Facilitem, por favor

manucas

New member
Decidi criar este tópico na saída de uma noite de trabalho desgastante e cansativa, portanto se fôr um bocado bronco, peço desde já desculpa.
O que peço encarecidamente a todos os foristas e sei que 90% deles já o deverão saber (o os q não sabem, não estão desculpados, pq o facto de poderem ter carta à anos não os desresponsabiliza de não se manterem actualizados em relação ao código da estrada)é que:

Quando ouvem uma viatura de emergência na vossa rectaguarda, seja numa via de 2 ou mais faixas de rodagem, afastem-se para a berma para q os veiculos de emergencia possam passar no centro das faixas de rodagem. Está no código da estrada esta regra e se virem alguma ambulância a circular na berma está errado, pq devem circular sempre no centro da via (caso de vias c 2 sentidos) ou no centro das faixas (no caso de várias faixas mesmo sentido). Esta noite ia tendo vários acidentes, à custa de pessoal q não olha para os espelhos e mal ouvem uma sirene, toca a chegarem-se para o centro, para deixar a malta da urgência passar pela berma.

Ainda ontem passei por uma situação dessas, eu era o último da fila, a ambulância vinha atrás, não fui para a berma porque se fosse a ambulância não passava(ficavam as vias e a berma impedidas) uma vez que todos os carros à minha frente "não se arrumavam"... a ambulância passou pela berma[|)]

Por acaso não sabia[:0]:(

Na escola da condução nunca me ensinaram nada disso[xx(]

Eu normalmente olho pro espelho para ver de onde vem a ambulancia e desvio me para o lado contrário

ar156ob4.gif

Por acaso desconhecia essa regra... mas pensando bem sempre me arrumei para a berma.

Costumo estar bastante atento a essas situacoes, talvez por ter estudado ao pe do hospital de s joao e isso acontecer a todo o momento.

Qd é uma viatura de urgencia faço todas a macacadas possíveis para deixar passar, mas qd são os batedores da policia q quererem q os carros afastem para passar os popos dos deputados e enfins eu SÓ encosto à berma mais lentamente possivel e NEM PENSO em subir na berma, senão ainda estragam e empenam os meus BF GOODRICH 33 e pode estragar as minhas suspensão OME do meu Patrol GR.
Só espero é ter atrasado às reuniões deles :D:D:D

citação:Originalmente colocada por manucas

Decidi criar este tópico na saída de uma noite de trabalho desgastante e cansativa, portanto se fôr um bocado bronco, peço desde já desculpa.
O que peço encarecidamente a todos os foristas e sei que 90% deles já o deverão saber (o os q não sabem, não estão desculpados, pq o facto de poderem ter carta à anos não os desresponsabiliza de não se manterem actualizados em relação ao código da estrada)é que:

Quando ouvem uma viatura de emergência na vossa rectaguarda, seja numa via de 2 ou mais faixas de rodagem, afastem-se para a berma para q os veiculos de emergencia possam passar no centro das faixas de rodagem. Está no código da estrada esta regra e se virem alguma ambulância a circular na berma está errado, pq devem circular sempre no centro da via (caso de vias c 2 sentidos) ou no centro das faixas (no caso de várias faixas mesmo sentido). Esta noite ia tendo vários acidentes, à custa de pessoal q não olha para os espelhos e mal ouvem uma sirene, toca a chegarem-se para o centro, para deixar a malta da urgência passar pela berma.

Isto é algo que todos nós deviamos aprender nas escolas de condução... infelizmente, não é isso que acontece... mas basta ter um pouco de senso comum e facilitarmos a vida aos nossos socorristas, porque todos os segundos são importantes quando se trata de salvar vidas humanas...

PS: vejo que conduzes veiculos de emergência médica... posso perguntar o que é necessário para o fazer? Como é que alguém entra nessa profissão?

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

Qd é uma viatura de urgencia faço todas a macacadas possíveis para deixar passar, mas qd são os batedores da policia q quererem q os carros afastem para passar os popos dos deputados e enfins eu SÓ encosto à berma mais lentamente possivel e NEM PENSO em subir na berma, senão ainda estragam e empenam os meus BF GOODRICH 33 e pode estragar as minhas suspensão OME do meu Patrol GR.
Só espero é ter atrasado às reuniões deles :D:D:D

[}:)][}:)][}:)]

Nessas alturas é que era bom ter um pequeno problema mecânico que imobilizasse o carro em plena via... :D

Entre o que está no C.E. e o que acontece vai uma grande diferença. Se o veiculo em situação de emergência vem pela berma (por qualquer que seja o motivo) o pessoal não se vai pôr à frente dele porque o C.E. diz que ele tem que passar é pelo meio. Eu pessoalmente tento ver por onde vem o veículo e ajo de acordo com a situação mas por acaso das rarissimas vezes em que me vi nessa situação até foi para a berma que me cheguei.

citação:Originalmente colocada por ClioII

Gente, no caso de fila numa AUTO-ESTRADA é mesmo a BERMA que deverá ficar livre para veículos em marcha de urgência.
Isso no caso de uma berma de emergência q permita uma boa circulação e mesmo assim, as directivas são para se usar o espaço central, excepto qd não houver hipotese, pela congestão de trafego, de os veiculos se afastarem em Y

Isto é algo que todos nós deviamos aprender nas escolas de condução... infelizmente, não é isso que acontece... mas basta ter um pouco de senso comum e facilitarmos a vida aos nossos socorristas, porque todos os segundos são importantes quando se trata de salvar vidas humanas...

PS: vejo que conduzes veiculos de emergência médica... posso perguntar o que é necessário para o fazer? Como é que alguém entra nessa profissão?
[/quote]
Bem, parto do principio q perguntas em relação ao Inem pq para conduzir ambulâncias medicalizadas das inumeras empresas privadas q para aí existem, é mais facil, dependendo da licença q as empresas tem para transportar que tipo de doentes. Nesse caso, sendo motorista (e não necessariamente socorrista, apesar de ultimamente se estar a dar formação para desempenharem o mesmo papel) basta candidatares-te a uma dessas empresas e teres carta de condução. Posteriormente fazes um curso especifico e já está.

No Inem é bastante + complicado. Para além de teres q ter um curso da área da saúde (médico ou enfermeiro, sendo q são exclusivamente os enfermeiros q conduzem)tens q fazer um curso de condução defensiva, entre outros, bastante rigoroso, com alta taxa de reprovação, digo já (é só ver a quantidade de ases do volante q chegam ao fim sem entender como diabo reprovam, como se o segredo fosse acelerar a fundo e desviar-se dos obstáculos...) e seres sujeito a um periodo de estágio.

Ultimamente existem tb técnicos auxiliares de emergência (já devem ter visto pessoal do Inem de motoreta, não?) q é um curso bem interessante, para quem se achar interessado e capacitado. Espero ter esclarecido...

Por acaso, falando em escolas de condução... penso que perto de 70% das mesmas não fala nisso, e as que falam apenas mencionam que se devem afastar sem identificar qual será a melhor maneira do o fazer...enfim escolas à tuga.

Por vezes dá até raiva, a ambulância a apitar e o Sr otário distraido nem liga, nessas ocasiões da vontade de puxar pela basuca e enfiar-lhes um morteiro no carro[8]

Na auto-estrada é na berna que os veiculos de emergencia devem passar!

Pelo menos é o que está no Codigo da Estrada...

Mas mesmo que não seja na AE, se a ambulancia vier pela berma, nós vamo-nos por a frente dela por causa do código? Por amor de Deus.. Nessas situaçoes caguei completamente no codigo da estrada, vejo por onde ela vem e facilito-lhe a passagem seja pela berma, seja pelo passeio, seja meter-me dentro de uma valeta :X

Voltar
Superior