Falta pagamento SCUT - Multa

MontanelasTDI

New member
Quando decidiram que deviamos ser chulados com as scuts a minha mãe passou em duas scuts (A23-A13) para ir à terra e por não estar habituada esqueceu-se de pagar a tempo nos CTT. Chegou a cartinha a casa com o pagamento da multa (da brisa penso eu) para pagar as portagens em falta, cerca de 20€, pagou-se e pensavamos que estava tudo pago.

Aconteceu que esta semana, quase 3 anos depois chegou duas cartas das finanças com multas agravadas de passagem na A13... 120€ (!) Eu nunca vi os papeis mas o que presumo que aconteceu foi que a carta que veio para pagar os 20€ eram apenas referentes à passagem da A23 e os da A13 nunca foram enviados ou chegaram.

Posso fazer algo aqui? Estou de momento à procura dos papeis com ela mas isto é mais um caso do paga e não bufa ou posso evitar de dar dinheiro a chulos?

Se calhar é referente ao periodo da data limite de pagto até à data de pgto efectivamente feita. deve ser de juros e custas.

Se já está nas mãos das finanças tenham total cuidado com os próximos passos para evitar penhoras.

Primeiro procurem o comprovativo de pagamento das portagens originais.
Levem-no junto da carta recebida as finanças e procurem esclarecer a situação, mas penso que o lema é paga primeiro reclama depois. Se tiver que ser paguem e reclamem logo a seguir, anexando cópia do comprovativo de pagamento (não vá desaparecer...). Eu junto da reclamação exigia também que me pagassem os 120€ com juros de mora e acrescentava os custos de deslocações, tempo perdido etc. Se é para ser rigoroso, há que cobrar.

Bem não conseguimos achar os papeis agora mas cada vez mais faz mais sentido o seguinte:

Passou e não pagou A23 e A13 no tempo regulamentar.

Recebeu carta de coima da A23 por parte da portvias (e não brisa) e a pensar que estava tudo englobado (os da A23 e A13) pagou os 20€ e pensou que estava arrumado.

A ascendi não mandou carta nenhuma e agora reencaminhou o processo para as finanças.

Vai ser mesmo um caso de pagar e não bufar, amanhã vou só ligar para a ascendi a agradecer a falta de envio do aviso de portagem em falta.

Se já está nas mãos das finanças tenham total cuidado com os próximos passos para evitar penhoras.

Primeiro procurem o comprovativo de pagamento das portagens originais.
Levem-no junto da carta recebida as finanças e procurem esclarecer a situação, mas penso que o lema é paga primeiro reclama depois. Se tiver que ser paguem e reclamem logo a seguir, anexando cópia do comprovativo de pagamento (não vá desaparecer...). Eu junto da reclamação exigia também que me pagassem os 120€ com juros de mora e acrescentava os custos de deslocações, tempo perdido etc. Se é para ser rigoroso, há que cobrar.
Pois, mas não daria em nada, infelizmente.

Quanto ao tópico, o ideal é, o mais rapidamente possível, esclarecer toda a situação.

Duas questões importantes aqui : A tua mãe mudou de morada? A A13 é da Ascendi. O proprietário é notificado por carta registada para o endereço que consta da conservatória de registo automóvel. Caso o AR não seja assinado, a lei prevê que seja notificado por carta simples e que depois seja lavrada cota, considerando-se o proprietário notificado nessa morada constante da CRA. As passagens são posteriores a 2011 certo? Antes de 2011 é o INIR a entidade competente. A partir de 1/1/2012 a competência para a cobrança coerciva foi transferida para a AT pelas concessionárias. Agora uma coisa te garanto a tua mãe se constava como proprietária na CRA foi notificada para pagar e podes pedir esse comprovativo ao serviço de apoio ao cliente.

Bem já se achou os papeis! Afinal a ascendi mandou a carta de notificação de falta de pagamento a minha mãe é que já não se lembra do que pagou e não consegue achar os comprovativos de pagamento... enfim, há pessoas mais organizadas que outras.

Obrigado pela vossa ajuda pessoal, com estas coisas não se pode facilitar, vamos pagar e depois tentar procurar os papeis.

Pois, isso já aconteceu várias vezes. O que te aconselhava era pedires um extrato de valores em dívida por e-mail e assim teres acesso a todas as informações

Pois por muito que nao se queira acho nao temos outro remédio senao a termos que aderir a viaverde , para futuramente evitar-mos estas chatices o problema é que há pessoas que só vao usar uma vez por festa.

Abusando um pouco do tópico do user, alguém me sabe informar onde posso consultar os valores que possam estar em divida, tal como o user Dalmeida20 sugere?
É que há cerca de 2 meses o meu filho fez a A23 entre Torres Novas e a A1, e depois acabou por se esquecer de ir aos CTT pagar.
Agora foi lá ver se ainda era possível o pagamento e disserem-lhe que teria de esperar a notificação, mas como estamos sempre a ouvir casos como o que o user deste tópico viveu, eu não queria esperar.
Já procurei nos sites das auto-estradas mas não encontro a informação que procuro.
Obrigado

Manda um mail à concessionária com os dados (matricula, hora e data), ou liga-lhes, que eles devem saber.

qual é o período para pagar após a passagem ?
lembrei-me ontem que andei com um carro que não era meu faz praí um mês e passei numa scut [8b][8b][8b][8b]
a ver se passo daqui a pouco nos ctt :(

Back