Fat Fat32 Ntfs

Rasteirinho

New member
Boas,

Alguém que me possa dizer quais as vantagens e desvantagens destes sistemas de formatação?

Tenho actualmente em FAT32, se converter para NTFS fico com o PC mais rápido?

Se converter, como é que se faz? E perco os dados na conversão?

Cumps.

Não, não perdes dados.

A FAT32 só é mais rápida em partições até 400MB.

Se for para o teu pc de casa onde navegas na net, jogas uns joguitos e usas os office não vai notar a diferença.

No aspecto da segurança a NTFS é muito melhor.

Para converter, abres uma janela de DOS e escreves convert c: /FS:NTFS

É simples.

É importantissimo que quando comprarem um disco rígido novo, convertam logo o disco para NTFS!

Como o indigo diz, o disco em FAT 32 não permite ter ficheiros superiores a 4 gigas!

Há uns meses, tinha um único disco externo de 500 gigas quase cheio, e pela primeira vez, quis meter lá um ficheiro vídeo com cerca de 7 gigas....estava sempre a dar erro! Quando me informei melhor vi que iria ter que converter em NTFS para aceitar!

O problema é que para converter tinha que formatar o disco [:vm)] Não tinha ondem meter os ficheiros, por isso tive que comprar um 2º disco só por causa disso!

É importantissimo que quando comprarem um disco rígido novo, convertam logo o disco para NTFS!

Como o indigo diz, o disco em FAT 32 não permite ter ficheiros superiores a 4 gigas!

Há uns meses, tinha um único disco externo de 500 gigas quase cheio, e pela primeira vez, quis meter lá um ficheiro vídeo com cerca de 7 gigas....estava sempre a dar erro! Quando me informei melhor vi que iria ter que converter em NTFS para aceitar!

O problema é que para converter tinha que formatar o disco [:vm)] Não tinha ondem meter os ficheiros, por isso tive que comprar um 2º disco só por causa disso!

Não é preciso formatar nada. A conversão é feita sem perda de dados, sem formatação e é coisa para poucos minutos.

Não era preciso... o rum escreveu o comando que te bastava fazer... era uma solução extremamente rápida [;)]

Boas,

obrigado a todos pelas ajudas, já está convertido, é que eu uso um desfragmentador que em FAT32 mais de metade das funções não funcionam.

Cumps.

who cares
ext3 raiserfs xfs jfs etc etcetc [:D]

Esses formatos são abertos a qualquer plataforma? É que já começa a estar na hora dos dispositivos genéricos começarem a aceitar um formato mais evoluído do que FAT32. Desde portas USB dos carros, a aparelhagens, a leitores de divx/mkv, a consolas etc... [8b]

Esses formatos são abertos a qualquer plataforma? É que já começa a estar na hora dos dispositivos genéricos começarem a aceitar um formato mais evoluído do que FAT32. Desde portas USB dos carros, a aparelhagens, a leitores de divx/mkv, a consolas etc... [8b]
Sem dúvida. Infelizmente, a indústria parece mais interessada em copiar a concorrência que em melhorar produtos. Basta ver que não faltam clones do iPod, mas não vejo aparecer leitores de OGG ou FLAC.[;)]

o codigo C esta disponivel.

e ate ha drivers para windows

http://www.fs-driver.org/

E a diferença não se fica por aí. Se o computador tiver algum problema enquanto estiver a ler o disco, há muito maiores probabilidades de recuperar o sistema de ficheiros e os próprios ficheiros do que acontece com FAT/FAT32.[;)]

Então se eu usar o atalho de conversão para NTFS do portatil não perco nenhuns dados que tenho aqui? É que o portatil de fábrica veio em Fat32.
Aconselham a conversão? E converto nos 2 discos?
Obrigado.

Back