FAP "sobrecarregado" + avaria no Eolys???

VMPM

Well-known member
Bom dia a todos,

A minha Peugeot 308 SW, 1.6 BlueHDi 120CV, de 2014, anda a dar o cabo dos trabalhos por causa do FAP e do Eolys.

Passando a explicar...
De quando em vez, ia surgindo um aviso luz Service + "Risco de entupimento do filtro de partículas", este aviso aparecia a qualquer altura e desaparecia muito pouco tempo depois. Isto aconteceu várias vezes nos últimos dois meses, até que acendeu a luz do motor com a mensagem "Defeito no motor".

Fui ao mecânico e apareceram dois erros: o primeiro relacionado com o FAP sobrecarregado e o segundo sobre a bomba do Eolys. O erro da bomba do Eolys deu para apagar (se bem que depois voltou a aparecer), mas o do FAP persiste até hoje. O mecânico apaga o erro, dá a entender ao carro que o FAP é novo, mas basta sair da oficina, andar meio quilómetro e volta a acender a luz do motor e o Service.

Segundo dados apurados pela máquina, o nível de saturação está nos 23% e a pressão ao ralenti está nos 75.00 Mbar!!! Ora, parece que este valor é excessivamente alto para o normal funcionamento do FAP, dado que devia estar entre os 5.00 Mbar e os 10.00 Mbar.

Após estes dados, o mecânico retirou os sensores (creio eu!!) e colocou um spray de limpeza para o FAP, mas nada mudou.

NOTA: O motor está em modo de segurança.

Alguém tem ideia do que poderá estar a acontecer? O valor de 75.00 Mbar é possível ou pode estar a indicar um problema no sensor? É que se este valor for correto, desconfio que o FAP está pronto para o lixo.

Como pode dar a entender que o FAP é novo se não é.

Isso está algum sensor estragado algures.

Como pode dar a entender que o FAP é novo se não é.

Isso está algum sensor estragado algures.

O que me explicou é que "diz ao carro" que o FAP é novo. De facto, ele mostrou-me e os valores ficaram a zeros.

A minha questão é o valor de pressão que pelos vistos é absurdo. Ele confessou-me que os carros que têm problemas no FAP apresentam valores a rondar os 30 a 40 Mbar (e já são muito elevados).

Acredito que seja erro de sensor, pois se está ao dobro do limite, já devia ter rebentado com alguma coisa!!

Pode muito bem ser o sensor, como pode ser mesmo o FAP que está comatado. E depois terá que se interpretar o erro da bomba de Eolys. A máquina de diagnóstico também pode ter um papel decisivo no...diagnóstico. Se for uma multimarcas universal, poderá não ser o melhor para chegar a um diagnóstico assertivo.

Pois, os valores estão tão altos que acabo por questionar se a leitura é real. No fundo, aquilo dá a entender que o FAP não tem "um milímetro" para respirar.

Back