Falta de Pressão do Turbo

Battusay

New member
Boas malta,

Tenho um Fiat Bravo 1.9 150cv com 123k km e ontem pela 3ª/4ª vez ligou-me a luz do motor e fiquei sem turbo.

Da primeira vez que aconteceu, ia em AE a 140km/h e numa subida aconteceu isso, desliguei o carro, voltei a ligar e ficou tudo normal ( isto foi em Outubro do ano passado).
Á 2 semanas, voltou a acontecer, apertei mais um pouco com ele e pimba, sem turbo, a resolução foi a mesma.
Ontem á noite, outra vez em AE fiz de propósito a ver se ele se queixava, então, ia a 120 em 6ª, pisei a fundo e poucos segundos depois a cerca de 160 fiquei sem turbo, encostei, desliguei e voltei a ligar e o turbo la voltou, logo de seguida experimentei outra vez e ficou na mesma sem turbo, da mesma maneira.
Estranho, é que para experimentar, ao esticar 3ªs e 4ªs não faz nada, o carro continua sempre normal, não fica sem turbo.

No mecânico, das duas primeiras vezes ligado a maquina dava "falta de pressão do turbo" e um P0 qualquer coisa que já não me lembro, mas era "Sensor de Pressão do Turbo e/ou Sensor de Pressão do Coletor de Admissão"

Segunda feira vou ter de passar lá para ver se resolvemos o problema.

Ja alguém teve este problema? Será só o sensor? Opiniões sobre o que poderá ser.
Obrigado pela Ajuda

Boas malta,

Tenho um Fiat Bravo 1.9 150cv com 123k km e ontem pela 3ª/4ª vez ligou-me a luz do motor e fiquei sem turbo.

Da primeira vez que aconteceu, ia em AE a 140km/h e numa subida aconteceu isso, desliguei o carro, voltei a ligar e ficou tudo normal ( isto foi em Outubro do ano passado).
Á 2 semanas, voltou a acontecer, apertei mais um pouco com ele e pimba, sem turbo, a resolução foi a mesma.
Ontem á noite, outra vez em AE fiz de propósito a ver se ele se queixava, então, ia a 120 em 6ª, pisei a fundo e poucos segundos depois a cerca de 160 fiquei sem turbo, encostei, desliguei e voltei a ligar e o turbo la voltou, logo de seguida experimentei outra vez e ficou na mesma sem turbo, da mesma maneira.
Estranho, é que para experimentar, ao esticar 3ªs e 4ªs não faz nada, o carro continua sempre normal, não fica sem turbo.

No mecânico, das duas primeiras vezes ligado a maquina dava "falta de pressão do turbo" e um P0 qualquer coisa que já não me lembro, mas era "Sensor de Pressão do Turbo e/ou Sensor de Pressão do Coletor de Admissão"

Segunda feira vou ter de passar lá para ver se resolvemos o problema.

Ja alguém teve este problema? Será só o sensor? Opiniões sobre o que poderá ser.
Obrigado pela Ajuda

problema na geometria do turbo, tens de o mandar reparar

problema na geometria do turbo, tens de o mandar reparar

Da primeira vez o mecânico disse que podia ser o turbo com carvão, não o tirou fora, deitou um produto para para descarbonizar. Mas disse que podia ser outra coisa, para ver com o tempo como é que ele se comportava.

Sabes-me dizer mais ao menos os valores que rondam as reparações?

Há várias razões para não ter pressão ou ter excesso de pressão sem passarem forçosamente por um problema no turbo.

Tens de testar o sensor MAP e o válvula de vácuo que controla a geometria além de verificar o estado dos tubos.

Há várias razões para não ter pressão ou ter excesso de pressão sem passarem forçosamente por um problema no turbo.

Tens de testar o sensor MAP e o válvula de vácuo que controla a geometria além de verificar o estado dos tubos.

Pois, espero que seja algo menos grave.. O carro só tem 123k km, mas não sei o tratamento que levou até aos 110 mil que foi quando o comprei..

Fui ao mecânico e ele disse que o mais certo é o turbo ter "carvão", visto que quando o comprei teve de levar um EGR nova e o coletor de admissão também estava todo entupido... A única coisa que não foi limpa foi o turbo, dai a suspeita, mas só quando desmontar é que tem a certeza.

Boas.
Já me aconteceu situação parecida de entrar em safe mode, desligar, voltar a ligar e tudo ok. Voltou a fazer, voltei a remediar e ok.
Turbo novo foi a solução, porque tinha também o catalizador entupido o que levou a excesso de pressão e folgas no turbo. Enfim ...

No teu caso pode bem ser a geometrai presa ou carvão no turbo. Portanto, o mecânico parece-me, na minha opinião, que teve bom diagnóstico e vai mexer no turbo e depois logo se vê.

Limpeza jato areia, core novo mais geometria , calibrar e tá como novo, prepara uns 340€ mais uns 100€ mão de obra

Problema aparentemente resolvido.

Primeiro foi trocado o sensor de pressão do turbo, fui testar o carro, e ficou na mesma. Depois fui novamente ao mecânico e dava o mesmo erro (era o P0237). O mecânico disse então que podia ser da eletrovalvula, então foi mudada.
Já fui testar 2x, o mecânico tambem testou e não cortou mais o turbo. Vou fazer mais uns testes, mas aparentemente está bom.

Obrigado pelas respostas

Afinal, o problema não estava resolvido, voltou a acontecer o mesmo.
Tirou-se o turbo fora e estava com folga e já deixava passar óleo.
Levou um Core novo, e o barulho/assobio está completamente diferente.

Obrigado pela ajuda

estranho foi o mecanico não ter testado logo o jogo da turbina sem tirar o turbo fora , em geral o acesso não é dificil , basta retirar um tubo

Afinal, o problema não estava resolvido, voltou a acontecer o mesmo.
Tirou-se o turbo fora e estava com folga e já deixava passar óleo.
Levou um Core novo, e o barulho/assobio está completamente diferente.

Obrigado pela ajuda

Porreiro , agora sim, deve estar resolvido .

Bons kms com a máquina .

O do meu 147 jtd a geometria prendia algumas vezes e dava esse problema, tirei o turbo, estava cheio de carcao, limpei tudo, nao tinha folgas e voltei a montar, fiz mais 80 mil kms em cima ate vender o carro e nunca mais tive chatisses.

O do meu 147 jtd a geometria prendia algumas vezes e dava esse problema, tirei o turbo, estava cheio de carcao, limpei tudo, nao tinha folgas e voltei a montar, fiz mais 80 mil kms em cima ate vender o carro e nunca mais tive chatisses.

Mas isso era só carvão, o meu ja nao tinha hipótese [s)]

Como o meu quando teve de ser , com 288.000km, core novo e siga .....já não dava para remediar de outra forma .

Agora anda belíssimo .

Voltar
Superior