FAP e nível do óleo. Deve colocar-se mais?

Acho que uma vez vi um vídeo que falava de colocar ligeiramente mais óleo do que o nível MAX, devido ao carro ter FAP. Isto faz algum sentido?

Se for por essa ideia é o exatamente o contrário, deixar um pouco abaixo para uma eventual regeneração interrompida

Se calhar estás a fazer confusão. Deves ter visto ao contrário, ou seja, ligeiramente abaixo.

Eu no Focus do meu irmão (que faz muita cidade ao contrário do meu) coloco sempre o óleo a 3/4, e passado uns tempos sobe sempre um pouco e fica muito muito perto do máximo.

Eu no Focus do meu irmão (que faz muita cidade ao contrário do meu) coloco sempre o óleo a 3/4, e passado uns tempos sobe sempre um pouco e fica muito muito perto do máximo.

Não me parece saudável de todo. Isso é um nível de contaminação de gasóleo brutal.

Acho que uma vez vi um vídeo que falava de colocar ligeiramente mais óleo do que o nível MAX, devido ao carro ter FAP. Isto faz algum sentido?

Esquece essa ideia sem jeito. Isso é meio caminho para estragares o motor com excesso de pressão.

Não faz sentido nenhum colocar óleo acima do nível máximo, até porque máximo é diferente de mínimo...

Os motores com FAP (e desde há muitos anos são todos...) têm uma muita má tendência para contaminar o óleo e aumentar o nível se não se utilizarem os motores diesel para aquilo para que eles foram concebidos: andar muitos km seguidos e MUITOS km.

A contaminação de água no óleo, aliada à alta performance que exigimos actualmente destes motores de tractor, origina o prematuro desgaste do óleo que vai ter consequências mais ou menos rápidas ao nível dos moentes e chumaceiras. Nalguns casos vão dando sinal... noutros não! E param de repente!

Quando param... um motor novo tem solução. Provisória... até acontecer novamente!

Não me parece saudável de todo. Isso é um nível de contaminação de gasóleo brutal.

Por isso é que o sensor nem deixa chegar a 1ano/20.000kms, manda trocar sempre antes.
Ele faz 90% cidade, vamos ver quando é que tudo arrebenta [:D]

Por isso é que o sensor nem deixa chegar a 1ano/20.000kms, manda trocar sempre antes.
Ele faz 90% cidade, vamos ver quando é que tudo arrebenta [:D]

Num caso desses se fosse o meu carro trocava de oleo aos 10.000kms, no meu Focus que praticamente é só estrada e maioria viagens de 50 kms, troco aos 15.000kms.

Num caso desses se fosse o meu carro trocava de oleo aos 10.000kms, no meu Focus que praticamente é só estrada e maioria viagens de 50 kms, troco aos 15.000kms.

Em todos os carros trocro de 10000 em 10000, até aqueles com fap off!
É muito bom ver um motor com mais de 250.000 limpinho, sem borras e reluzente. Ao contrário é triste ver um carro semi novo com 120.000km cheio de borra nas cames e no filtro do chupador de oleo porque o plano de manutenção era LL [;)]

Isso dos oleos de 30.000 e tal é mais uma imposição do que recomendação.

Eu meto ligeiramente ABAIXO já para facilitar o controlo do nivel de contaminação do óleo.

Esclarecido?

Back