Falta de Civismo

rubenvalente

New member
Boas, o que venho aqui relatar é a falta de civismo e estupidez da maioria dos condutores e pessoas Portuguesas. :/
Ora já não é a primeira vez que eu vou descansadinho e devagar ai na casa dos 20 km/h aqui numas ruas em calçada de Coimbra, ora como se compreende este piso que eu to a falar não é propicio a grandes acelerações, no entanto existe sempre alguém que não entende esta situação e começa a resmungar, eu não suporto esta falta de compreensão.
Hoje aconteceu-me de novo uma situação destas, vinha descansado e há um individuo que não tem paciencia para esperar e começa a barafustar, eu faço-lhe sinal para passar por cima já ligeiramente chateado com a atitude do individuo, ele começa a acelerar e quase me bate no carro!!!
Eu abrando e do vidro disse-lhe o seguinte: - Olhe qual é o seu problema, se o Senhor não gosta do seu carro eu não tenho culpa, eu quero estimar o meu, não disse uma única asneira e o individuo insultou-me, eu parei e ele veio ter comigo e disse que eu tinha que aprender a não ser bruto e que estava marcado, isto quase agredindo-me, e eu sem o ter insultado e a falar calmamente que sou uma pessoa muito calma a falar para os outros.
Agora claro se aparecer alguma ***** no carro já sei quem foi :/
Depois são os jovens que fazem porcaria, eu vinha a cuidar da mecanica do automovél, vinha devagar também porque é uma zona onde estão sempre a sair estudantes da faculdade de Psicologia, e aquele senhor na casa dos 40s quase me bate e nem sequer consegue falar, o máximo que faz é uma ameaça cobarde... Que falta de atitude.

É o chamado "portuguesinho moderno"... Admito que por vezes chateia-me ter pessoal à minha frente (principalmente ao domingo de tarde), a andar a 30Km/h, quando eu tenho alguma pressa de ir pra casa almoçar depois do trabalho (sim, trabalho aos domingos de manhã). Isso também é um bocado falta de civismo, não acham?

Andar a passear a uma velocidade muito abaixo do limite, numa boa estrada, mas que é dificil fazer ultrapassagens...?

Eu ir com presa ou já atrasado e ir atraz de uma abecula a 20/h é claro que fico xateado[8b] [8b] [8b] nem sou acelera nenhum,,,mas a estrada livre e andar a 20 /h é um abuso.

É o chamado "portuguesinho moderno"... Admito que por vezes chateia-me ter pessoal à minha frente (principalmente ao domingo de tarde), a andar a 30Km/h, quando eu tenho alguma pressa de ir pra casa almoçar depois do trabalho (sim, trabalho aos domingos de manhã). Isso também é um bocado falta de civismo, não acham?

Andar a passear a uma velocidade muito abaixo do limite, numa boa estrada, mas que é dificil fazer ultrapassagens...?

Boas, isso também é falta de civismo, de facto é, eu muitas vezes quando vou devagarinho a poupar e na relax, não é a 30km/h mas mesmo que seja um pouco menos eu até tenho o costume de ligar o pisca da direita quando posso e deixar passar alguém que demonstra querer passar.
Neste caso que é uma rua estreita e toda em calçada já com defeitos eu não tenho essa hipotese de encostar em todo o sitio, e foi este o caso, mas no entanto há sempre alguém que não o percebe, o pior é que nem sabem falar, partem logo para a violencia qual Stalone. :/

Atenção que a zona a que o Ruben se refere é calçada portuguesa, zona onde inclusivamente há descidas e subidas e onde há alguns desníveis.

Não vale a pena comentar a atitude do "agressor", apenas guarda a matrícula do gajo para prova futura.

Eu ir com presa ou já atrasado e ir atraz de uma abecula a 20/h é claro que fico xateado[8b] [8b] [8b] nem sou acelera nenhum,,,mas a estrada livre e andar a 20 /h é um abuso.
Quer dizer então que me estás a chamar abecula a mim...ok espero que tenhas consciencia da estrada em questão, olha que mesmo quem passa depressa aqui não passa a mais de 50 km/h, porque a estrada é péssima, tem uma subida enorme, é uma estrada que se situa perto da Sé Velha de Coimbra onde passam sempre estudantes...mas enfim

Last edited:
ruben qual é o carro que ias a conduzir ja agora, para teres que ir a 20 para não o "estragar" ? deve ser bastante fragil...

Andar a 20kmh para não estragar o carro...? É melhor deixares-lo em casa e ires de transportes públicos... :rolleyes:

Infelizmente isso é o prato do dia a dia é pessoas sem o min. de educaçäo, o melhor é dar desprezo.[;)]
Se isso tive-se acontecido comigo andava ainda mais devagr e ria-me para o espelho retrovisor[:D] [:D]

Ou ainda...como à sempre um ainda...
Talvez parasse e abri-se o capô rapidamente para fingir que o carro tinha uma avaria ai é que ele deitava fumo das orelhas[:)] [:)]

ruben qual é o carro que ias a conduzir ja agora, para teres que ir a 20 para não o "estragar" ? deve ser bastante fragil...
O carro em questão não é muito relevante, qualquer carro é frágil perante estas condições, só que eu como o meu carro me custa bastante a sustentar e o prezo bastante, sempre que posso não o vou estar a fustigar quando o posso poupar um bocado a estes tipos de piso degradado. ;)

Last edited:
Andar a 20kmh para não estragar o carro...? É melhor deixares-lo em casa e ires de transportes públicos... :rolleyes:

Engraçado, quer então dizer que sempre que tens estradas degradadas, daquelas que por vezes até têm sinais a informar que o piso está em mau estado deves passar a abrir porque vem uma pessoa qualquer atrás de ti que não tem cuidado com o seu carro!!!

Engraçado, quer então dizer que sempre que tens estradas degradadas, daquelas que por vezes até têm sinais a informar que o piso está em mau estado deves passar a abrir porque vem uma pessoa qualquer atrás de ti que não tem cuidado com o seu carro!!!
Não me parece que foi isso que disse, pois não? Ora volta lá a ler...

falta de civismo nas nossas estradas é o prato do dia infelizmente! e todos os dias há novos menus!!

Aqui na minha zona existem lombas daquelas grandes, e nunca passo a mais de 20 km/h nelas.
Vejo pelo espelho que há gajos que ficam lixados, mas como há espaço para ultrapassarem, de vez em quando um ou outro passa.
O meu pai por passar à campeão nas lombas, mandou à poucos meses um amortecedor fora...agora já aprendeu, espero eu![:cool:]

Nesse caso, se o sr. quisesse passar, que ultrapassasse, nada mais simples. É que ao contrário de alguns, ainda existe pessoal cujo dinheiro custa a ganhar.

Last edited:
Nem sequer sabem que zona é, mas toca a falar! O importante é mandar o bitaite..

A zona em questão se é ao pé da faculdade de Psicologia da U. Coimbra é ingreme, em calçada e estreita.

Garanto-vos que nessa zona até de suv ou jipe convém passar devagar se se quiser ir confortável e nao ouvir e sentir os amortecedores a sofrerem...

Quando é assim eu também ando devagar...

Claro que chateia o carro de trás estar sempre colado à traseira, mas eu vou na minha e quero lá saber...

até me admira como nao avariou logo aí o carro ...... o meu avariava logo ..... [:D]

e depois nao era 20, eram sim 20 mins de espera ! [:p]

se é onde eu penso ...... o outro sujeito nao tinha razao nenhuma, é aquela estrada que vem da sé até cá abaixo ao pé do rio, com 2 cotovelos apertados nao é ? até tem uma zona no meio para os peões andarem sem ser por cima da calçada nao é ?

Back