fecho centralizado no Clio I

astramaster

New member
Tenho um Renault Clio I de 1997 e o respectivo fecho centralizado deixou de funcionar. [s)]

Ao princípio pensei que era o comando da chave mas o botão de abertura/fecho centralizado na consola central também não funciona.

Onde será a avaria e como resolver?

Começa por verificar o fusível do fecho central. Está por baixo do porta-luvas, linha de baixo, 7º a contar da esquerda.

Bem, não podemos lançar já os foguetes... :rolleyes:

A meio da tarde coloquei um fusível novo e experimentei e estava tudo a funcionar.
Mas agora à noite já não está a funcionar novamente.
Fui verificar o fusível e está queimado. Será curto-circuito? Mas onde?

Após teres trocado o fusível era para te responder exactamente isso, mas não tive oportunidade.

Se o fusível voltou a dar sinal, provavelmente existe um problema numa das pistolas do fecho central, no botão principal ou na cablagem.

Antes de levares o carro a um electricista, podes testar as portas individualmente. Abre e fecha e verifica se alguma pistola demora mais tempo do que as outras a funcionar, através do barulho e do fecho. A da mala também. Após isto, podes desmontar o botão do fecho central e verificar se está ok.

Fui verificar e constato que poderá realmente existir algum problema na fechadura da mala e em uma das portas traseiras. :eek:

- Com a mala aberta, ouve-se o barulho do trinco a abrir e fechar.
- Com a mala fechada, o trinco consegue fechar mas depois já não abre.
- Em uma das portas traseiras, o pino da porta também custa a subir e a descer.

Como devo proceder? Em primeiro lugar, lubrificar o mecanismo a ver se resolve o problema? E ir colocando fusíveis novos para ir experimentando...

Experimenta verificar primeiro a pistola da mala. Se fecha e demora a abrir pode estar aí o motivo dos fusíveis de fundirem.

O ideal é tirar o mecanismo fora para limpar e verificar o seu funcionamento, mas se não conseguires, ao lubrificar um pouco o fecho talvez melhore.

Back