não creio que seja mito a ajuda da F1 no desenvolvimento da industria automóvel, assim como outros segmentos do desporto automóvel (rally, Endurance, GTs, WTCC, etc).
Hoje em dia as equipas têm 6 motores por ano, sem penalizações. Um F1 faz por GP 600-700km, e tem que fazer vários GP's por temporada, ao ritmo de F1.
Eu acho fantástico, que um F1 em corrida, gaste 30kg de combustível por 100km percorridos.
Estamos a falar portanto de valores de fiabilidade nunca antes vistos, associados a consumos de combustível nunca antes vistos, com monolugares que são capazes de atingir mais de 360km/h em corrida.
O único contra é, para mim, o som destes v6.
Em relação aos pneus e jantes: as jantes serão mais pesadas, (1 a 1.6kg) e os pneus serão mais leves mais que o peso adicional das jantes 18.
Para além dos ganhos dinâmicos que estes trariam face aos pneus actuais.
E porque não colocam escalões nos ordenados dos pilotos? Já não chega o que ganham em patrocínios?
E depois andam a poupar em pneus e gasolina! A F1 é uma anedota pegada.
Não se a Sony será um bom parceiro nos dias que correm...
Todos os dias existem relatos de ataques de hackers até à PSN, à Sony Films, etc.... será que irão atacar a Mclaren se tal patrocionio for adiante?