F1 - 2017

FIA faz mudanças no regulamento de 2018 após adoção do Halo

Carros estarão mais pesados e testes de saída do cockpit ficarão menos rigorosos a partir do ano que vem

Após determinar a introdução da proteção de cockpit estilo Halo para a temporada de 2018 da F1, a FIA já pensa nas modificações adicionais que a novidade trará. A entidade já prepara alterações no regulamento técnico para o ano que vem para que os carros estejam adequados à peça.

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, o peso mínimo dos carros subirá de 728 para 733 kg. O Halo em si pesa mais de cinco quilos, mas o regulamento atual já havia levado em consideração que uma proteção de cockpit adicional seria utilizada – dos 26 kg que os carros ganharam de 2016 para 2017, 10 eram para a adição do Halo.
Além disso, a FIA ficará menos restrita nas normas de procedimento para que os competidores saiam dos carros. Hoje, cada piloto deve se mostrar apto a deixar o cockpit em 5s; para 2018, com o Halo, este tempo deverá subir para, pelo menos, 8s.

Por fim, a entidade determinou que o Halo que será utilizado pela F1 será uma versão 4 do dispositivo – até então, a categoria só havia feito testes em pista com a versão 2. Cada equipe poderá fazer pequenas modificações no topo da estrutura por fins aerodinâmicos.

motorsport

Versão 4 ?

É nestas alturas que eu acho que um James Hunt ou um Nigel Mansell fazem muita falta na F1...

Verstappen ignora queixas de Vettel, se espelha em Schumacher e avisa: “Você deve ser um estúpido na pista”

http://grandepremio.uol.com.br/f1/n...er-e-avisa-voce-deve-ser-um-estupido-na-pista

Que palhaço! Alguém que lhe acerte o passo!

Sou muito critico das manobras do Verstappen e da sua forma de estar em pista mas esta entrevista, ao contrário das reações que vejo, fazem-me olhar para ele de forma diferente. O rapaz além de ser rápido não é um fingido e assume frontalmente a sua forma de ver a competição o que é uma verdadeira novidade neste circo. Os demais "porquinhos", que existem e são dissimulados ficam para mim claramente a perder face a esta postura. Além do mais gostei de o ver reconhecer o piloto de excepção que é o Ricciardo, tantas vezes colocado atrás das 3 estrelas habituais.

De génio. Vem diminuir a segurança no caso de um piloto ficar retido no habitáculo que é um problema comum nos acidentes para prevenir acidentes que acontecem uma vez de 10 em 10 anos e que podem ser prevenidos, por exemplo, não metendo gruas ao pé de carros em ritmo de corrida.

20177271435278_Que%20estilo%20de%20Sebastian%20Vettel%20para%20chegar%20ao%20circuito%20de%20Budapeste_II.jpg

Comentário dos pilotos sobre o Halo na coletivo de hoje (27/07)

*Alonso* : " "Lembro-me de 50 anos atrás. A Fórmula 1 não tinha cintos de segurança. Hoje em dia, com as mídias sociais e todas essas coisas, as pessoas começariam a dizer que 'a Fórmula 1 deveria continuar sem cintos de segurança', porque os pilotos estão se movendo e esse é o DNA da Fórmula 1. Isso não é verdade.”
"Se houver um dispositivo que melhore a segurança, vamos colocá-lo e então vamos cuidar da estética no futuro".

*Hamilton* : "Foi difícil, porque quando eles nos contaram sobre isso, eles mencionaram que haveria uma melhoria de 17% em nossa segurança, e é difícil ignorar isso. Definitivamente, não parece bonito e nós sabemos disso. Do lado do piloto, isso não parece ótimo e o peso dos carros subiu.

"Eu não acho que isso vá mudar a opinião, mas acho que estamos nos movendo em direção a um cockpit fechado. Há ótimos conceitos online de cockpit fechado.”
"As coisas que aconteceram com os pilotos sendo atingidos na cabeça. Ainda somos vulneráveis. Nossa cabeça é a parte mais preciosa do corpo e está exposta. Então, o que fazemos sobre isso? Eu definitivamente não discuto contra isso."

*Kimi* : "Eu não acho que isso nos incomodará de maneira direta. Nós nem vamos notar. Eu acho que toda a conversa sobre isso - que prejudica a visão - é uma tolice. As pessoas que escrevem nunca dirigiram um carro de F1.”

"É puramente por segurança e acho que é uma coisa boa. Se pudermos evitar um acidente grave por causa disso, acho que é o preço a pagar com certeza."

*Vettel* : "Se você oferecesse isso a Justin Wilson há algum tempo, ele aceitaria. Ficaríamos felizes em aceitar para ajudar a salvar a sua vida. Não podemos voltar no tempo, mas sabendo que temos algo para nos ajudar em certos cenários, seria ignorante e estúpido ignorar."

Fonte: Motorsport

https://goo.gl/qJ2VGq
https://goo.gl/bME4h9

[TABLE="width: 537"]
[TR]
[TD="width: 64"]1[/TD]
[TD="width: 125"]Daniel Ricciardo[/TD]
[TD="width: 189"]RED BULL RACING TAG HEUER[/TD]
[TD="width: 64"]1:18.486[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2[/TD]
[TD]Kimi Räikkönen[/TD]
[TD]FERRARI[/TD]
[TD]+0.234s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]3[/TD]
[TD]Lewis Hamilton[/TD]
[TD]MERCEDES[/TD]
[TD]+0.372s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]4[/TD]
[TD]Max Verstappen[/TD]
[TD]RED BULL RACING TAG HEUER[/TD]
[TD]+0.676s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]5[/TD]
[TD]Valtteri Bottas[/TD]
[TD]MERCEDES[/TD]
[TD]+0.762s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]6[/TD]
[TD]Sebastian Vettel[/TD]
[TD]FERRARI[/TD]
[TD]+1.077s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]7[/TD]
[TD]Fernando Alonso[/TD]
[TD]MCLAREN HONDA[/TD]
[TD]+1.501s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]8[/TD]
[TD]Stoffel Vandoorne[/TD]
[TD]MCLAREN HONDA[/TD]
[TD]+1.519s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]9[/TD]
[TD]Nico Hulkenberg[/TD]
[TD]RENAULT[/TD]
[TD]+1.664s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]10[/TD]
[TD]Jolyon Palmer[/TD]
[TD]RENAULT[/TD]
[TD]+1.975s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]11[/TD]
[TD]Felipe Massa[/TD]
[TD]WILLIAMS MERCEDES[/TD]
[TD]+2.054s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]12[/TD]
[TD]Sergio Perez[/TD]
[TD]FORCE INDIA MERCEDES[/TD]
[TD]+2.088s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]13[/TD]
[TD]Daniil Kvyat[/TD]
[TD]TORO ROSSO[/TD]
[TD]+2.294s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]14[/TD]
[TD]Carlos Sainz[/TD]
[TD]TORO ROSSO[/TD]
[TD]+2.431s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]15[/TD]
[TD]Lance Stroll[/TD]
[TD]WILLIAMS MERCEDES[/TD]
[TD]+2.488s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]16[/TD]
[TD]Romain Grosjean[/TD]
[TD]HAAS FERRARI[/TD]
[TD]+2.827s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]17[/TD]
[TD]Alfonso Celis[/TD]
[TD]FORCE INDIA MERCEDES[/TD]
[TD]+3.116s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]18[/TD]
[TD]Marcus Ericsson[/TD]
[TD]SAUBER FERRARI[/TD]
[TD]+3.299s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]19[/TD]
[TD]Antonio Giovinazzi[/TD]
[TD]HAAS FERRARI[/TD]
[TD]+3.765s[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]20[/TD]
[TD]Pascal Wehrlein[/TD]
[TD]SAUBER FERRARI[/TD]
[TD]+4.004s[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Comentário dos pilotos sobre o Halo na coletivo de hoje (27/07)

*Alonso* : " "Lembro-me de 50 anos atrás. A Fórmula 1 não tinha cintos de segurança. Hoje em dia, com as mídias sociais e todas essas coisas, as pessoas começariam a dizer que 'a Fórmula 1 deveria continuar sem cintos de segurança', porque os pilotos estão se movendo e esse é o DNA da Fórmula 1. Isso não é verdade.”
"Se houver um dispositivo que melhore a segurança, vamos colocá-lo e então vamos cuidar da estética no futuro".

*Hamilton* : "Foi difícil, porque quando eles nos contaram sobre isso, eles mencionaram que haveria uma melhoria de 17% em nossa segurança, e é difícil ignorar isso. Definitivamente, não parece bonito e nós sabemos disso. Do lado do piloto, isso não parece ótimo e o peso dos carros subiu.

"Eu não acho que isso vá mudar a opinião, mas acho que estamos nos movendo em direção a um cockpit fechado. Há ótimos conceitos online de cockpit fechado.”
"As coisas que aconteceram com os pilotos sendo atingidos na cabeça. Ainda somos vulneráveis. Nossa cabeça é a parte mais preciosa do corpo e está exposta. Então, o que fazemos sobre isso? Eu definitivamente não discuto contra isso."

*Kimi* : "Eu não acho que isso nos incomodará de maneira direta. Nós nem vamos notar. Eu acho que toda a conversa sobre isso - que prejudica a visão - é uma tolice. As pessoas que escrevem nunca dirigiram um carro de F1.”

"É puramente por segurança e acho que é uma coisa boa. Se pudermos evitar um acidente grave por causa disso, acho que é o preço a pagar com certeza."

*Vettel* : "Se você oferecesse isso a Justin Wilson há algum tempo, ele aceitaria. Ficaríamos felizes em aceitar para ajudar a salvar a sua vida. Não podemos voltar no tempo, mas sabendo que temos algo para nos ajudar em certos cenários, seria ignorante e estúpido ignorar."

Fonte: Motorsport

https://goo.gl/qJ2VGq
https://goo.gl/bME4h9

Pois eu tenho muitas dúvidas de que o Halo salvasse o Justin Wilson, pois o objecto vem a cair exactamente em direcção ao topo do capacete, acho que é exactamente daqueles casos em que o Halo não vale de nada, tanto nesse caso como o do Massa há uns anos atrás.

Voltar
Superior