Falar inglês e português

compreendo os estrangeiros que tentam falar a nossa língua. engasgam-se todos e os verbos tb nao sao fáceis.

mas se fosse checo ou finlandes era bem pior e isso eles nao sabem nem se lembram!

ao menos dá cultura geral e pode fazer jeito falar ao menos ingles e espanhol ou italiano, alemao ou frances. ou entao russo ou ucraniano. ou um pouco de todas, como é o meu caso. nem que seja pra dizer olá, cmo sei em checo e noruegues ou mesmo zulu, por exemplo.

citação:Originalmente colocada por Peacelove

Prefiro ter que saber inglês para comunicar com pessoas de todo o mundo,do que chinês ou japonês..

primeiro os chineses na sua maioria falam mandarim não chinês.Na china as duas línguas oficiais são mandarim e cantonês,depois ainda têm mais uns dialectos locais;)

Eu caso fosse possível preferia saber todas as línguas do mundo, assim ficava sempre desenrascado fosse onde fosse[:p]

bem o inglês é a "lingua oficial mundial" logo tu tens que falar ingles, mas eles nao tem que falar portugues... mas tu só ves a coisa no lado negativo... o positivo é que chegas a qualquer país, e falas ingles... nem no ghana tens problemas...

Eu só sei falar (fluentemente) 3 línguas: o português, o espanhol e o inglês.

E a verdade é que, com esse léxico, me tenho desenrascado pelo Mundo fora.

Ao invés de criticar aqueles que não falam a nossa língua, eu procuro, isso sim, aprender novas línguas.

Só me falta é alguma força de vontade para ir tirar um curso livre de Árabe aqui na universidade...

O futuro está em falar mais línguas, e não que os outros falem a nossa (até porque, sejamos sinceros, a sua utilidade a nível global é insignificante).

Acho q voces n querem, ou n estão a perceber o sentido do tópico.
Eu dou um exemplo q acho interessante, para realçar o q acho seja uma das intenções do tópico.

Cmo já disse noutros tópicos, trabalho na petrolifera nacional, num curso a q assisti, sobre a indústria,
um sr. da maior petrolifera espanhola, fez uma apresentação de 3 horas em espanhol, ainda por cima bastante cerrado, e a falar mto depressa. E no fim entrega um resumo, tbem em espanhol. O sr. é uma pessoa mto respeitada no meio, e a sua apresentação era de grande valor.
Mas aqui o vosso ainda novo, e por isso inconsciente Eng.º, vira-se no fim e diz qdo nos perguntam se houve alguma falha ou csa q pudesse ser melhorada: "Eu qto à apresentação ainda tolero o espanhol, mas acho q entregar material escrito sem ser em português é q já é roçar a falta de respeito". E perguntoainda, pq seide amgos q lá trabalham, e q já me contaram: se um português fosse a Espanha À sua empresa, fazer uma apresentação em português, o Sr. ficava lá a ouvi-lo?

Na União Europeia os trabalhadores seleccionados têm que falar e escrever fluentemente mais 2 línguas, para além da língua mãe!
Não é por acaso que o EUROSTAT já advertiu Portugal para a necessidade de incrementar o estudo de línguas estrangeiras, à séria, desde o 1º ciclo.
Actualmente, para cargos técnicos por concurso europeu, Portugal continua infelizmente na pior posição da União actual, a 25 Estados-membros.

Sem Inglês em primeiro lugar; e depois Francês, Espanhol ou Alemão, como segunda opção, aqui ninguém se safa!

O Espanhol está a ter forte pujança internacional, prevendo-se que suplante o francês que está em franca decadência no resto do mundo.

citação:Originalmente colocada por lamborghini_

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por lamborghini_
Se algum dia um inglês vier ter comigo e me perguntar que horas são em inglÊs, respondo em portuguÊs. Se não perceber, paciência. Ajudei e não fui mal educado.

Se fizeres isso estás a ser extremamente mal educado com essa pessoa, uma vez que tens a capacidade para comunicar com ela mas escolhes desprezar o seu pedido e ainda por cima gozas com a cara dessa pessoa.

Se algum dia me perguntares as horas em português num sítio no estrangeiro respondo-te noutra lingua qualquer só pelo gozo de te lixar a vida e ver como reages. [:p][:p]

POis...pena eu ter sempre relogio.

Basta estares perdido fora de portugal e pedires indicações.. ;)

Sinceramente nao sei o que "ganhas" em agir dessa maneira.. mas enfim..

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Acho q voces n querem, ou n estão a perceber o sentido do tópico.
Eu dou um exemplo q acho interessante, para realçar o q acho seja uma das intenções do tópico.

Cmo já disse noutros tópicos, trabalho na petrolifera nacional, num curso a q assisti, sobre a indústria,
um sr. da maior petrolifera espanhola, fez uma apresentação de 3 horas em espanhol, ainda por cima bastante cerrado, e a falar mto depressa. E no fim entrega um resumo, tbem em espanhol. O sr. é uma pessoa mto respeitada no meio, e a sua apresentação era de grande valor.
Mas aqui o vosso ainda novo, e por isso inconsciente Eng.º, vira-se no fim e diz qdo nos perguntam se houve alguma falha ou csa q pudesse ser melhorada: "Eu qto à apresentação ainda tolero o espanhol, mas acho q entregar material escrito sem ser em português é q já é roçar a falta de respeito". E perguntoainda, pq seide amgos q lá trabalham, e q já me contaram: se um português fosse a Espanha À sua empresa, fazer uma apresentação em português, o Sr. ficava lá a ouvi-lo?

Será assim tão difícil perceber que os Espanhóis NÃO ENTENDEM o Português? Bolas já enumerei diversas razões aqui, fiquem lá com a vossa Ignorância e a achar que eles são arrogantes e não falam porque não querem. Que visão tão simplista e pacóvia!!
Lido com centenas de Espanhóis todos os dias e efectivamente NÃO ENTENDEM Português (na sua grande maioria) e têm extrema dificuldade em pronunciar algumas palavras. Por exemplo ainda não encontrei um único Espanhol que seja capaz de pronunciar o meu nome.. que é uma coisa tão simples como Gil :)

É absolutamente verdade que os espanhois têm imensa dificuldade com outras línguas e não só com o Português. Acreditem que eu conheci espanhois que se esforçavam genuinamente e não conseguiam. Os franceses são outros que tais. Prefiro, com espanhois, tentar falar espanhol o melhor possível do que o Inglês. Acreditem, é frustrante ouvi-los a falar Inglês.
Eu não tenho tido problemas porque falo e escrevo Inglês fluentemente, Francês (um pouco menos) e entendo-me e expresso-me razoavelmente em Espanhol. Sempre que posso, gosto de comunicar noutras línguas e, como já foi dito e é verdade, somos admirados pela capacidade de aprendizagem de outras línguas.
Para mim é também uma questão de cultura geral. Gostaria muito de aprender a falar Alemão, mas é uma língua muito difícil e neste momento não tenho disponibilidade (apesar de a minha esposa ser professora de Alemão).
Para a semana vou a França e vou aproveitar para desenferrujar um pouco o meu Francês, que não uso regularmente há 5 anos.
Quando se tratam de países dos quais não sei a língua, a solução é sempre o Inglês.

citação:Originalmente colocada por Lukin

Só me falta é alguma força de vontade para ir tirar um curso livre de Árabe aqui na universidade...

Disso só precisas de saber que caso ouças "alahhhh akbaaahr" tens que te abaixar rapidamente! [}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Garrett

Lido com centenas de Espanhóis todos os dias e efectivamente NÃO ENTENDEM Português (na sua grande maioria) e têm extrema dificuldade em pronunciar algumas palavras. Por exemplo ainda não encontrei um único Espanhol que seja capaz de pronunciar o meu nome.. que é uma coisa tão simples como Gil :)

Pois.. o mais parecido que sai com o teu nome é Ril ;)

De resto confirmo o que aqui dizes

citação:Originalmente colocada por prius

Na União Europeia os trabalhadores seleccionados têm que falar e escrever fluentemente mais 2 línguas, para além da língua mãe!
Não é por acaso que o EUROSTAT já advertiu Portugal para a necessidade de incrementar o estudo de línguas estrangeiras, à séria, desde o 1º ciclo.
Actualmente, para cargos técnicos por concurso europeu, Portugal continua infelizmente na pior posição da União actual, a 25 Estados-membros.

Sem Inglês em primeiro lugar; e depois Francês, Espanhol ou Alemão, como segunda opção, aqui ninguém se safa!

O Espanhol está a ter forte pujança internacional, prevendo-se que suplante o francês que está em franca decadência no resto do mundo.

Nada disso, o que interessa é o orgulho de responder e falar sempre em Português. [}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por MariaR

tive alguns colegas brasileiros a estudar comigo em salamanca e ás vezes quando eu falava muito rápido ficavam perdidos na conversa. eh eh eh

E tu não ficavas? Eu já ouvi brasileiros em Espanha que eram mais facilmente percebidos pelos espanhois do que por nós. Eh! pá, falavam mesmo mal o português.[:0] Em contrapartida o inglês e o espanhol muito bem (com sotaque, claro).

Exacto, por causa disto:

É muito simples: nós "engolimos" as vogais. Se for um brasileiro a falar Português, com aquela pronúncia de vogais bem abertas e acentuadas, eles já entendem. :)

A dificuldade da nossa língua nasce logo na fonética, nós utilizamos sons que são complicados de pronunciar.

O lhe o nhe são alguns exemplos de sons difíceis aos outros povos de pronunciar. Para os espanhóis é um bicho de sete cabeças dizer um lhe.

Estou, por acaso a ouvir uma música do George Michael a qual que ele canta em Português (Brasileiro), chama-se Desafinado, e é possível compreender que a sua dificuldade na pronúncia está nos sons mais complicados, como por exemplo o simples termo "ingratidão", o "gr" o "â" e o "ão" simplesmente saem mal... ele não os consegue pronunciar.

Voltar
Superior