Fazer já a revisão, ou esperar?

Qual é a marca e modelo do óleo? já sabemos que é um 5W30 sintético.

Qual é o plano de manutenção?

Não sei qual é o óleo. Comprei a carrinha usada com 100.000Km e o livro de revisões não especifica marca. Embora lá recomende dois óleos, não diz qual foi metido. Quanto ao plano, se não estou em erro, aos 120000 muda todos os filtros.

Assim como eu estou no meu de achar que 24 mil kms com o mesmo óleo, mesmo que seja trocar a cada 30 mil ou 2 anos, já está na altura de mudar (olha que isso dos iogurtes tem muito que se lhe diga...)[;)]
E fazes muito bem, se fosse um carro meu faria o mesmo.
Agora se alguém deixa até aos 114000 não é por fazer agora os tais 4000 que vai haver uma diferença.
Os meus dois carros o plano da marca é 15 em 15, mas ja tive um carro que era de 20 em 20 e não conseguia passar dos 10 (FAP).

A juntar a isto, revisão feita com óleo e filtros novos, vai certamente ter uma performance melhor, menos consumo, e pode eventualmente precisar de mais alguma coisa que detectem na revisão (imagina discos e pastilhas, p.e.).
Discos e pastilhas é outra historia (Bem como pneus) quem não perceber nada, o mínimo que se espera é que faça um checkup antes da viagem.
A parte do menos consumo (pelo menos quando tinha o Corsa 1.5TD) era o oposto. Após revisão o carro durante uns 5000 km bebia quase mais 1L, nunca percebi porque...
Sobre as revisões para fazer a viagem mais descansado, tenho na família um insignia que faz a revisão anualmente e calha sempre antes do proprietário ir de ferias. O carro tem agora 5 anos, e todos os anos teve que chamar a assistência em viagem para reparar o carro, por erros na revisão feita na marca (Tubos mal encaixados com consequente perda de abraçadeiras (2X), fuga de agua (1X)).
Eu com o meu antigo carro na Midas, ja sai de la com o tubo de vacuo mal encaixado, depois o carro tb praticamente não andava.
Um carro que já foi de minha casa (VW), com o antigo dono já ficou na estrada também por um componente mais encaixado (Mas ai foi mecânico de esquina) portanto em termos de segurança.

Não sei qual é o óleo. Comprei a carrinha usada com 100.000Km e o livro de revisões não especifica marca. Embora lá recomende dois óleos, não diz qual foi metido. Quanto ao plano, se não estou em erro, aos 120000 muda todos os filtros.
Se nao foste tu que fizeste a ultima revisão e se não sabes que oleo tem e/ou não consegues ter a certeza se foi mudado de acordo com as recomendações, não deixes passar mais tempo, antes que vás tarde..

aí muda um pouco de figura, mas mesmo assim se tiver o óleo no nível não me preocuparia muito. "daqui a pouco" já vais mudar na mesma.

E fazes muito bem, se fosse um carro meu faria o mesmo.
Agora se alguém deixa até aos 114000 não é por fazer agora os tais 4000 que vai haver uma diferença.
Os meus dois carros o plano da marca é 15 em 15, mas ja tive um carro que era de 20 em 20 e não conseguia passar dos 10 (FAP).

Eu também acho que não é por aí, mas se tem que a fazer, e tem uma viagem grande, aproveita e antecipa 1 mês. Isto claro tendo em conta tudo (já fez 24 mil kms, já passou 2 meses da data, fazer a revisão em conjunto, e agora já se sabe que nem foi ele que mudou o óleo, nem tão pouco o que lá está).[;)]

Discos e pastilhas é outra historia (Bem como pneus) quem não perceber nada, o mínimo que se espera é que faça um checkup antes da viagem.
A parte do menos consumo (pelo menos quando tinha o Corsa 1.5TD) era o oposto. Após revisão o carro durante uns 5000 km bebia quase mais 1L, nunca percebi porque...

Também não te consigo explicar[:D] Devia ser ao contrário...

Sobre as revisões para fazer a viagem mais descansado, tenho na família um insignia que faz a revisão anualmente e calha sempre antes do proprietário ir de ferias. O carro tem agora 5 anos, e todos os anos teve que chamar a assistência em viagem para reparar o carro, por erros na revisão feita na marca (Tubos mal encaixados com consequente perda de abraçadeiras (2X), fuga de agua (1X)).
Eu com o meu antigo carro na Midas, ja sai de la com o tubo de vacuo mal encaixado, depois o carro tb praticamente não andava.
Um carro que já foi de minha casa (VW), com o antigo dono já ficou na estrada também por um componente mais encaixado (Mas ai foi mecânico de esquina) portanto em termos de segurança.

Por acaso esperava que alguém se lembrasse de relatos destes. Felizmente nunca me aconteceu tal coisa. Mas à parte destes "azares" que referes, e pela lógica, a revisão devia servir para os carros ficarem no ponto e não virem de lá com problemas...

Por acaso esperava que alguém se lembrasse de relatos destes. Felizmente nunca me aconteceu tal coisa. Mas à parte destes "azares" que referes, e pela lógica, a revisão devia servir para os carros ficarem no ponto e não virem de lá com problemas...
Exatamente, recordo-me com saudade do meu Corsa que quando saída da revisão parecia quando saiu do stand, tudo ficava com um feeling diferente para melhor. Desde direção, embraiagem, bater de portas etc... Ficava a consumir mais um bocado, parecia que os filtros quanto mais entupidos estavam menos ele bebia :) Mas nunca sequer dei importância a isso, até porque so sentia nesse carro.

Pessoal,

Em primeiro lugar muito obrigado pelas opiniões.

Em segundo lugar, talvez não me tenha explicado bem. A carrinha foi sempre assistida na Citroen. E, logo, a última revisão, a dos 90.000 foi lá feita. Só não sei que óleo tem porque o livro de revisões não refere. Como o plano é de 30.000 a próxima é aos 120.000. Neste momento está com 115.000.

Pessoal,

Em primeiro lugar muito obrigado pelas opiniões.

Em segundo lugar, talvez não me tenha explicado bem. A carrinha foi sempre assistida na Citroen. E, logo, a última revisão, a dos 90.000 foi lá feita. Só não sei que óleo tem porque o livro de revisões não refere. Como o plano é de 30.000 a próxima é aos 120.000. Neste momento está com 115.000.

Tem alguma indicação das manutenções no computador de bordo ? É aí que deves-te basear primeiro.
Não deves ter feito as revisões aos kms certos. A útlima revisão tinhas quantos kms ? + ou - que 90.000 ?

Se a revisão foi feita aos 90000 certos, então a próxima será aos 120 se o intervalo for de 30KKm.

Ai só verificava os níveis do óleo, via o nível da agua do deposito do radiador, pressão nos pneus um pouco mais alta que o normal e siga viagem.

Se por acaso a revisão foi aos 87 ou 88 mil, ai a próxima revisão será aos 117-118 mil quilómetros, o que é completamente diferente dado a estimativa da viagem a fazer.

Mas de certeza páras 1 ou 2 dias numa cidade que tenha assistência citroen e fazes lá a revisão. Se calhar fica mais barata....

A última revisão foi aos 90.090 Km (é o que está escrito no livro) e o CB indica que faltam 5000 para a próxima (+/-)

A última revisão foi aos 90.090 Km (é o que está escrito no livro) e o CB indica que faltam 5000 para a próxima (+/-)

Sendo assim não há problema.
Checka os níveis e quando vieres fazes então a revisão, procurando que nunca passe 1000 kms desse valor que indica o CB pois as marcas gostam de apontar isso [;)]

Back