Ferramentas LEAN, KAizen,....

Afcivic

Well-known member
Abro este tópico porque já trabalho à décadas numa empresa de um grande grupo onde há cerca de 2 anos tentam implementar estas ferramentas, não têm dado qualquer valor acrescentado, até diria que têm feito baixar o rendimento da empresa. Diria que isso acontece devido à forma atabalhoada como se tem tentado implementar, principalmente por "rapaziada" sem qualquer know how da actividade da empresa.
Tenho constatado que isso está assim um pouco por todo lado, raramente falo com quem tem visto isto a ser implementado e tenha dado resultados positivos, chego mesmo ao ponto de dizer que desta forma vamos acabar com a industria, pois estamos a dar a gestão de empresas a quem não percebe nada da poda desvalorizando o know how adquirido, será assim por todo lado?

Abro este tópico porque já trabalho à décadas numa empresa de um grande grupo onde há cerca de 2 anos tentam implementar estas ferramentas, não têm dado qualquer valor acrescentado, até diria que têm feito baixar o rendimento da empresa. Diria que isso acontece devido à forma atabalhoada como se tem tentado implementar, principalmente por "rapaziada" sem qualquer know how da actividade da empresa.
Tenho constatado que isso está assim um pouco por todo lado, raramente falo com quem tem visto isto a ser implementado e tenha dado resultados positivos, chego mesmo ao ponto de dizer que desta forma vamos acabar com a industria, pois estamos a dar a gestão de empresas a quem não percebe nada da poda desvalorizando o know how adquirido, será assim por todo lado?

Trabalhei numa multinacional durante algum tempo, com o LEAN implementado. Pessoalmente não acho que tenha feito diferença além de uma melhor gestão dos recursos humanos. Acho que com um bocado de bom senso, trabalhadores responsáveis e acima de tudo bons group leaders, fazem mais diferença que qualquer uma dessas ferramentas.

por acaso estou a par do que são essas ferramentas e do grupo que as usa, e de facto o que toda gente diz é verdade na teoria é tudo muito bonito, mas na pratica é uma história completamente diferente, e não se consegue cumprir em condições as coisas, porque querem fazer omeletes sem ovos, ou seja numa tarefa é necessário 4 funcionários durante 8 horas e tem lá um e ainda a dividir-se por mais funções, o resultado é nem fica uma coisa bem feita nem outra, ou seja a qualidade que se lixe querem é quantidade, e pensam que as pessoas são de ferro e começam a andar desmotivadas e fartas de como as coisas estão a funcionar...

noutros casos como o meu não tenho desse tipo de coisas, mas tenho parecidas, e a treta é a mesma, pouca gente para tanta coisa, e os grandes a chatear , que tem de ser feito, não se pode gastar, e um gajo dá em maluco com esta gente, só vêm é números, e quem faz as coisas andar estão-se a lixar para eles...

isto já não andava lá muito bem, desde que o governo do passos fez algumas alterações, meteu mais força nas mãos dos patrões, isto descabou de vez, e toga gente se queixa um pouco por todo lado que as condições de trabalho ao invés de melhorarem cada vez estão piores, e depois ajudar os ordenados e descontos que andamos a fazer, quem é anda motivado...

eu já me deixei de ralar, faço o que tenho a fazer, se der deu se não deu amanhã também é dia, já devem andar a contar os dias que faltam para eu e muitos irmos para a pré reforma quando fizermos os 40 anos de casa, mas ainda tem de levar com a gente mais 3 anos pelo menos...

Pois, objetivamente posso falar de que em termos de produção o rendimento tem vindo a cair, nota-se perfeitamente que estas ferramentas têm muita razão de ser, acontece que são muito mal aplicadas, pois quem o faz não tem noção do trabalho da empresa (por norma é rapaziada que vem das universidades e sabe muito da teoria, mas da actividade da empresa, zero), será que os gestores de topo não conseguem ver uma coisa destas? Porquê tanta febre na implementação destas ferramentas se o resultado é pior do que estava? Estamos a perder o pouco que tínhamos em termos de industria?
Acredito que em sectores de distribuição, logística e outros a coisa funcione melhor, em termos de industria o know how é importantíssimo e está a ser desprezado.

Não trabalho em ambiente LEAN mas a ideia que tenho é que a filosofia é perfeitamente válida e está mais que comprovada mas arrisco-me a dizer que na grande maioria dos casos é mal implementado.

Para essa má implementação contribui muito isso que dizes, uma aplicação às cegas sem ter um real conhecimento dos processos internos e das necessidades da empresa. Também acontece o querer poupar nos custos e no fim corre mal, ou seja, diz que deve ser feito por 4 pessoas em turnos de x horas e metem um ou dois marmelos a fazer isso.

Viva,

Já trabalhei em empresas c/ sistemas LEAN/Kaizen implementado e atualmente trabalho numa que está em fase final de implementação.

Na minha visão, as ferramentas trazem mais valias e produtividade aos processos.

A dificuldade na implementação decorre do não comprometimento da gestão de topo.

por acaso estou a par do que são essas ferramentas e do grupo que as usa, e de facto o que toda gente diz é verdade na teoria é tudo muito bonito, mas na pratica é uma história completamente diferente, e não se consegue cumprir em condições as coisas, porque querem fazer omeletes sem ovos, ou seja numa tarefa é necessário 4 funcionários durante 8 horas e tem lá um e ainda a dividir-se por mais funções, o resultado é nem fica uma coisa bem feita nem outra, ou seja a qualidade que se lixe querem é quantidade, e pensam que as pessoas são de ferro e começam a andar desmotivadas e fartas de como as coisas estão a funcionar...

noutros casos como o meu não tenho desse tipo de coisas, mas tenho parecidas, e a treta é a mesma, pouca gente para tanta coisa, e os grandes a chatear , que tem de ser feito, não se pode gastar, e um gajo dá em maluco com esta gente, só vêm é números, e quem faz as coisas andar estão-se a lixar para eles...

isto já não andava lá muito bem, desde que o governo do passos fez algumas alterações, meteu mais força nas mãos dos patrões, isto descabou de vez, e toga gente se queixa um pouco por todo lado que as condições de trabalho ao invés de melhorarem cada vez estão piores, e depois ajudar os ordenados e descontos que andamos a fazer, quem é anda motivado...

eu já me deixei de ralar, faço o que tenho a fazer, se der deu se não deu amanhã também é dia, já devem andar a contar os dias que faltam para eu e muitos irmos para a pré reforma quando fizermos os 40 anos de casa, mas ainda tem de levar com a gente mais 3 anos pelo menos...

Não sabes o que é Lean, lean visa a qualidade

Quando dizes que desde que o governo de passos meteu mais força na mão dos patrões etc etc, leva-me a crer que és só um esquerdalha revoltado por não ter capacidade para criar uma empresa

Pois, objetivamente posso falar de que em termos de produção o rendimento tem vindo a cair, nota-se perfeitamente que estas ferramentas têm muita razão de ser, acontece que são muito mal aplicadas, pois quem o faz não tem noção do trabalho da empresa (por norma é rapaziada que vem das universidades e sabe muito da teoria, mas da actividade da empresa, zero), será que os gestores de topo não conseguem ver uma coisa destas? Porquê tanta febre na implementação destas ferramentas se o resultado é pior do que estava? Estamos a perder o pouco que tínhamos em termos de industria?
Acredito que em sectores de distribuição, logística e outros a coisa funcione melhor, em termos de industria o know how é importantíssimo e está a ser desprezado.

Dizer que após implementar lean o rendimento tem vindo a cair, é só
[FONT=Verdana, Arial, Tahoma, Calibri, Geneva, sans-serif]ridículo. Existe o tentar e o implementar. Quando bem feito, tudo terá de melhorar.

Tens razão quando dizes os putos que saem das universidades (serei um deles não deverá faltar muito) cheios de teoria e pouca noção, por isso é que tem impreterivelmente de existir comprometimento da gestão de topo

O lean funciona e está mais que provado, o que não falta são artigos a dizer o quanto melhorou a produtividade em milhares de empresas.

[/FONT]

Última edição:
Para quem não sabe, o Lean Manufacturing, visa, em parte, a minimização do desperdício, reduzindo ao mínimo actividades que não produzem valor acrescentado (transporte de coisas, por exemplo).

Pelo que tenho visto em alguns casos, não há aplicação do Lean, mas de umas pseudo-teorias de gestão operacional. Mas que são boas ferramentas são, e não é só 'teorias'. É preciso é saber implementar!

Para quem não sabe, o Lean Manufacturing, visa, em parte, a minimização do desperdício, reduzindo ao mínimo actividades que não produzem valor acrescentado (transporte de coisas, por exemplo).

Pelo que tenho visto em alguns casos, não há aplicação do Lean, mas de umas pseudo-teorias de gestão operacional. Mas que são boas ferramentas são, e não é só 'teorias'. É preciso é saber implementar!

Verdade

Deixei claro que concordo com as técnicas de LEAN, apenas refiro a sua implementação algo atabalhoada, pelo menos é o que tenho visto por aqui, e quando falo de quebra de rendimento não o faço por bitaites, posso dizer que caiu em cerca de 5% em relação ao ano passado. A maioria desta quebra de deve ao aumento de burocracias que no plano industrial se paga caro. Tal como a diminuição de peças em armazém que em termos de manutenção também dita as maiores paragens por manutenção. Tudo por falta de conhecimentos na área de produção e muita teoria de LEAN.
Noto principalmente muita resistência à mudança nas chefias de topo e acho que era aí que se devia começar.

Quaisquer técnicas, metodologias, teorias, processos ou o que for quando mal implementadas obviamente que não produzem os resultados esperados.
Isso no entanto não é culpa da metodologia, é culpa da forma errada como foi implementada.

Como já disseram estas teorias que se dão nas universidades como é evidente são consubstanciadas com a apresentação de case studies de sítios onde foram implementados com sucesso e produziram os respectivos resultados:
- O Toyota Production System popularizou-se e foi replicado noutros sítios porque como é evidente funcionou na Toyota
- O Six Sigma popularizou-se porque na década de 80 funcionou na Motorola e porque foi replicado com sucesso na General Electric

Agora o que acontece muitas vezes é:
- A gestão de topo não está totalmente comprometida com o sucesso do processo e por esse motivo não disponibiliza os recursos necessários para fazer o sistema funcionar
- Existe uma enorme resistência à mudança, não se consegue passar a mensagem às pessoas, e a implementação do sistema falha porque as pessoas não seguem os novos processos e continuam a fugir ao mesmo como podem

Exactamente AstonM, não abri o tópico para dizer que a técnica não funciona (como querem tentar passar), apenas abri porque me parece que muita empresa o faz atabalhoadamente e em vezes de tirar dividendos disso acontece precisamente o contrário. E gostaria de ter outros feedbacks.[;)]

porque me parece que muita empresa o faz atabalhoadamente

Bom, não me surpreende que muitas empresas o façam atabalhoadamente, afinal o "desenrascanço" está nos nossos genes e é muito fácil cair na tentação de fazer as coisas "em cima do joelho".
De qualquer das maneiras existe certamente casos de sucesso em Portugal (muitas empresas multinacionais acabam por importar os processos da casa-mãe) e até nos serviços públicos começa-se aos poucos a introduzir essas metodologias (se repararem nem todos os serviços públicos funcionam mal [:D]).

Viva,

Já trabalhei em empresas c/ sistemas LEAN/Kaizen implementado e atualmente trabalho numa que está em fase final de implementação.

Na minha visão, as ferramentas trazem mais valias e produtividade aos processos.

A dificuldade na implementação decorre do não comprometimento da gestão de topo.

Do que tenho visto, essa é realmente a principal causa da não-eficácia das alterações dos processos.
A outra é a "chapa 5", aplicam o que leram nos livros ou viram já implementado, sem analisar se isso se enquadra nos processos já implementados.
Depois vem a resistência à mudança, e contra isso, não basta dizer que funciona e é muito melhor, é preciso mostrar (provas de conceito, testes, protótipos).
A implementação de "pacotes" também atrapalha, porque depois uma falha, e não sabes qual falhou, assumes que tudo está mal.

Ficam aqui os bitaites de quem não percebe nada disso, ok?

É muito bom quando bem implementado, mas principalmente, quando faz sentido implementar (p.e. produção fabril e logística).
Nos últimos anos tenho acompanhado "tentativas de implementações" dessas metodologias em serviços. Os consultores não percebem ponta do negócio e criam camadas de abstração que só funcionam no powerpoint, os engenheiros não conseguem adaptar o seu trabalho à nova metodologia porque não encaixa e o trabalho tem de ser entregue ao cliente.

No fim, o pessoal trabalha a dobrar, criam-se ainda mais tarefas de reporting, os mid-managers fazem reports bonitos porque não podem dizer para cima que "falharam" na implementação dum processo que custou milhões só em consultoria e fica-se com uma porcaria que ninguém toca.

É muito bom quando bem implementado, mas principalmente, quando faz sentido implementar (p.e. produção fabril e logística).
Nos últimos anos tenho acompanhado "tentativas de implementações" dessas metodologias em serviços. Os consultores não percebem ponta do negócio e criam camadas de abstração que só funcionam no powerpoint, os engenheiros não conseguem adaptar o seu trabalho à nova metodologia porque não encaixa e o trabalho tem de ser entregue ao cliente.

No fim, o pessoal trabalha a dobrar, criam-se ainda mais tarefas de reporting, os mid-managers fazem reports bonitos porque não podem dizer para cima que "falharam" na implementação dum processo que custou milhões só em consultoria e fica-se com uma porcaria que ninguém toca.

Precisamente a imagem que tenho do assunto nos exemplos que conheço.[;)]

Já participei na implementação do lean em vários departamentos da minha empresa e as principais dificuldades que encontrámos foram mais ou menos estas:
Filosofia top-down (imposição pura e simples) sem real envolvimento de todo a estrutura;
Daqui decorre uma resistência grande à mudança que na verdade mais não é do que desconhecimento, porque como ninguém explicou nada as pessoas estas ficam com receio do que aí vem;
Lean só implementada da base até às hierarquias intemédias, enquanto que as hierarquias superiores nada fazem e acham que isso do Lean é só para os outros;
Autofagia do projecto lean, ou seja, quando as equipas estão tão focadas no lean e na criação de informação para o lean que acabam por perder os ganhos de eficiência do lean porque os ocupam a produzir informação para o lean (não sei se me fiz entender).

Exacto. Isso é um risco muito sério. Conheço casos em que se as coisas tivessem sido implementadas como o consultor queria (um grande consultor internacional), as pessoas iam passar para aí metade do seu tempo de trabalho a trabalhar e a outra metada a produzir relatórios e maps descrevendo o que tinham feito![:D]

Exacto. Isso é um risco muito sério. Conheço casos em que se as coisas tivessem sido implementadas como o consultor queria (um grande consultor internacional), as pessoas iam passar para aí metade do seu tempo de trabalho a trabalhar e a outra metada a produzir relatórios e maps descrevendo o que tinham feito![:D]

Também tivemos um grande consultor internacional, mac-cenas. O consultor "residente" elogiava nossas sugestões durante as reuniões e depois fazia queixinhas ao head de que não aceitávamos os processos e que estávamos a dificultar a implementação. Ficamos com uma coisa medonha em que literalmente 30% do tempo do engenheiro era a produzir informação de reporting e com necessidade de uma equipa para gerar e analisar esses reports. O que passou para cima é que tinha sido um sucesso, que ganhou-se visibilidade dos processos e que a produtividade tinha aumentado significativamente.

A aplicação da metodologia completa é excelente para trabalhos repetitivos, de ciclo muito curto e com pouca ou nenhuma adaptação ao cliente/projecto (tailoring), tal como fábricas, logística, suporte técnico básico, etc. De resto só serve para gerar entropia e powerpoints.

Um exemplo muito actual é o de um projecto curto de prova de conceito com um cliente. Tenho um único engenheiro para trabalhar na instalação e testes e 6 (seis!!) gestores de projecto/recursos envolvidos, isso só para o delivery. Quando questionei, explicaram-me o blueprint super-eficiente, onde para servir a todos, modelam o funcionamento pelo pior caso (projectos de x00 milhões com centena de recursos).

Voltar
Superior