Pior que isso é o pessoal que não se sabe o que são faixas de aceleração e as utiliza para parar a viatura, e olhar pelos espelhos à espera que não venha ninguém na faixa mais à esquerda para depois arrancar e se meter.
Isto é muito perigoso. Já ia tendo um acidente assim. Vou eu descontraídamente a entrar numa faixa de aceleração, a começar a acelerar, quando me apercebo que está um carro parado mesmo no inicio desta faixa. Foi por um pouco. Fiquei irritadíssimo...[8][8][8]
Bem, lá venho eu desenterrar um tópico com 3 anos mas precisamente acerca duma situação que parece não ter sido discutida ainda.
Nos casos em que a via de aceleração é também uma via de desaceleração como os trevos e há muito (mas mesmo muito) tráfego como me aconteceu hoje, o que é que fazem?
a) Aceleram à bruta para a via principal e metem a frente entre dois carros na esperança que o da frente acelere e o de trás abrande;
b) Continuam em frente e à falta de oportunidade voltam para a via de desaceleração tendo que dar uma volta enorme para entrar novamente naquela estrada;
c) Já que está marcado no chão o triângulo invertido de cedência de passagem mas não surgiu oportunidade para entrar acabam por parar onde se encontra esse sinal permitindo que os veículos que vêm na via principal possam usar a via de desaceleração; Assim que surgir oportunidade aceleram e entram.
Hoje aconteceu-me isso mesmo.. acabei por parar.. Um carro atrás de mim viu-me parado e pôs-se a fazer sinais de luzes mas o que é que eu ia fazer? Vinham carros aos montes, ia-me meter?
Geralmente se não me consigo meter em segurança paro onde está o sinal. A faixa é para acelerar até se atinigir uma velocidade segura para entrar na via principal mas quando há muito tráfego não encontro forma de contornar isso.
Quando não estamos em trevos o que é mais correcto, parar no sinal de cedência de passagem? Seguir por fora da guia não me parece correcto apesar de ver imensa gente a fazer isso.
Atenção que esta questão aplica-se apenas a casos de muito tráfego em que durante algum tempo vêm carros sempre à mesma distância uns dos outros. Distância essa que não é segura para entrarmos.
No caso de hoje a via principal tinha apenas uma faixa para cada sentido pelo que quem circulava na faixa onde eu pretendia entrar não podia passar para a da esquerda.
Aguardo pelas vossas opiniões, tenho alguma curiosidade