fazer a inspecção no estrangeiro - é possível?

jbacelar

New member
olá a todos,

alguem me sabe dizer se é possível levar um veiculo muito tuga (um clio comercial de 2000) à inspecção na frança ou na bélgica? a pergunta poderá parecer estranha mas é que nos meses que antecedem a minha inspecção vou estar no luxemburgo a fazer um estágio e gostava de (a) levar o carro comigo para dar umas voltas e (b) nao ter de fazer a inspecção com meio ano de antecedencia...

tudo isto pq ouvi um boato de que há carros com matricula estrangeira que já fizeram a inspecção em portugal, mas tenho sérias dúvidas sobre o seu fundamento...

obrigado :)
joao

é possivel.

pode é ser complicado, pois é preciso uma marcaçao especial e so deve estar disponivel em sitios mt especificos.

o que podes fazer é fazer a inspecçao como se o carro fosse francês/belga. isso é facil, é como outra IPO qualquer, mas nao é valida em portugal porque as exigencias sao diferentes (nao confirmo, mas provavelmente so será valida no pais onde foi emitida).

essa é capaz de ser a soluçao mais facil.
isto porque, quando regressares, apesar de ser ilegal nao acredito que a policia espanhola ou portuguesa te multe caso mostres o papel frances. é so terem boa vontade...
um policia simpatico dava-te um prazo para fazeres a IPO e mostrares numa esquadra[:P]

eu ja cheguei a trazer um carro inglês para portugal e fui-me informar (nao era preciso IPO, mas estar informado nao faz mal:)). IPO ao nivel da portuguesa todos fazem, é legal, mas o carro apenas pode circular em portugal. IPO com a legislaçao inglesa, uns disseram que dava mas nao sabiam como (ficaram de ligar, até hoje...), outros disseram que nao dava.

Viva!
Já vivi caso semelhante, com um Fiat Punto de matricula portuguesa que circulou em Inglaterra durante 6 meses, apanhando pelo meio o prazo da inspeção.
E o que foi feito foi o seguinte: quando o prazo expirou, foi feita inspecção em Inglaterra, tendo sido colocado um selo semelhante ao "verde" que temos nos nossos carros, que no caso era um autocolante azul. Sempre circulou sem problemas.

Quando voltou para Portugal, ainda com esse selo azul, questionámos um centro de inspecções (IPO) acerca do caso, pois ainda faltavam alguns meses até nova data de inspecção. Pois o que nos disseram foi que à partida não haveria problema, mas era mais seguro pagar 20 e poucos Euros e ficar com inspecção feita cá, que correr risco de um qualquer policia não aceitar o selo inglês e aplicar uma multa de valor bem superior. E foi o que fizémos.

Espero ter ajudado.

olá! :)

antes de mais as minhas desculpas por só agora estar a responder - estava à espera de introduzir alguns dados concretos na discussão mas já passou demasiado tempo para continuar sem agradecer a ajuda prestada - MUITO OBRIGADO! no dia em que a função publica demorar, vá, o dobro dos 37m que me demoraram a elucidar vao ser os estranjas todos a querer estagiar no nosso pais em vez do contrário ;)

pelo que averiguei no entretanto no luxemburgo só um centro de inspecção - e com historial de olhar de lado para os carros dos portugueses - pelo que provavelmente me irei deslocar a frança para evitar chatices . entretanto permito-me lançar mais uma dúvida ([8]) - ter um selo de inspeção estrangeiro não coloca problemas com a cobertura do seguro portugês?! por outras palavras, se em portugal um carro não fizer a IPO a cobertura do seguro expira automaticamente... não haverá a possibilidade das sempre cooperantes companhias de seguros argumentarem algo parecido qd o IPO não é tuga?

um grande abraço e mais uma vez muito obrigado pela excelente ajuda já aqui prestada :)

olá! :)

antes de mais as minhas desculpas por só agora estar a responder - estava à espera de introduzir alguns dados concretos na discussão mas já passou demasiado tempo para continuar sem agradecer a ajuda prestada - MUITO OBRIGADO! no dia em que a função publica demorar, vá, o dobro dos 37m que me demoraram a elucidar vao ser os estranjas todos a querer estagiar no nosso pais em vez do contrário ;)

pelo que averiguei no entretanto no luxemburgo só um centro de inspecção - e com historial de olhar de lado para os carros dos portugueses - pelo que provavelmente me irei deslocar a frança para evitar chatices . entretanto permito-me lançar mais uma dúvida ([8]) - ter um selo de inspeção estrangeiro não coloca problemas com a cobertura do seguro portugês?! por outras palavras, se em portugal um carro não fizer a IPO a cobertura do seguro expira automaticamente... não haverá a possibilidade das sempre cooperantes companhias de seguros argumentarem algo parecido qd o IPO não é tuga?

um grande abraço e mais uma vez muito obrigado pela excelente ajuda já aqui prestada :)

O maior problema poderá ser com a seguradora em caso de acidente.

Assim que regressares do luxemburgo faz logo a inspecção.

Boa sorte no estágio, aproveita para conheceres umas quantas luxemburguesas que são bem boas[;)]

Voltar
Superior