Farto de eletrônicas

Sonkinha

New member
Boa noite. O título define por si a minha frustração com a electrónica do meu Polo 6r 1.6 tdi de 2010.

Há coisa de uns 4 meses atrás acendeu a luz do motor e a luz da resistência, esta intermitente.
O erro era "P2454 diesel particle filter low pressure sensor A".
Troquei o sensor do DPF e pronto ficou resolvido.

À coisa de 1 mês acendeu me outras 3 luzes. (Pressão dos pneus, ABS e a luz de tracção).
Toquei o sensor da velocidade da roda e pronto ficou resolvido.

Agora estão me a acender todas as que mencionei antes. O painel de instrumentos parece uma árvore de Natal. :sh):sh):sh)

Na altura ao trocar o sensor da velocidade da roda parti o parafuso (como já era de prever) e fiz um desenrasque tipico á Tuga.

Será que com o andamento do carro nas nossas maravilhosas estradas Portuguesas o sensor deixou de ficar "bem encaixado" e vou ter que fazer outro desenrasque para ficar bem posto?
E o sensor de pressão do DPF? Em 4 meses já foi como galheiro e estou pronto a arranjar outro?

PS: O carro regenera normalmente.
PS: Nunca consegui tirar o parafuso a 100% pois este está num lugar chato e tem o amortecedor a chatear no caminho, o que faz com que eu não consiga usar um berbequim para furar directamente. Ficou na diagonal o parafuso.

Last edited:
Quanto mais recente mais chatices elétricas...

Carros recentes a diesel requerem muita estrada se for só pequenos passeios é problemas na certa.

Olha quanto ao parafuso coloca aqui algumas fotos pode ser que alguém te dê uma ideia que consiga resolver.

Quanto mais recente mais chatices elétricas...

Carros recentes a diesel requerem muita estrada se for só pequenos passeios é problemas na certa.

Olha quanto ao parafuso coloca aqui algumas fotos pode ser que alguém te dê uma ideia que consiga resolver.

O carro faz no mímimo cerca de 50 km todos os dias. Se é pouco ou muito isso já não sei.
Vou tirar fotos no fim de semana. Durante a semana simplesmente não tenho tempo.
Abç.

Boa noite. O título define por si a minha frustração com a electrónica do meu Polo 6r 1.6 tdi de 2010.

Há coisa de uns 4 meses atrás acendeu a luz do motor e a luz da resistência, esta intermitente.
O erro era "P2454 diesel particle filter low pressure sensor A".
Troquei o sensor do DPF e pronto ficou resolvido.

À coisa de 1 mês acendeu me outras 3 luzes. (Pressão dos pneus, ABS e a luz de tracção).
Toquei o sensor da velocidade da roda e pronto ficou resolvido.

Agora estão me a acender todas as que mencionei antes. O painel de instrumentos parece uma árvore de Natal. :sh):sh):sh)

Na altura ao trocar o sensor da velocidade da roda parti o parafuso (como já era de prever) e fiz um desenrasque tipico á Tuga.

Será que com o andamento do carro nas nossas maravilhosas estradas Portuguesas o sensor deixou de ficar "bem encaixado" e vou ter que fazer outro desenrasque para ficar bem posto?
E o sensor de pressão do DPF? Em 4 meses já foi como galheiro e estou pronto a arranjar outro?

PS: O carro regenera normalmente.
PS: Nunca consegui tirar o parafuso a 100% pois este está num lugar chato e tem o amortecedor a chatear no caminho, o que faz com que eu não consiga usar um berbequim para furar directamente. Ficou na diagonal o parafuso.
O 2008 diesel tem um problema crônico que é no depósito adblue, as luzes e avisos parecem uma árvore de Natal

Desculpa. Isso foi outra peça. A marca é da Vemo.
Costumo comprar na autodoc e não vejo lá a NGK nem sei qual é a marca de origem...

Last edited:
Há peças que mais vale de marca ou passado pouco tempo andas à procura de outra.

É isto que um mecânico sabe e o utilizador comum não.

Deve ser NGK ou Bosch.

É como o camarão! Antes era ratos do oceano e agora são petisco de luxo..

1e62b04c2afa3abf98e2108abd00e474.jpg

Bem, hoje tive tempo e lá estive á volta do sensor de velocidade da roda outra vez.

Devido á suspensão estar mesmo em frente ao parafuso partido foi me impossível usar o berbequim para furar o mesmo de frente o que fez com que o parafuso ficasse de lado.

O que nunca tinha reparado é que que furei demais. O parafuso entrou pelo "buraco" onde o sensor é colocado, ou seja, apesar de não se tocarem, nesse "buraco" estava o sensor e um parafuso.
Pelo que pesquisei o sensor de velocidade da roda funciona usando um íman criando um "campo magnético" e como tinha um parafuso metálico onde não devia estar metal nenhum, calculo que tivesse feito algo anormal a esse "campo magnético".

Anyway o problema aparentemente parece resolvido. O sensor ficou sem parafuso e ficou preso por 3 serrilhas e um pouco de silicone cola e veda. (Sim eu sei que é uma mer**,que as serrilhas não foram feitas para aquilo e que é um trabalho porco mas foi o que consegui fazer :sh):sh))

Em relação ao sensor do DPF tenho mesmo que trocá-lo, como me foi aconselhado aqui no fórum vou gastar mais uns cobres e vou comprar da marca Bosh a ver se ao menos este me dura mais que 4/5 meses.

Um obrigado a todos e espero que este post sirva para ajudar alguém que também tenha partido esse parafuso foi pelos que pesquisei é um problema bem comum.

PS: Deixo aqui o video de apenas 1 min e tal que me permitiu perceber como o sensor funciona https://www.youtube.com/watch?v=YeXlmdlXp2s
PS: Eu sou muito leigo em mecânica e não sei tirar a suspensão fora para poder fazer o furo de frente.

183457450_1869843039863344_6925537611998094505_n.jpg

184505769_862735364320733_4447007342329276861_n.jpg

Attachments

• 183580166_480203113212995_586245262478828558_n.jpg
    183580166_480203113212995_586245262478828558_n.jpg
    57.4 KB · Views: 0
Pois isso é um sensor eletromagnético actua com a presença de metal, se tem um parafuso no "caminho" fica sempre actuado.

Tirando o amortecedor fora não ajudava ou mesmo a mola tambem, isso não deve ser complicado.

Back