[Desporto] FC Porto 2018/19

Resumir as derrotas do FCP, SCP, e SLB, a questões de arbitagem ou preferências da UEFA é olhar para a pulga e não ver o elefante. [:p]

A diferença entre os clubes Italianos, Espanhois, Ingleses ou Alemães é tão grande tão grande que seria necessário uma duzia de camiões carregados de dinheiro para a anular. Todos têm muitooooo mais dinheiro, e é com esse dinheiro que se comprarm os melhores jogadores disponiveis no mercado, ora estes três clubes portugueses vendem os melhores jogadores, não os compram. Alguma equipa portuguesa poderia pagar ao Rafael Leão, ao Marco Silva, ao Bernardo, só para citar estes, nenhuma!

E não se ganha a estas equipas com Estácios, Chiquinhos Gilbertos, Rafas, Antónios Silvas, João Mário, Florentinos etc etc, até podem dar tudo, mas não chega para ganhar...

Para o que temos, até acho que fomos longe! [:p]​

Resumir as derrotas do FCP, SCP, e SLB, a questões de arbitagem ou preferências da UEFA é olhar para a pulga e não ver o elefante. [:p]

A diferença entre os clubes Italianos, Espanhois, Ingleses ou Alemães é tão grande tão grande que seria necessário uma duzia de camiões carregados de dinheiro para a anular. Todos têm muitooooo mais dinheiro, e é com esse dinheiro que se comprarm os melhores jogadores disponiveis no mercado, ora estes três clubes portugueses vendem os melhores jogadores, não os compram. Alguma equipa portuguesa poderia pagar ao Rafael Leão, ao Marco Silva, ao Bernardo, só para citar estes, nenhuma!

E não se ganha a estas equipas com Estácios, Chiquinhos Gilbertos, Rafas, Antónios Silvas, João Mário, Florentinos etc etc, até podem dar tudo, mas não chega para ganhar...

Nos últimos anos as equipas portuguesas aka principalmente o FCP até eliminaram algumas italianas. Apesar da diferença de orçamento.

Culpar a arbitragem já é o costume para os lados da Luz. A diferença é que lá fora estão se borrifando para as opiniões do Benfica e respectivas marionetas.

O que fica constatado é que não para o SLB não há árbitros bons. Nem portugueses nem estrangeiros...

Deves querer dizer Bernardo Silva.

De resto, concordo que ao Benfica não se pode exigir mais a nível de Champions, não obstante o Inter ser uma equipa mediana, é um enorme poço de talentos de outra galáxia que não a nossa. E estamos a falar dos quartos de final. Deu para sonhar, mas infelizmente ficou curto.

Ao Benfica só se podem imputar responsabilidades se vierem a perder um campeonato em que tiveram 10p de avanço a poucas jornadas do fim. Inadmissible.

Não é bem assim, tens o caso do Sporting que eliminou o Arsenal.

O Benfica que ganhou à Juventus e empatou com o PSG na fase de grupos, ficando em primeiro lugar no grupo.

E se formos ver bem, mesmo o Benfica na sua pior fase, foi roubado em 2 penáltis que provavelmente daria direito a um prolongamento.

Agora se me falares de equipas como o Man City, Liverpool, Real Madrid, Bayern, aí sim, a diferença é abismal (qualidade e dinheiro), só num dia muito mau é possível ganhar a uma equipa dessas.

Não é bem assim, tens o caso do Sporting que eliminou o Arsenal.

O Benfica que ganhou à Juventus e empatou com o PSG na fase de grupos, ficando em primeiro lugar no grupo.

E se formos ver bem, mesmo o Benfica na sua pior fase, foi roubado em 2 penáltis que provavelmente daria direito a um prolongamento.

Agora se me falares de equipas como o Man City, Liverpool, Real Madrid, Bayern, aí sim, a diferença é abismal (qualidade e dinheiro), só num dia muito mau é possível ganhar a uma equipa dessas.

Certo, mas referia-me a ganhar trofeus, não apenas jogos [;)]

Portista desde pequenino
286784e83af0885fb2733b7cfa2decc1.jpg

Deves querer dizer Bernardo Silva.

De resto, concordo que ao Benfica não se pode exigir mais a nível de Champions, não obstante o Inter ser uma equipa mediana, é um enorme poço de talentos de outra galáxia que não a nossa. E estamos a falar dos quartos de final. Deu para sonhar, mas infelizmente ficou curto.

Ao Benfica só se podem imputar responsabilidades se vierem a perder um campeonato em que tiveram 10p de avanço a poucas jornadas do fim. Inadmissible.

Sim referia-me a Bernardo Silva

Já é típico do tuga meter as culpa nos outros, e os adeptos do futebol, uma boa parte deles por sinal os mais ruidosos, são prós em repetir todas as bacoradas que os dirigentes, os cartilheiros, e os que lucram com este circo gostam de alimentar.

É por isso que temos canais de TV dedicados quase exclusivamente a este circo das arbitragens, que os papalvos gostam de assistir. Quase todos escolhidos a dedo entre o que se apresenta mais palhaço ou os que fervem em pouca água.

Tenho imensa pena que assim seja, não se fala de futebol jogado nem se cativa para comentar quem realmente pode ensinar alguma coisa aos adeptos. Pior ainda, este modo de estar ainda alastra a outras modalidades como o ciclismo, o moto GP ou o atletismo, tipo ervas daninhas.

Quem tem dois dedos de testa percebe e compreende o que dizes, no entanto acreditamos sempre (é isso que nos move, se fosse matemática pura não valia a pena ver) que é possível chegar lá, e muito se consegue fazer em Portugal.
Mas depois por outro lado há uma grande dose de radicalismo, muita coisa mal feita, irregularidades, gestão danosa, incompetência...sempre encoberta pela história das arbitragens que as "ditaduras" dos clubes impõem para salvar a face e esconder as suas incompetências. Os adeptos comem todos contentes!

Nos últimos dias estamos a assistir a um momento desses, o Benfica quebrou por vários motivos, e rapidamente aparecem as justificações das culpas sempre dos outros, claro, as arbitragens, os clubes rivais, os penaltis, a língua azul, etc, etc.

Mas acho bem, continuem assim durante mais umas semanas [:)]

Já é típico do tuga meter as culpa nos outros, e os adeptos do futebol, uma boa parte deles por sinal os mais ruidosos, são prós em repetir todas as bacoradas que os dirigentes, os cartilheiros, e os que lucram com este circo gostam de alimentar.

É por isso que temos canais de TV dedicados quase exclusivamente a este circo das arbitragens, que os papalvos gostam de assistir. Quase todos escolhidos a dedo entre o que se apresenta mais palhaço ou os que fervem em pouca água.

Tenho imensa pena que assim seja, não se fala de futebol jogado nem se cativa para comentar quem realmente pode ensinar alguma coisa aos adeptos. Pior ainda, este modo de estar ainda alastra a outras modalidades como o ciclismo, o moto GP ou o atletismo, tipo ervas daninhas.

Quem tem dois dedos de testa percebe e compreende o que dizes, no entanto acreditamos sempre (é isso que nos move, se fosse matemática pura não valia a pena ver) que é possível chegar lá, e muito se consegue fazer em Portugal.
Mas depois por outro lado há uma grande dose de radicalismo, muita coisa mal feita, irregularidades, gestão danosa, incompetência...sempre encoberta pela história das arbitragens que as "ditaduras" dos clubes impõem para salvar a face e esconder as suas incompetências. Os adeptos comem todos contentes!

Nos últimos dias estamos a assistir a um momento desses, o Benfica quebrou por vários motivos, e rapidamente aparecem as justificações das culpas sempre dos outros, claro, as arbitragens, os clubes rivais, os penaltis, a língua azul, etc, etc.

Mas acho bem, continuem assim durante mais umas semanas [:)]

Será que é como dizes? É que eu costumo ver os jogos...

No futebol, como desporto que é, a arbitragem tem a faca e o queijo na mão na grande maioria das vezes, o VAR veio ajudar em alguns lances (principalmente em foras de jogo), mas está longe de ser 100% eficaz. Para ser ainda mais eficaz é acabar com a arbitragem por meios humanos, passando as decisões por meio da inteligência artificial (um pouco como já se faz no ténis, só com um árbitro de cadeira) de maneira a que as decisões fossem justas (iguais) para ambas as equipas.

Vendo bem, o futebol é o desporto mais primitivo, com tantos milhões envolvidos, seria bom ir na busca de um sistema de arbitragem que possibilite a tão desejada verdade desportiva, para que passemos a falar de competição e não de casos de futebol todos os santos fim‑de‑semana... (eu pessoalmente estou farto e talvez seja o último campeonato que veja)

Vocês estão de parabéns:

FC Porto é a 4.ª equipa do mundo com mais penáltis desde 2020!

Como só estão a 3 golos do 1º lugar, até ao final deste campeonato têm a 1ª posição assegurada....

https://www.record.pt/futebol/futebo...Ro5Y2rbNGbgqvI

Vou ignorar o post da inteligencia artificial pois claramente pareces ter pouco conhecimento no tema, para não falar do "costumo ver o jogos". Os do Benfica só se for... nada explica o nivel de doença que tens vindo a debitar aqui.

Mas eu ajudo com os penaltys, até porque sigo muito de perto o CIES, a fonte da noticia, e não a uso só quando me convém.

Vou por aqui os dados desde 2016, sim 2016, porque o CIES faz analises há varios anos e o Benfica e Sporting no periodo 2017-2020 estava estavam em lugares similares que o Porto está agora. Nessa altura devia ser o sistema contra o Benfica de certeza....

Sporting - 74
Porto - 67
Benfica - 53
Vitoria - 50
Braga - 40

Portanto, o roubo de igreja que falas é de -2 penaltys por epoca vs porto?
Como explicas o Sporting? Aaaaaah esse Polvo verde...

Mas deixo-te mais um fun fact para veres como falar de penaltys é a forma mais burrana de discutir futebol:

Porto campeao 2022: Equipa com mais penaltys Sporting, Porto ficou em 3º. (Taremi piscinas, onde andas?)
Porto campeao 2020: Porto equipa com mais penaltys.
Porto campeão 2018: Benfica equipa com mais penaltys....PORTO EM 9º!!!

Vês o quão ridiculo é falar disto?
Se calhar não vais ver... achas que a AI pode ser um arbrito de futebol.

EDIT. Antes que venhas puxar da cartada ações na area por jogo, deixo os dados desde 2016 de Sporting, Porto e Benfica: 24, 32, 30.
Só Benfiquistas é que veem 47 ações/jogo do Benfica e 2,3 do Porto.

Last edited:
Vou ignorar o post da inteligencia artificial pois claramente pareces ter pouco conhecimento no tema, para não falar do "costumo ver o jogos". Os do Benfica só se for... nada explica o nivel de doença que tens vindo a debitar aqui.

Mas eu ajudo com os penaltys, até porque sigo muito de perto o CIES, a fonte da noticia, e não a uso só quando me convém.

Vou por aqui os dados desde 2016, sim 2016, porque o CIES faz analises há varios anos e o Benfica e Sporting no periodo 2017-2020 estava estavam em lugares similares que o Porto está agora. Nessa altura devia ser o sistema contra o Benfica de certeza....

Sporting - 74
Porto - 67
Benfica - 53
Vitoria - 50
Braga - 40

Mas deixo-te mais um fun fact para veres como falar de penaltys é a forma mais burrana de discutir futebol:

Porto campeao 2022: Equipa com mais penaltys Sporting, Porto ficou em 3º. (Taremi piscinas, onde andas?)

EDIT. Antes que venhas puxar da cartada ações na area por jogo, deixo os dados desde 2016 de Sporting, Porto e Benfica: 24, 32, 30.

Ai vamos ignorar a inteligência artificial? 👌😂

Amigo, não estamos no ano em que o futebol foi inventado, já estamos em 2023, olha em volta, abre os olhos e a mente e vais perceber o que eu estou a dizer, há automóveis que já andam sozinhos, não sei se já te deste conta...

Achas que na actualidade se eles quisessem já não podiam retirar o tipo que marca as linhas do fora de jogo no VAR? Na bola na linha de golo já é automático...

Basta pensar um pouco e ver que inteligência artificial não é mais do que simular as ações humanas e de pensar de maneira lógica.​

A "desvantagem" da inteligência artificial é que depois não pode haver roubos... pois... na realidade:

A grande vantagem da inteligência artificial é que elapermite realizar tarefas com muito mais rapidez, e com um grau de acerto milhares de vezes maior que o humano.​

Em relação aos penáltis, confundes penáltis reais com os que são de ficção cientifica, são coisas distintas, e esqueces os penáltis verdadeiros que não são marcados.

Vou-te dar um exemplo: Benfica foi gamado em 3 penáltis em 3 jogos consecutivos... (Inter em casa, Chaves fora e Inter fora), e só no último jogo a contar para o campeonato tanto Porto como Sporting tiveram 2 penáltis da fantochada cada.

Isso da verdade desportiva tens de fazer as contas jogo a jogo e apontar tudo, até os cartões vermelhos perdoados... lembras-te do Gil Vicente? Pepe não levou vermelho directo nem o Otávio... que são jogadores fundamentais na estrutura do Porto.

Sporting - 74
Porto - 67
Benfica - 53
Vitoria - 50
Braga - 40

Estás a perder tempo a debitar muito facto para quem pouco percebe, como vês caiu tudo em saco roto, não há qualquer capacidade de contra argumentação. A AI que ele quer é o bruno paixao, godinho, manuel mota e afins...aliás, basta ver os exemplos de "roubo" que ele dá para perceber o tipo de arbitragens que ele queria.

Last edited:
Estás a perder tempo a debitar muito facto para quem pouco percebe, como vês caiu tudo em saco roto, não há qualquer capacidade de contra argumentação. A AI que ele quer é o bruno paixao, godinho, manuel mota e afins...aliás, basta ver os exemplos de "roubo" que ele dá para perceber o tipo de arbitragens que ele queria.

Isto interessa-te:

Os números não mentem, mas o mais engraçado no meio de tudo isto foi assistir à estratégia do
@FCPorto
que se apressou a lançar a cartilha e deturpou os dados, lançando para o ar que o Benfica tinha apenas menos 3 penáltis que eles, quando o estudo se referia EXCLUSIVAMENTE aos penáltis assinalados nas 75 ligas mundiais e não aos penáltis em todas as competições. Ou seja, deturparam os números, juntaram penáltis do Benfica assinalados em TODAS as competições, incluindo Taça de Portugal, Taça da Liga e competições europeias, e compararam aos penáltis do FC Porto assinalados APENAS na liga portuguesa, argumentando que o Benfica estaria somente a 3 penáltis do FC Porto. O tiro nos pés que mandaram foi tão grande, que ficámos todos a saber que mesmo juntando todos os penáltis obtidos pelo Benfica em todas as competições oficiais em que participou desde 2020, ainda continua atrás do FC Porto com penáltis a favor contabilizados apenas na liga portuguesa. O Benfica, desde 2019/2020, tem 26 penáltis favoráveis na liga portuguesa. O FC Porto tem 46! São “só” mais 20. Esta é a realidade dos factos. Esta é a verdade que querem esconder. Os pastores mentem, deturpam e lançam fake news para desvirtuarem a verdade, e os carneiros, incautos, vão todos atrás, sem questionar ou investigar. Estratégias useiras e vezeiras que parecem ainda dar resultado. Todavia, o mais grave foi observar o
@Record_Portugal
,
@BMRibeiro
e a
@CMTVNoticias
, que tinham obrigação de colocar os dados verdadeiros na comparação entre os dois clubes, mas, como bons vassalos, seguiram a cartilha das Antas e desvirtuaram a verdade, os números oficiais da liga e o próprio CIES, comparando os penáltis do Benfica assinalados em TODAS as competições aos do FC Porto APENAS na liga portuguesa. É justo, sim senhor. É como comparar um Boeing 747 a uma trotineta e dizerem que a ambos se deslocam praticamente à mesma velocidade. Só que, neste caso, a trotineta consegue, ainda assim, andar mais rápido que o avião. Já não existe qualquer vergonha em Portugal. Depois admiram-se quando se diz que em Portugal é feito jornalismo de sarjeta.​

FuT8uC1XoAAYgBo

Isto interessa-te:

FuT8uC1XoAAYgBo

Engraçado como ocultaste a fonte, podes mostrar uma fonte credível do número de ocasiões de cada clube? Ou vais voltar ao gilocas?
E porque desde 2020 e não 2016? Ou desde 2016 a 2020? É para não apanhar a época maravilhosa de 17/18? 😂

O vosso problema é pensarem que comem todos gelados com a testa como a quem se destinam essas cartilhas. A ideia será desviar atenções da vergonhosa época corrente em que conseguem ter 16 penaltys a favor e mesmo assim foram eliminados de 3 competições. Coincidência ou não, numa sequência de jornadas que não tiveram penaltys perderam os jogos quase todos.

Last edited:
Será que é como dizes? É que eu costumo ver os jogos...

No futebol, como desporto que é, a arbitragem tem a faca e o queijo na mão na grande maioria das vezes, o VAR veio ajudar em alguns lances (principalmente em foras de jogo), mas está longe de ser 100% eficaz. Para ser ainda mais eficaz é acabar com a arbitragem por meios humanos, passando as decisões por meio da inteligência artificial (um pouco como já se faz no ténis, só com um árbitro de cadeira) de maneira a que as decisões fossem justas (iguais) para ambas as equipas.

Vendo bem, o futebol é o desporto mais primitivo, com tantos milhões envolvidos, seria bom ir na busca de um sistema de arbitragem que possibilite a tão desejada verdade desportiva, para que passemos a falar de competição e não de casos de futebol todos os santos fim‑de‑semana... (eu pessoalmente estou farto e talvez seja o último campeonato que veja)

Quando se vê um jogo (ou outra modalidade qualquer) condicionado pelas cores clubísticas, é perfeitamente normal que fiques a pensar e a contabilizar lances que te parecem contra, mas não contabilizas os lances a favor!
Ao mesmo tempo que se enfatiza a gravidade, ou falta dela, desses lances conforme a intensidade que vai ao teu desejo de ganhar o jogo ou o campeonato.
Na minha terra isso chama-se ter "palas nos olhos", e é algo que afeta os vermelhos, os azuis, os verdes e todos os outros. [;)]

A arbitragem não tem a faca e o queijo na mão, quem a tem são os clubes que a utilizam para tapar o sol com a peneira e encobrir os erros e vícios que cometem, usando para isso as palas nos olhos dos adeptos.

Claramente em Portugal se usa e abusa disso, para quem os abutres da comunicação social ainda contribuem fortemente porque é sinónimo de lucro financeiro!

No dia em que os adeptos deixarem de se preocupar tanto com o se é penalti ou não é penalti, e começarem a ficar mais atentos ao que vai na gestão dos clubes, nas contas, e na qualidade e erros dos atletas, talvez tudo isto possa melhorar e comecemos a ser mais competitivos sem hipotecar finanças do clube, sem ervas daninhas e sem repetir os mesmos erros todos os anos.

Mas é como tenho dito, espero que assim continue para os lados do teu clube, enquanto derem mais atenção à contabilidade dos penaltis desde 2020, vão continuar a cometer os mesmos erros, a ser comidos nos jogos com os adversários diretos, ganhar zero títulos e a chorar todos os anos [:p]

​​​

Quando se vê um jogo (ou outra modalidade qualquer) condicionado pelas cores clubísticas, é perfeitamente normal que fiques a pensar e a contabilizar lances que te parecem contra, mas não contabilizas os lances a favor!
Ao mesmo tempo que se enfatiza a gravidade, ou falta dela, desses lances conforme a intensidade que vai ao teu desejo de ganhar o jogo ou o campeonato.
Na minha terra isso chama-se ter "palas nos olhos", e é algo que afeta os vermelhos, os azuis, os verdes e todos os outros. [;)]

A arbitragem não tem a faca e o queijo na mão, quem a tem são os clubes que a utilizam para tapar o sol com a peneira e encobrir os erros e vícios que cometem, usando para isso as palas nos olhos dos adeptos.

Claramente em Portugal se usa e abusa disso, para quem os abutres da comunicação social ainda contribuem fortemente porque é sinónimo de lucro financeiro!

No dia em que os adeptos deixarem de se preocupar tanto com o se é penalti ou não é penalti, e começarem a ficar mais atentos ao que vai na gestão dos clubes, nas contas, e na qualidade e erros dos atletas, talvez tudo isto possa melhorar e comecemos a ser mais competitivos sem hipotecar finanças do clube, sem ervas daninhas e sem repetir os mesmos erros todos os anos.

Mas é como tenho dito, espero que assim continue para os lados do teu clube, enquanto derem mais atenção à contabilidade dos penaltis desde 2020, vão continuar a cometer os mesmos erros, a ser comidos nos jogos com os adversários diretos, ganhar zero títulos e a chorar todos os anos [:p]

​​​

Ser de um determinado clube não me afecta o discernimento para saber o que é ou não penálti, quer seja do meu clube, do clube adversário ou dos restantes clubes.

O futebol como desporto que é, que envolve tantos milhões, a nível de arbitragem (regulação das regras no jogo) é completamente primário, e como se tem visto também no VAR, basta ter o lado humano a controlar a coisa que o resultado final vai ser o que essa pessoa quiser, e não na aplicação das regras de jogo. Um dos cúmulos é a seguinte regra cá em Portugal: o árbitro marca penálti, esse penálti é uma simulação clara, mas há contacto entre os jogadores, o VAR não pode intervir porque há contacto... Depois há o contrário, em que o árbitro no campo não consegue ver, e o VAR tem todas as condições para confirmar que é penálti, mas não diz nada...

Em relação ao futebol ainda estar tão dependente da componente humana em relação à arbitragem, é porque a maioria dos clubes grandes não quer ver essa revolução, senão como justificavam poder ter uma época como a do Chelsea este ano, por exemplo?
Não tenhas a menor dúvida de que num campeonato onde a verdade desportiva imperasse a quase 100%, a quantidade de empates e derrotas por campeonato das equipas grandes subiria consideravelmente em alguns países, Portugal era um deles.

Back