Faz mal à saude do motor não atingir temperatura ideal ?

Basicamente é isto.
Obg pela ajuda.
É uma pergunta antiga sobre a qual já ouvi tanta coisa !



Ao não atingir a temperatura ideal, o motor/sensor irão acabar por dar ordem ara "injectar" não combustivel, para que o dito motor atinja a dita temperatura de funcionamento.

Ora e se assim é, nunca atingir a devida temperatura, o carro acabará por estar a gastar mais.
 
Sim, quanto ao gastar, será natural, mas a minha questão era mesmo se isso de alguma forma afecta a saude do motor.
Se assim for, arranjo outro percurso que permite adicionar 1 KM e assim já é suficiente pa lá chegar.

Portanto isto tem a ver com percursos de poucos KM e pouco esforço e que em dias frios nem sempre atinge a temp ideal.
 
Sim, quanto ao gastar, será natural, mas a minha questão era mesmo se isso de alguma forma afecta a saude do motor.
Se assim for, arranjo outro percurso que permite adicionar 1 KM e assim já é suficiente pa lá chegar.

Portanto isto tem a ver com percursos de poucos KM e pouco esforço e que em dias frios nem sempre atinge a temp ideal.



O próprio óleo do motor, acaba por se ressentir, daí que muitas marcas indicam que em condições de uso severo (uso severo e por exemplo, são pequenos percursos, ambiente urbanos em que carro está muito tempo a trabalhar sem circular) as viaturas devem encurtar a periodicidade da troca do óleo de motor.
 
Hmm okok, thanks NTO.
Entao vou fazer outro percurso alternativo, que implica mais 1 KM, é por EN nas calmas e continua a gastar pouco e assim ja chega à temperatura ideal.
Espero eu que nao o prejudique tanto.

Ao fim de semana continua com viagens grandinhas de vez em quando.
 
A questão da temperatura, para além da injecção de combustível a frio não ser a ideal, tem também a ver com a lubrificação e com as temperaturas em que os óleos funcionam de forma mais eficaz para diminuirem o atrito nas peças móveis e permitem o respectivo funcionamento mais suave, sem "marteladas a seco" entre componentes metálicos que deslizam uns nos outros. Menos atrito equivale a menos resistência interna ao movimento, logo menos esforço e menos desgaste motor, permitindo mais saúde motor e menor consumo!
 
Qualquer carro passa pela fase "a frio" antes de aquecer. Ou seja, qualquer carro tem de passar pela fase "má".

Má no sentido em que consome mais e, pior, desgasta mais os diversos componentes. Resumindo, faz tão mal andar só a frio, como andar o mesmo tempo a frio e o resto a quente. Nao confundir isto, no entanto, com andar 50.000km só a frio com 50.000km num misto de 20% frio e 80% a quente. Conclusao: o que interessa é o total de tempo a frio, nao interessa se andas só a frio ou também a quente, pois é isto que te agrava o desgaste.

A frio o oleo também irá ganhar humidade, a qual é reduzida ao dar calor. Se andasse só a frio consideraria trocas de óleo mais frequentes.
 
Ok obg a todos.
Efectivamente agora durante a semana são só 3 ou 4 KM para cada lado para apanhar a ferrovia.
Ora, são viagens curtas mas ao fim de semana faço nem que sejam 20 ou 30 km no minimo, mas muitas vezes é 100, 200, 300 km.
Espero que os fins de semana sirvam para ele compensar qq coisita. Até pela carga da bateria.

E depois pronto, ele está lá é pa me servir.
É bom que se porte bem. 😊
 
Basicamente é isto.
Obg pela ajuda.
É uma pergunta antiga sobre a qual já ouvi tanta coisa !

Faz
os materiais dilatam a diferentes velocidades
e Por isso ate estarem na temperatura certa de projecto não tem os espaçamento certo entre as várias peças feitas de diferentes materiais
alem disso os lubrificantes não funcionam bem fora da temperatura certa.
alguns carros tem uma luz azul a indicar que o motor está ainda frio (mx5) outros tem além da temperatura da água a temperatura do óleo (911) para sabres quando podes carregar no pedal
 
Esta nova versão do fórum está uma bela treta.....antes via-se muito mais na mesma página, agora parece um forum de velhos é cada post em cada ecrãn.....tenho de andar sempre a mexer o rato....


bom quanto ao motor a frio:

Só faz mal, claro ! Todo ele não foi pensado, projetado e construido para funcionar a frio. Mas também não aquece por mais 1 km que faças em 3 ou 4 km de cada vez.

Um motor térmico, demora uns bons 10 minutos até aquecer, obviamente desde que não se faça a asneira de esgalhar as rotações a frio para que aqueça mais depressa. Se o fizeres ainda estragas mais. Enquanto está frio, quantas menos RPM fizer, melhor.

Os motores atuais têm as folgas mais baixas para que as perdas e dilatações entre frio e quente sejam mais baixas, mas um motor que faça 2 ou 3 km de manhã e o mesmo à noite, não lhe dá saúde. definitivamente !

Não vai lá com estiradas longas ao fim de semana....vai lá com sorte de tudo correr bem e durar mais uns tempos. Ou não.

Um da familia faz 6 ou 7 de manhã e o mesmo à tarde, e aquilo nota-se no óleo e até no funcionamento....
 
Sim pmct, mas isso leva tb ao que foi já dito ou seja a frio ele vai ter sempre que andar.

Adicionando ao que já disseram, o que importa serão os ciclos de aquecimento e arrefecimento que toda a mecânica tem. Ou seja, não irá adicionar nada andar a fazer mais kms para aquecer o carro, pois todo o processo de aquecimento tem de acontecer na mesma todos os dias.

Na prática será melhor fazer uma viagem de 100kms de seguida do que 20x5kms, por exemplo. Mas realizar 20x6kms para o carro aquecer mais, não irá ajudar em nada, porque todos os mesmos 5km de aquecimento inicial continuarão lá, e ainda se adiciona o km extra todos os dias.
 
Pois, tou a ver !
Apenas imaginei que ao chegar à temp ideal, o óleo perde menos saude que se andar diversas vezes a frio.

Mas uma coisa tb é a temperatura do liquido de refrigeração , conhecida como temperatura do motor, e outra é a temperatura do óleo, já pa n falar tambem da pressão do mesmo.

Mas pronto creio que o carro faz revisões a cada 30 mil ou 1 ano portanto se fizer poucos KM, no limite troco ao fim de 1 ano que equivale a bem menos que 30 mil certamente.

Em casa-trabalho-casa gastava cerca de 35 euros / semana em GPL, agora vai ser 35 euros GPL a cada 3 meses e meio 😄

Só ao fim de semana irá andar mais.
Pronto mas o carro tb tá lá é pa me servir, aguenta galego !!
 
Basicamente é isto.
Obg pela ajuda.
É uma pergunta antiga sobre a qual já ouvi tanta coisa !

Sim faz, mas até que ponto te vai afetar? Depende com que regularidade o faças, e também o carro em questão. Há alguns pontos a ter em consideração.

-O óleo do motor precisa de alguma temperatura para atingir a lubrificação óptima, embora os óleos modernos estão cada vez mais competentes a frio

-Muitos dos motores modernos que estão sujeitos a maiores cargas, têm pequenos jatos de óleo virados para a parte de baixo do pistão para o arrefecer. Quando o motor está frio, e princopalmente se lhe derem com carga, estão a disparar óleo frio para um pistão quente, criando um choque térmico. Uma das razões porque não devemos acelerar muito com o carro frio.

-Muitos carros modernos (dos últimos 15-20 anos) têm emissões mais apertadas, e como tal, alguns injetam gasolina com fartura para por os catalizadores a funcionar mais rápido. Sendo a gasolina um solvente, esta em fartura acaba por lavar as paredes dos cilindros, tirando parte da película de óleo. Um dos motivos que se julga causar riscos nos cilindros do famosos M96 e 97 da Porsche.

-Com que frequencia isso é feito? Andar com o carro frio de vez em quando não tem grande mal, mas um carro que durante um ano não atinge a temperatura ideal, vai ganhar humidade que nunca chega a ser evaporada.

-A pergunta importante aqui é não se faz mal e não, mas é se "faz muito mal" ou "pouco mal"? Se metermos 2 carros iguais, um trabalha quase sempre à temperature ideal, e outro só faz viagens curtas... Se o de temperatura ideal faz 600mil km e chega ao fim de vida, quantos km faz o carro que ando a fazer viagens curtas? 200mil e chega ao fim de vida? ou faz 500 mil e chega ao fim de vida tornando-se quase irrelevante o tipo de uso?

-Bonus. Um hábito péssimo que muita gente tem, é de ligar carros/motas de uso ocasional e colocar ao relanti para carregar a bateria ou "mover os fluidos". O vapor de água é um resultado normal da combustão de combustível à base de petróleo, e se o motor/escape não tem carga, só trabalha ao relanti, nunca atinge temperatura para fazer essa água desaparecer, ou seja todas as camaras onde ocorre a combustão e onde passam esses gases, vão estar cheias de humidade. Pensam que estão a fazer bem, e estão a prejudicar mais do que ajudar
 
Thanks again.
Pois, será 3 + 3 KM por dia.

Ao fim de semana é que vai na maioria das vezes andar pelo menos umas quantas dezenas de KM.
 
Não tenho nada a acrescentar, só queria elogiar as boas respostas dadas neste tópico.

Se fosse comigo, não acrescentava nada ao percurso, fazia o normal, com os normais cuidados por o carro estar frio.

Uma vez que fazes viagens grandes ao fim‑de‑semana, as coisas compensam-se, não te esqueças de nessas alturas e com o carro quente, o puxar de vez quando às 5,6, 7 mil rpms dependendo do carro.

Qual é o tamanho desse percurso em que ele não aquece ?

A água aquece muito mais rápido que o óleo, por exemplo num em que tenho andado, em 1,5 ou 2 km a água já está na temperatura "normal", mas o óleo demora um bocado mais e é sensível à forma como se conduz.
 
Não tenho nada a acrescentar, só queria elogiar as boas respostas dadas neste tópico.

Se fosse comigo, não acrescentava nada ao percurso, fazia o normal, com os normais cuidados por o carro estar frio.

Uma vez que fazes viagens grandes ao fim‑de‑semana, as coisas compensam-se, não te esqueças de nessas alturas e com o carro quente, o puxar de vez quando às 5,6, 7 mil rpms dependendo do carro.

Qual é o tamanho desse percurso em que ele não aquece ?

A água aquece muito mais rápido que o óleo, por exemplo num em que tenho andado, em 1,5 ou 2 km a água já está na temperatura "normal", mas o óleo demora um bocado mais e é sensível à forma como se conduz.

3 a 4 KM pa cada lado. A temp da agua chega a uns 80% considerando 100% a temp ideal.

é percurso levezinho pelo que nem há grandes cargas e daí ele n andar em esforço e demorar mais a aquecer.
 
Se não for diesel com FAP, não te chateies com isso. No fim de contas o teu carro vai ter poucos km, e ainda o vais vender mais caro por isso.

Pois é isso.
É o Sandero 1.0 TCE 100cv GPL que supostamente até tem FAP mas nao percebi ao certo se é assim mesmo. Já que a versão GPL acrescenta alguma confusao nisto e supostamente nao tem, mas na ficha tecnica que me deram, diz que tem.
 
Back
Top