Familiar até €1000

eu tive um volvo s40 1.6cc de 98, manutenção era normal, claro que peças de desgaste são mais caras mas mais duradoras, consumos já se sabe são mais altos.

Comprei um com 50.000 Km e vendi-o com 188.000Km e não tive o mais pequeno problema com ele, era só por gasosa e andar. Mas não sei que experiência terás tido com um portanto não digo mais nada.[;)]

O motor 1.4 12v foi o maior cancro que a Fiat já fez, mas um com o motor 1.2 16v 80cv já é bastante fíavel e tem uma manutenção barata.[;)]

1.4 12v é o único motor que me lembro num FIAT/Lancia que não considero um bom motor.

Talvez por isso apareceu em 1995 e em 1997 já estavam a meter os 1.2 16v.

Acredito, felizmente parece que fui um dos felizardos...:)

Ter sido o único motor sem boa fama de FIAT's, não quer dizer que não possa prestar bons serviços aos donos, como foi o teu caso.

Mas de facto é lógico que se a FIAT só manteve 2-3 anos o motor é porque foi um erro esta versão de transição de 2 para 4 válvulas por cilindro.

No entanto os 1.4 8v eram família Lampredi e os 1.2 16v são família FIRE, aliás Super FIRE.

Ter sido o único motor sem boa fama de FIAT's, não quer dizer que não possa prestar bons serviços aos donos, como foi o teu caso.

Mas de facto é lógico que se a FIAT só manteve 2-3 anos o motor é porque foi um erro esta versão de transição de 2 para 4 válvulas por cilindro.

No entanto os 1.4 8v eram família Lampredi e os 1.2 16v são família FIRE, aliás Super FIRE.

Mas o problema não estava no bloco em si. O problema residia principalmente nos tensores da correia de distribuição e no termostato.

Em termos do motor em si, não tenho nada a apontar. O primeiro fez 180k km em que partiu 2 correias de distribuição e queimou 2 ou 3 juntas de cabeça. 1 km antes de ser substituido [;)] não tocava no óleo nem apresentava sinais de desgaste.

Acrescenta aí à lista:

Nissan Sunny 1.4. N14 (1991-1996).

Será o mais fiável que encontras e não compres nenhum por mais de 1000 Eur. Valer vale, mas ninguém dá mais que isso.

Back