F1 - 2018

Ui o Williams!!! Revolução?
72b06ba392da0655a9ccbe8faff8e653.jpg

Vamos lá ver como se comporta na pista. Espero que faça esquecer estes últimos anos, e consiga acompanha um Rosinha.

Por isso é que vou dizer uma coisa aqui, neste tópico, contra o seu próprio propósito. O talento na F1 é uma treta. Nisso o futebol consegue ser mais justo. Olha o caso da tua terra! Devem de existir por aí diversos talentos a fazerem entregas de encomendas...
Sim concordo mas é difícil comparar. Podes comprar uma bola a qualquer miúdo e campos / becos / garagens existem em qualquer lado para treinar. Custo? Residual.

Kartódromos? Pistas? Poucas e de acesso limitado...

Mas, e imagino que falas do Ronaldo, se ele não tivesse tido o pulo de sair daqui e ir para uma boa escola em Alcochete...seria apenas mais um...

Por outro lado só um Kart imagina o investimento... Quantas equipas profissionais existem (com jogadores a ganhar de milhões a salário mínimo) ... quantos pilotos (de todas as categorias) profissionais existem?

É injusta a comparação. Acho que temos muitos exemplos portugueses de talentos que não chegaram à F1 e na mesma são / foram profissionais...

Se escolheres o golfe verás que a coisa já fica mais equilibrada. Quantos profissionais de golfe existem em Portugal? (Não sou expert na matéria mas acredito que muito poucos).

Percebi mal ou falaste na minha terra como exemplo no futebol ou no automobilismo? Se for em 4 rodas...ralis tudo bem (em asfalto) nas pistas existe um rapaz talentoso (Inclusive a nível nacional) mas não se pode dizer que a falta de dinheiro lhe tirou uma carreira na F1....ou sequer F2...

E não é por nada mas...e vamos ser sinceros deixando a bandeira de lado... Parente / Albuquerque / Barbosa / AFC ...(por dizer os mais sonantes) quantos deles tinham futuro na F1?

Isto já não é os 90 onde tínhamos pilotos às paletes...Couceiro / Gião / Lamy / Ni Amorim / Gonçalo Gomes / Diogo Castro Santos / P.M. Chaves ...etc etc etc...

Podemos falar da falta de dinheiro mas quando existe um GRANDE talento por lapidar (como o rapper / Max) as equipas estão de olho e "amarram" logo o piloto...

É como eu digo...tens o talento natural...nato...e aquele que é trabalhado...tudo envolve dinheiro mas quando falta o primeiro não existe dinheiro que dê para compensar. O Nico e o Ham são bons exemplos dispares...

Última edição:
quando o massa levou com a peça no capacete porque nao optaram logo por fazer alguns testes com os vidros?

foi preciso alguem morrer para meterem um ferro a frente dos olhos? neste momento de que mais se queixam os pilotos? problemas visibilidade do halo?

Mas o halo não impediria a morte do Jules.

Mas o Halo na teoria nem foi adoptado para casos desses, primeiro porque eles já tomaram as providências necessárias para aquele tipo de erro não voltar a acontecer, segundo porque o Halo foi projectado para situações de conjunto pneu/jante perdidas e contacto crítico com outros monolugares na zona do cockpit. Para pequenos objectos o Halo não serve por exemplo.

Talvez não, talvez sim ... Se aquilo aguenta com um autocarro sempre era mais uma barreira que estava ali entre a máquina e a cabeça do piloto.

O Jules não faleceu da pancada. Quando o carro se espetou contra a grua, o capacete dele não atingiu nada. O problema foi a desaceleração tão bruta que lhe destruiu o cérebro. O carro bateu com uma das partes mais rígidas (a entrada de ar acima da cabeça do piloto) na base da grua e por isso a energia não se dissipou pelo corpo do carro.

Isto foi o que eu percebi do acidente.

O Jules não faleceu da pancada. Quando o carro se espetou contra a grua, o capacete dele não atingiu nada. O problema foi a desaceleração tão bruta que lhe destruiu o cérebro. O carro bateu com uma das partes mais rígidas (a entrada de ar acima da cabeça do piloto) na base da grua e por isso a energia não se dissipou pelo corpo do carro.

Não sou homem de meter superstições nisto mas o Jules morreu porque tinha de morrer...tens paletes de acidentes e desacelerações por aí e nada acontece...e outros exemplos (vide Senna) que...num dia X... combinação de factores Y ....dá ...erda.

Nem halo nem falo nem talo...existem certos acidentes que são muito difíceis de proteger o piloto. Agora no caso do acidente da Villota no Marussia
..acho sim que o Halo teria feito a diferença...ela não morreu pelo acidente mas... digamos que "morreu" lá...

Massa? Tendo em conta a peça...e a velocidade...podia ter protegido / desviado para atingir outra parte do piloto (qual efeito poste na baliza) ou simplesmente ter falhado....

Acredito que a aposta nas células de segurança e na protecção passiva das pistas é importante....e aquela pontinha de sorte que falhou a muitos e sorriu a outros tantos... né Lauda?

F1 - 2018

Já eu tenho ideia q foi a desaceleração do capacete a bater na máquina.

E tanto assim foi q creio q não teve grandes lesões físicas no resto do corpo.

Já eu tenho ideia q foi a desaceleração do capacete a bater na máquina.

E tanto assim foi q creio q não teve grandes lesões físicas no resto do corpo.

Realmente o que eu tinha lido na altura apontava mesmo para o que o Krendam explicou. Supostamente ele nem chega a bater diretamente com a cabeça em nada, mas a desaceleração não amortecida do carro basicamente "estourou-lhe" o cérebro internamente.
E realmente ele nem teve mais lesões físicas, nem sequer na cabeça, exteriormente. Mas internamente o cérebro desfez-se.
Pelo menos fiquei com essa impressão pelo que li na altura

Realmente o que eu tinha lido na altura apontava mesmo para o que o Krendam explicou. Supostamente ele nem chega a bater diretamente com a cabeça em nada, mas a desaceleração não amortecida do carro basicamente "estourou-lhe" o cérebro internamente.
E realmente ele nem teve mais lesões físicas, nem sequer na cabeça, exteriormente. Mas internamente o cérebro desfez-se.
Pelo menos fiquei com essa impressão pelo que li na altura

"[FONT=&quot]The impact ripped the roll hoop from the Marussia and Bianchi’s helmet hit the lead-weighted rear of the crane directly. The helmet was not broken open but Bianchi was unconscious from that point forward. He was quickly extracated and taken to a local hospital where he immediately underwent emergency surgery to drain blood from around the brain.
[/FONT]
[FONT=&quot]The mechanism of injury again is a sudden deceleration injury which can cause injury in the brain [/FONT]"

Retirado daqui:

https://www.motorsport.com/f1/news/a-doctor-s-take-jules-bianchi-brain-injury/

[FONT=&quot]The car sustained at impact of 58G, but the force on Bianchi’s helmet was far greater. It was initially thought to have been 92G – measured through sensors in his earplugs – but fresh calculations have ascertained that the peak impact was nearly three times higher.

[/FONT]
http://www.telegraph.co.uk/formula-1/2016/02/16/horrific-new-details-on-formula-one-driver-jules-bianchis-tragic/

Obrigado Celsius, não me apeteceu andar à procura outra vez, até porque já tivemos esta discussão no tópico do ano passado, mas era realmente do meu entender que o capacete foi o primeiro elemento a absorver o impacto, naquele fatídico acidente. E sim, eu acho que um halo o poderia ter salvo, até porque defletia a energia, coisa que o capacete não faz (ou fá-lo muito muito limitadamente).

Última edição:
Voltar
Superior