Fecho de conta bancária

MegaMaster

Active member
Abro este tópico para perguntar a alguém que saiba, quanto tempo leva a encerrar a conta no Millenium BCB, visto que já foi há um mês que entreguei o cartão e preenchei o pedido de fecho de conta a ordem. Ficaram la uns Euritos, e neste momento ainda andam a cobrar não sei bem o quê, de juros, tendo a conta com 1,60 positivos neste momento. Consulto no netbanco. Como houve umas devoluções da parte deles, não ficou mesmo a zero. Trouxe o comprovativo de fecho de conta e o funcionário disse que não tinha de me preocupar com mais nada. Mas já não era para estar fechada? Como aquilo andou a negativo pois andavam a cobrar comissões de 6€ numa conta a zero, espero que não voltem a fazer o mesmo.
obrigado.

Eu mandei encerrar, nesse mesmo Banco, uma conta de uma das minhas filhas de que eu era titular. Fi-lo através do Homebanking, enviando uma mensagem interna, à qual me responderam que teria de me deslocar à Agência onde tenho a conta para a anular. [:D] Isto tudo porque começaram a debitar despesas de manutenção...

Foi simples: transferi os míseros Euros que lá estavam, deixando a conta a zero, voltei a enviar mensagem para o Banco informando-os de que não tinha disponibilidade para me deslocar à agência e do mesmo modo que tenho poder para movimentar tudo na conta através do Homebanking, também o tenho para a encerrar! Desliguei-me do assunto e mandei-os à caça de gambozinos. Cobrar já não cobram porque não têm lá nem 1 cent!

Fecho de conta bancária

Eu mandei encerrar, nesse mesmo Banco, uma conta de uma das minhas filhas de que eu era titular. Fi-lo através do Homebanking, enviando uma mensagem interna, à qual me responderam que teria de me deslocar à Agência onde tenho a conta para a anular. [:D] Isto tudo porque começaram a debitar despesas de manutenção...

Foi simples: transferi os míseros Euros que lá estavam, deixando a conta a zero, voltei a enviar mensagem para o Banco informando-os de que não tinha disponibilidade para me deslocar à agência e do mesmo modo que tenho poder para movimentar tudo na conta através do Homebanking, também o tenho para a encerrar! Desliguei-me do assunto e mandei-os à caça de gambozinos. Cobrar já não cobram porque não têm lá nem 1 cent!

Mas convém fechares isso e ficar com o comprovativo. Se 'cai' lá dinheiro vão logo cobrar as despesas de manutenção. Eu também pensei como tu e depois um dia lembrei-me e andava negativo. Claro que me devolveram o negativo, mas porque não me calei. Agora só descanso quando estiver mesmo fechada. E já está a demorar demais.

Eu tirei de lá o dinheiro quando me começaram a cobrar despesas de manutenção. Na altura mantive a conta a zeros durante uns tempos (no banco disseram-me que voltando a ter lá dinheiro só cobravam despesas desse mês e do anterior ou coisa do género).

Ao fim de uns meses resolvi fechar mesmo. Fui ao banco e isso ficou feito na hora. Até hoje nunca mais tive que me preocupar.

Potencialmente tenho um problema parecido.

Por não me poder deslocar a nenhum BCP a conta foi fechada por um familiar meu através de procuração.

No entanto fiquei com bastantes duvidas se a conta foi realmente fechada ou ficou a zeros... Ficar com saldo negativo e ignorar não é solução, não quero correr o risco de ter a reputação de crédito manchada por uns cêntimos mas espero que não dê nem mais um cêntimo a estes chulos. E assim que conseguir vou a um balcão confirmar que a conta está mesmo fechada.

Tirando a conta da CGD, que também é para fechar quando poder, irei ficar apenas com os típicos bancos online, que para o meu tipo de uso chega perfeitamente.

Last edited:

Convém teres cuidado com isso, porque daqui a uns anos vais a ver e tens a conta aberta e tens lá 100 ou 120€ negativos. E se não me engano, agora, saldo a descoberto = o banco informa o Banco de Portugal.

aproveito este tópico para fazer uma pergunta e saber openioes:. qual o banco portuges com o melhor sistema online?

Last edited:
Pessoal para confirmarem as contas bancárias activas e inactivas podem utilizar uma funcionalidade no site do banco de Portugal, acedendo com o login do site das Finanças.

Eu tirei de lá o dinheiro quando me começaram a cobrar despesas de manutenção. Na altura mantive a conta a zeros durante uns tempos (no banco disseram-me que voltando a ter lá dinheiro só cobravam despesas desse mês e do anterior ou coisa do género).

Ao fim de uns meses resolvi fechar mesmo. Fui ao banco e isso ficou feito na hora. Até hoje nunca mais tive que me preocupar.

eu já fechei na hora, deslocando-me à agência, sem problemas

quanto tempo?

é no imediato

Pois, eu também foi no imediato, trouxe o comprovativo na hora, mas acontece que consultando a conta no netbanco ainda continua activa. E também não é no imediato, porque aquilo que assinamos é um pedido de fecho de conta que depois segue os passos normais. Mas já há um mês, por isso questionei aqui, se alguém passou pelo mesmo.

É melhor resolver isso bem resolvido, sei de um caso (em outro banco) que se arrastou até chegar a uma empresa de recuperação de créditos. A conta já tinha sido fechada à mais de um ano e a pessoa para não se chatear até foi pagar despesas depois de a ter fechado, mandou fechar outra vez e continuaram na mesma. Por fim a culpa era do estagiário[8b].

É fechar e guardar um documento comprovativo.

Já encerrei duas contas nesse universo.
Foi imediato.
É importante não ter débitos directos activos, entregar todos os cartões/cheques.

No entanto ao abrir conta no Activo, verifiquei que tinham tudo on.... Bases de dados!
Entretanto verifica no portal do cliente bancário se ainda está activa a conta.

https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/ObterMapa.aspx
Entras com a pass das finanças.

Caso esteja, tens mesmo que ir lá e resolver. É melhor digo eu.

Pois, eu também foi no imediato, trouxe o comprovativo na hora, mas acontece que consultando a conta no netbanco ainda continua activa. E também não é no imediato, porque aquilo que assinamos é um pedido de fecho de conta que depois segue os passos normais. Mas já há um mês, por isso questionei aqui, se alguém passou pelo mesmo.

tens é de trazer o comprovativo de quitação da conta

Uso uma conta com a minha namorada exclusivamente para pagar despesas da casa e compras no hiper mensais. Vai ser fechada que este ano está a ser um escândalo de comissões. É impressionante o que os bancos ganham em contas que tenham pouco dinheiro.

Quer dizer, a minha conta ordenado não me cobram nada, já uma conta que lá tenha no máximo uns 450 euros para pagamentos tem uma manutenção altíssima.

tens é de trazer o comprovativo de quitação da conta

Exacto. Por isso estou descansado. E o funcionário disse que já estava resolvido. Mas incomoda-me um pouco, ainda não estar completamente fechada, com o netbanco a funcionar.

Last edited:
Porque tenho aqui cópia do comprovativo de encerramento da conta. O funcionário alertou-me que o netbanco ainda ficaria a funcionar mais uns dias, o que me admirou, mas não liguei. Disse-me ainda que estava tudo tratado, que poderia estar tranquilo.

Back