Faculdades, Politécnicos e Equivalências...

OffGirl

New member
Pois é, o título diz tudo...

Alguém que já tenha pedido equivalência de disciplinas (diz que agora é tudo em créditos) de um instituto politécnico (escola superior), para uma Faculdade?

Vou iniciar um novo Ciclo de estudos, e queria pedir equivalências de disciplinas da licenciatura, mas parece-me que sai mais caro o pedido de equivalência do que a propina...

Alguém teve esta experiência e que possa partilhar?

Obrigada pela vossa atenção!

Conheço quem tenha feito. Não me lembro dos números exactos mas fiquei com a ideia que fica caro, são normalmente umas dezenas de euros por cadeira e fica à discrição da escola fazer o preço que quiser. Para além disso tu é que tens que ter o trabalho de ir à tua antiga escola pedir o plano de estudos da cadeira feita (que se a cadeira sofreu alterações podes já nem conseguir arranjar), entregar na escola onde te queres matricular para analisarem, e no fim podem decidir que não te dão equivalência por um pintelho qualquer (pagas na mesma). E claro repetir o processo para todas as cadeiras a que queiras pedir equivalência.

É daquelas coisas que funciona na teoria. Na prática só funciona bem se for para mudar de curso dentro da mesma escola.

Last edited:
Há uns anos, pedi de um politécnico (licenciatura) e de uma faculdade (mestrado), para ingressar noutro politécnico (licenciatura).

No politécnico onde quis ingressar paguei cerca de 150€ pelo "Plano de Estudos" e demoraram cerca de 4 meses a responder. Tive 6 equivalências...

O pedido das certidões de programas foram rápidos, baratos e não tive de me deslocar a nenhuma das escolas para o fazer [;)]

É daquelas coisas que funciona na teoria. Na prática só funciona bem se for para mudar de curso dentro da mesma escola.

Pois, ainda por cima aqui trata-se de politécnico (muito mais prático) para Faculdade (muito mais teórico...)

Há uns anos, pedi de um politécnico (licenciatura) e de uma faculdade (mestrado), para ingressar noutro politécnico (licenciatura).

No politécnico onde quis ingressar paguei cerca de 150€ pelo "Plano de Estudos" e demoraram cerca de 4 meses a responder. Tive 6 equivalências...

O pedido das certidões de programas foram rápidos, baratos e não tive de me deslocar a nenhuma das escolas para o fazer [;)]

E poupaste na propina?

Pois é, o título diz tudo...

Alguém que já tenha pedido equivalência de disciplinas (diz que agora é tudo em créditos) de um instituto politécnico (escola superior), para uma Faculdade?

Vou iniciar um novo Ciclo de estudos, e queria pedir equivalências de disciplinas da licenciatura, mas parece-me que sai mais caro o pedido de equivalência do que a propina...

Alguém teve esta experiência e que possa partilhar?

Obrigada pela vossa atenção!

Não conheces ninguém de anos anteriores que tenha feito o mesmo processo que tu, que envolva as mesmas instituições?

É que isso é um processo realmente díspar, por isso deves ouvir respostas muito diferentes aqui, e não tiras conclusão nenhuma. Compreendo que não queiras dizer aqui mais pormenores sobre as instituições, mas já contactaste a instituição de ensino em que queres ingressar?

Deixa-me ver se compreendo bem. Terminaste o ciclo da Licenciatura e queres ingressar num Mestrado noutra instituição diferente, é isso?

E poupaste na propina?

Acho que não paguei o correspondente a algumas delas, excepto aquelas do 1ª semestre em que ainda aguardava decisão e que optei por me matricular.

Se bem me lembro, monetariamente não me compensou, mas sempre foram menos umas cadeiras que tive que fazer.

PS: Na realidade de pouco valeu porque não acabei essa licenciatura. [s)]

De valores não te posso ajudar. Mas tem atenção ás equivalências.
Conheço um caso de perto que estudava num politecnico, e foi fazer uma cadeira fora a um instituto superior, com a UC com o mesmo programa, e que não havia problema na equivalência. Chegou-se á hora da verdade, implicaram com as horas previstas da UC. Teve de fazer um teste oral de 30min com 3 juris, em que fizeram perguntas de toda a licenciatura, e não ficou aprovada.

Não conheces ninguém de anos anteriores que tenha feito o mesmo processo que tu, que envolva as mesmas instituições?

É que isso é um processo realmente díspar, por isso deves ouvir respostas muito diferentes aqui, e não tiras conclusão nenhuma. Compreendo que não queiras dizer aqui mais pormenores sobre as instituições, mas já contactaste a instituição de ensino em que queres ingressar?

Não conheço ninguém que tenha feito o mesmo porque o Mestrado é muito específico... E porque terminei o curso há seis anos...
Começo a perceber que sim, as respostas são realmente dispares.
A instituição de ensino superior na qual quero ingressar é famosa por dar muito poucas equivalências, inclusivé de Faculdade para Faculdade...

Acho que não paguei o correspondente a algumas delas, excepto aquelas do 1ª semestre em que ainda aguardava decisão e que optei por me matricular. (1)

Se bem me lembro, monetariamente não me compensou, mas sempre foram menos umas cadeiras que tive que fazer.

PS: Na realidade de pouco valeu porque não acabei essa licenciatura. [s)]

Pois, eu vou pedir apoio social e também não sei até que ponto não vou perder dinheiro... Olha que me pedem 200 euros por disciplina, ou assim?!? é que salvo erro, para aquela Fac, eu vi 22 euros o CREDITO!!! é possível??
E nada me garante a equivalência...

Pois, eu vou pedir apoio social e também não sei até que ponto não vou perder dinheiro... Olha que me pedem 200 euros por disciplina, ou assim?!? é que salvo erro, para aquela Fac, eu vi 22 euros o CREDITO!!! é possível??
E nada me garante a equivalência...

Supostamente esse valor só é pago relativamente às disciplinas a que te dão equivalência.

Já tive que pagar esse tipo de equivalências mas foi numa instituição privada (de vão de escada). No Politécnico a que me referi não tive que pagar nada além do denominado "plano de estudos".

Supostamente esse valor só é pago relativamente às disciplinas a que te dão equivalência.

Já tive que pagar esse tipo de equivalências mas foi numa instituição privada (de vão de escada). No Politécnico a que me referi não tive que pagar nada além do denominado "plano de estudos".

Então isso quer dizer que só pagas as equivalencias que conseguires? é isso?

Cada escola é uma escola. Tens mesmo de que te informar. E as equivalências às vezes parecem ser dadas por uma roleta...

Então isso quer dizer que só pagas as equivalencias que conseguires? é isso?

Comigo foi assim. Mas é algo que facilmente esclareces junto da instituição onde te pretendes inscrever. Excepto se for em Coimbra (FCTUC), em que é preciso quase haver um alinhamento dos planetas do sistema solar para te atenderem um telefone [8b]

Eu nem sabia que no público se tinha essa prática, pensava que era apenas no privado.

Tu não pedes equivalência à disciplina X. Tu entregas os conteúdos programáticos das formações que fizeste e depois na instituição é que te dizem a que disciplinas é que te dão equivalência. Do que sei, para teres equivalência, os programas das disciplinas necessitam de ser, pelo menos, 70% idênticos.

Obviamente que tudo isto depende de quem analisa... [;)]

Não sei se compensa o trabalho que dá para os frutos que vou ter... Ainda por cima trabalho, pelo que a disponibilidade não é a mesma...
Para além disso, tanto tempo afastada das salas de aula, talvez não seja mau de todo frequentar as aulas.

As inscrições também só começam em Agosto... Este processo costuma demorar muito tempo? Já li quatro meses...

Boas. Vou aproveitar este topico já parado para tirar uma duvida.

Candidatei-me a 2 universidades pelo regime de concursos especiais.
Só que agora tenho um problema entrei numa universidade mas, eu queria ir para a outra que ainda não saíu os resultados, que só vao sair dia 15. Onde entrei tenho de fazer a matricula até dia 12.

Dá para atrasar a realização da matricula onde entrei, caso não entre na outra?
Que outro tipo de possibilidades eu tenho?

Back