Ao que parece são respostas a perguntas feitas por adeptos.
Parabéns pela fantástica época transacta, sem dúvida uma das mais regulares da história da Fórmula 1. Gostaria de perguntar ao Tiago Monteiro quando é que pode ingressar numa equipa mais forte? Toda a gente já deve ter visto que a sua regularidade não é em vão, ainda por cima num carro pouco competitivo? Desejo-lhe as maiores felicidades. (Fernando Correia)
Tiago Monterio -> Obrigado pela força que me têm dado. Infelizmente ainda é cedo para falar sobre o próximo ano. Espero que o resultado do trabalho que estamos a desenvolver com a empresa STellar Management dê resultados positivos no próximo ano.
Para além da Midland existiram propostas de outras equipas? Alguma que lhe desse perspectivas de um bom futuro na F1? Tanto o ano passado como este ano o Tiago tem sido melhor em termos competitivos que os seus companheiros de equipa, Albers e Kartikeyan. E ainda tem demonstrado uma regularidade enorme. Será o suficiente para que equipas de topo façam alguma proposta? (Arsénio Ferraz)
Tiago Monterio -> Tudo o que é trabalho positivo é importante para mostrar não só às outras equipas como aos patrocinadores. Acho que me tenho esforçado e dado sempre o máximo, mas por vezes tenho a corrida estragada por toques de outros pilotos. São factores que não consigo controlar e que fazem parte da Formula 1. Acho que as equipas da frente viram o que sou capaz de fazer. Agora são questões de management e de interesses comerciais.
Tiago Monterio -> Não é fácil chegar à Formula 1 e é ainda mais difícil ter mais do que um piloto português neste patamar. Mas seria muito bom para o nosso país. Vamos esperar para termos notícias mais concretas. O que é certo é que todos os anos muda tudo. Basta ter um ano mau ou bom e as perspectivas passam a ser outras. O Álvaro tem potencial para chegar a Fórmula 1, agora basta que as equipas reconheçam esse valor. Para isso, tem que ganhar provas a nível internacional. Falta muito tempo para 2008 e não vale a pena colocá-lo sobre pressão. Quanto ao próximo ano estamos em contacto com quatro equipas.
Tiago Monterio -> Com um carro competitivo e com a mesma experiência que eles, não tenho dúvidas que posso andar a discutir as posições cimeiras. Isso já aconteceu noutras disciplinas onde os carros eram idênticos. Sobre a ausência de Portugal do calendário da F1, eu sou certamente a pessoa que mais gostava que o campeonato passasse pelo nosso país: Facilitaria tudo e seria um imenso prazer pessoal correr para os meus fãs que me têm apoiado tanto.
Tiago Monterio -> O Fernando é um excelente piloto que veio para a F1 muito bem preparado depois de fazer muitos quilómetros como piloto de testes. Gostaria de poder alcançar alguns dos objectivos que o Fernando já atingiu. Mas para isso, teria que estar na equipa certa. Claro que todos nós queremos ser campeões do mundo, mas sabemos isso somente é possível na F1 tendo o carro certo.
Antes de mais gostaria de dizer que sou fã do Tiago Monteiro desde os tempos em que ele correu pela primeira vez em Portugal, no Autódromo do Estoril (Formula Renault Campus). Gostaria de perguntar se com a compra da Midland pela LostBoys, principal patrocinador de Albers, aliada ao facto de as relações entre os dois pilotos não serem as melhores, compromete um lugar na equipa para 2007? Quais as perspectivas para 2007. (Pedro Macedo)
Tiago Monterio -> Ainda é prematuro falar sobre 2007. A equipa tem evoluído muito nas últimas corridas, mas não é possível fazer milagres. Quanto ao próximo ano e quanto às possíveis aquisições da equipa, vamos esperar para ver o que dá.
Tendo como base financeira um "magnata do petróleo", como se pode explicar a fraca performance da equipa? É do motor? No final da época passada a "Gap" entre as equipas do pelotão da frente parecia diminuir de corrida para corrida… (Joana Ribeiro)
Tiago Monterio -> São muitos os factores que influenciam um resultado. Acho que a equipa tem evoluído, mas na F1 as coisas não acontecem de um dia para o outro. Este ano a diferença para a Pole também tem diminuído e muito mais do que no ano passado Apesar de termos mais estabilidade financeira, continuamos com o orçamento mais pequeno da F1...
Tiago, gostava de saber se a Fórmula 1 é um desporto para quem tem dinheiro para investir? Eu tenho a ideia de que é um desporto para ricos. Assim, gostava de saber se o Tiago tivesse mais dinheiro poderia estar numa escuderia para lutar pelo título mundial de pilotos ou, se no inverso, admite existirem pessoas em Portugal com mais aptidões que o Tiago para a modalidade mas sem dinheiro para investir? (Alexandre Gomes)
Tiago Monterio -> As equipas são cada vez mais independentes. Claro que acho que devem investir na minha carreira. Não se tem arrependido quem o tem feito até agora. Há muitos jovens portugueses que prometem um bom futuro, mas neste desporto há muitas coisas que influenciam as prestações dos pilotos. O factor principal é estar na equipa certa no ano certo, por exemplo. De certeza que há outros talentos portugueses, que infelizmente não vão chegar a F1. É uma questão de trabalho, de esforço, de risco, de oportunidades e de também de sorte. A maior parte dos pilotos só começa a ganhar dinheiro quando chega à F1... e nem todos podem dizer isso. Mas é um risco que corremos pela nossa paixão. É por essa razão que estou na F1: pela paixão. Se de repente começar a ganhar dinheiro seria ainda melhor.