Com o aumento do agregado familiar estamos a começar a pensar em trocar o fiel utilitário que temos por um formato familiar que deverá proporcionar mais segurança, espaço e conforto.
Havendo alguma incerteza no mercado automóvel (novos e usados) que pode levar a existirem oportunidades interessantes, a ideia está cada vez mais a ganhar força.
O carro será para a minha senhora, que se foca muito na parte estética exterior/interior, e delega em mim validar que o modelo tem bom value for money, e que seja fiável.
Para evitar aborrecer a patroa a ver várias alternativas, quero começar a fazer uma short list, e então posteriormente avançar para que ela os vá experimentar.
Que tipo de carros gostas?
Que seja amigo da carteira (fiavel e custo de manutenção razoavel).
Como deverá fazer poucos kms por ano, a gasolina deverá ser o nectar mais adequado.
A segurança será um critério a ter em conta na escolha.
Ou seja um segmento C ou D com poucos anos, possívelmente em formato SW..... ou (para minha resignação) um SUV.
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração?
Familiar (segmento C ou D)
Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Alguns modelos que se enquadram no tipo que procuro, e que sei que estéticametne agradam à patroa
Mazda 3/ Cx-30
Focus SW
A3 Limousine
Kia xCeed / Ceed SW
Novo Civic
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Sim.... um bebé
Precisarás de levar carga com frequência?
Preciso de uma mala que sirva para um carrinho de bebé e boa margem para malas extra
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
5-6 mil no dia-a-dia -> poucos km's muitas vezes
2-3 mil em férias / fds prolongados -> muitos km's poucas vezes
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
70% cidade 20% nacional 10% AE
Os consumos terão grande importância?
Face ao perfil de utilização, não é fundamental serem o mais baixo possível.
No entanto não quero que seja um bebado, porque fico com um problema se aumentar bastante os km's anuais
A potência do motor terá grande importância?
Não é para ser desportivo, mas quanto mais melhor (recuperações)
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não será esse o propósito
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
15k-20k (com alguma margem se aparecer algo mais apelativo em termos de equipamento / garantia / potência/ novo)
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Usado com poucos anos, idealmente com boma oferta de garantia.
Novo será a equacionar no caso de haver uma campanha interessante, e que compence face a usado
O que recomendam a gasolina para este tipo?
Infelizmente uma parte significativa deste segmento é diesel, que acho que não se justifica (a não ser que a nível de preço seja neglicênciavel pela oferta existente)
Havendo alguma incerteza no mercado automóvel (novos e usados) que pode levar a existirem oportunidades interessantes, a ideia está cada vez mais a ganhar força.
O carro será para a minha senhora, que se foca muito na parte estética exterior/interior, e delega em mim validar que o modelo tem bom value for money, e que seja fiável.
Para evitar aborrecer a patroa a ver várias alternativas, quero começar a fazer uma short list, e então posteriormente avançar para que ela os vá experimentar.
Que tipo de carros gostas?
Que seja amigo da carteira (fiavel e custo de manutenção razoavel).
Como deverá fazer poucos kms por ano, a gasolina deverá ser o nectar mais adequado.
A segurança será um critério a ter em conta na escolha.
Ou seja um segmento C ou D com poucos anos, possívelmente em formato SW..... ou (para minha resignação) um SUV.
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração?
Familiar (segmento C ou D)
Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Alguns modelos que se enquadram no tipo que procuro, e que sei que estéticametne agradam à patroa
Mazda 3/ Cx-30
Focus SW
A3 Limousine
Kia xCeed / Ceed SW
Novo Civic
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Sim.... um bebé
Precisarás de levar carga com frequência?
Preciso de uma mala que sirva para um carrinho de bebé e boa margem para malas extra
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
5-6 mil no dia-a-dia -> poucos km's muitas vezes
2-3 mil em férias / fds prolongados -> muitos km's poucas vezes
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
70% cidade 20% nacional 10% AE
Os consumos terão grande importância?
Face ao perfil de utilização, não é fundamental serem o mais baixo possível.
No entanto não quero que seja um bebado, porque fico com um problema se aumentar bastante os km's anuais
A potência do motor terá grande importância?
Não é para ser desportivo, mas quanto mais melhor (recuperações)
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não será esse o propósito
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
15k-20k (com alguma margem se aparecer algo mais apelativo em termos de equipamento / garantia / potência/ novo)
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Usado com poucos anos, idealmente com boma oferta de garantia.
Novo será a equacionar no caso de haver uma campanha interessante, e que compence face a usado
O que recomendam a gasolina para este tipo?
Infelizmente uma parte significativa deste segmento é diesel, que acho que não se justifica (a não ser que a nível de preço seja neglicênciavel pela oferta existente)