Fátima: o que visitar sem teor religioso?

ClioII

Well-known member
A minha mulher vai ter uma sessão de formação em Fátima durante este fim-de-semana. Eu e as nossas duas filhas também vamos.

Essencialmente vou ter, ao todo, entre um dia a dia e meio para fazer turismo com as meninas (7 e 10 anos).

Por outro lado, não me posso afastar muito de Fátima, já que as refeições serão em família.

Tirando os motivos religiosos (que é o que qualquer pesquisa no Google devolve) e as grutas (que já conhecem) o que há para visitar nas imediações de Fátima?

Tenho duas filhas com idades muito semelhantes às tuas e ambas adoraram o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Recomendo vivamente, incluído as visitas guiadas e o evento multimédia. De resto, não consigo acrescentar muito ao que já foi dito.

Se não te queres afastar muito, as pegadas de dinossauro são mesmo perto. Os mais novos costumam gostar

A minha mulher vai ter uma sessão de formação em Fátima durante este fim-de-semana. Eu e as nossas duas filhas também vamos.

Essencialmente vou ter, ao todo, entre um dia a dia e meio para fazer turismo com as meninas (7 e 10 anos).

Por outro lado, não me posso afastar muito de Fátima, já que as refeições serão em família.

Tirando os motivos religiosos (que é o que qualquer pesquisa no Google devolve) e as grutas (que já conhecem) o que há para visitar nas imediações de Fátima?

Aldeia de Pia de Ursa

Se não te queres afastar muito, as pegadas de dinossauro são mesmo perto. Os mais novos costumam gostar

Tenho um primo pequeno que lhe perguntei qual era o animal favorito dele.

E ele respondeu-me que eram os dinossauros.

Pensei para mim "raio do miúdo foi logo escolher um animal já extinto".

Nem me lembrei das pegadas, se calhar até era uma visita engraçada para ele perceber que os bichos andaram mesmo por cá.

Apesar de ser de âmbito religioso, poderá ser percorrido sem esse sentido: Via-Sacra dos Valinhos. É um bom passeio.
Da última vez que fui à Pia do Urso, achei aquilo tudo com um ar de abandono, não a aldeia mas o ecoparque, mas as crianças devem achar piada. É um percurso engraçado para eles.

Muito obrigado a todos pelas sugestões! :)

A Pia do Urso já está no roteiro para as crianças: ao que parece já não está na melhor forma, mas não deixa de ser uma atividade de exterior (caminhar a pé, natureza, ambiente calmo) e que está muito próxima.

Tomar (em particular o Convento de Cristo) já conhecemos.

A Vila Medieval (parte antiga) de Ourém também está no roteiro.

Batalha e/ou Aljubarrota gostava que a minha mulher também estivesse, vamos a ver como se safa, pode ser bom para a tarde do Domingo. Eventualmente o Arrimal.

Dinossauros não é coisa que as entusiasme muito.

Os Valinhos até eu próprio já estive para o fazer, embora me tenha parecido um percurso no geral sem sombra e difícil de fazer num dia de muito sol. Estarei errado?

Agora... O Supercharger da Tesla é que não pode faltar! [:D]

Se tiverem mais sugestões, por pequenas coisas que sejam, sou todo ouvidos. :)

No sábado, além da pia do Urso, podes ainda optar por de manhã ou a tarde ir a Porto de Mós e fazer a Ecopista, que é um antigo caminho de ferro que passa nas serras, e que foi transformado em passadiço, tem paisagens maravilhosas. Recomendo vivamente.
No domingo de manhã podes optar por visitar a aldeia de Reguengo do Fetal. É uma aldeia muito rural mas que tem ruelas giras de se ver, e se conseguires ir a alguns pontos mais altos do passeio pedestre, e tiverem binóculos, conseguem ver a linha do mar (caso esteja o céu bem limpo, ou seja sem nuvens ou neblina) pode ser um exercício interessante para fazer com as miúdas. Depois a hora do almoço vais almoçar com a senhora a Fátima, e da parte da tarde, visitem o mosteiro da Batalha, e passem algum tempo nos jardins do Lena. Levem pão velho e dêem aos patos. As miúdas concerteza iam gostar. No fim do dia pagas o jantar á famelga no restaurante do mosteiro do leitão. Ou se quiseres algo mais exclusive, janta no restaurante o Burro Velho mesmo junto ao mosteiro.

Alguma dúvida apita. Aqui o Batalhense tem todo o gosto em dar dicas se souber! [;)]

Back