Ferrari Luce EV (F244)

O que conta é o que está debaixo do capot.

Aí é que estás enganado[:D]

Quem compra Ferraris hoje em dia são azeiteiros, youtubers, miúdos das criptomoedas, magnatas do petróleo, traficantes ou seja, gente que percebe zero de automóveis e só usa o carro para impressinar os amigos e as mulheres. Se um Ferrari elétrico fizer barulho então é igual a um carro a combustão. Com a vantagem de gastar 1/10 em combustível e manutenção.

Ele tem razão, muitas pessoas compram um Ferrari pela marca, não pelo carro em si. As pessoas compram um Ferrari porque querem um Ferrari, não porque o carro tem x cavalos, x cilindrada, x tamanho, etc.. Não é uma compra racional.
Compram um Ferrari pelo mesmo motivo que se compram Lamborghinis e Paganis, querem um motor a roncar atrás das orelhas, querem um carro desportivo.
Eletricos está o mercado inundado deles e todos a mesma m*rda, muda o cheiro.

Eu acho que quem compra um Ferrari EV não será muito diferente de quem compra um Ferrari SUV ou um Lamborghini SUV.
Um PuroSangue é um V12 NA, achas mesmo que é a mesma coisa?
Até pode (e provavelmente será) mais lento que este Ferrari EV em todas situações mas um V12 é um V12.
Eu tenho um Stelvio Quad e tirando Vmax qualquer Tesla que não seja base model é mais rapido em praticamente todos os cenários, mas não o trocava por nenhum.
Os carros não são apenas numeros e quando entras em segmentos que pagas bom dinheiro para ter algo diferente, um motor com alma, som etc os eletricos são automaticamente excluídos, andem o que andarem, e racionalmente fariam muito mais sentido... pois são imensamente mais economicos, andam mais, avariam menos etc.

Do pessoal que conheço que tem Ferrari não o faz por ser um petrolhead, fá-lo por investimento ou por show off, portanto não fará diferença a motorização, um é emigrante o outro advogado.[:D]
Isso é mesmo redutor... A Ferrari não fez o seu nome a vender carros a quem não gosta de carros e é uma marca de apaixonados por carros... se ao mesmo tempo for um bom investimento é a cereja no topo do bolo.

Aí é que estás enganado[:D]

Quem compra Ferraris hoje em dia são azeiteiros, youtubers, miúdos das criptomoedas, magnatas do petróleo, traficantes ou seja, gente que percebe zero de automóveis e só usa o carro para impressinar os amigos e as mulheres. Se um Ferrari elétrico fizer barulho então é igual a um carro a combustão. Com a vantagem de gastar 1/10 em combustível e manutenção.
Isso é mais quem compra Lamborghinis.
Não ves muitos Ferrari com wraps cromados ou rosa, Ferrari é bastante diferente do que dizes.
Ate te digo mais, Ferrari é mais que uma marca de automoveis é um icone e por esse motivo é que tem de longe o negocio mais lucrativo da industria automovel e não é com os azeiteiros ou youtubers.
Nos classicos a Ferrari é uma marca de culto.
Vais ver Gallardos e estão todos nas mãos dessa tropa que dizes, vais ver 355, 430 ou 458 e não ves nenhum nessa vida.

Até pode (e provavelmente será) mais lento que este Ferrari EV em todas situações mas um V12 é um V12.
Eu tenho um Stelvio Quad e tirando Vmax qualquer Tesla que não seja base model é mais rapido em praticamente todos os cenários, mas não o trocava por nenhum.
Os carros não são apenas numeros e quando entras em segmentos que pagas bom dinheiro para ter algo diferente, um motor com alma, som etc os eletricos são automaticamente excluídos, andem o que andarem, e racionalmente fariam muito mais sentido... pois são imensamente mais economicos, andam mais, avariam menos etc.

Tu é que estás a levar as coisa para a performance e ruido e coisas que tu achas que valem, mas no mundo existe muita gente que quer um Ferrari só pela aparência, glamour, estética, imagem de marca,...
Portanto um EV vai ter, para muita gente, mais valor do que um V12, qualquer nerd das tecnologias atualmente é capaz de ir mais depressa para um EV do que um V12.
Os Ferrari hibridos eram um atentado à marca, hoje valem mais de 50% das vendas da marca.
O mundo gira, tens dado conta?

Last edited:
Tu é que estás a levar as coisa para a performance e ruido e coisas que tu achas que valem, mas no mundo existe muita gente que quer um Ferrari só pela aparência, glamour, estética, imagem de marca,...
Portanto um EV vai ter, para muita gente, mais valor do que um V12, qualquer nerd das tecnologias atualmente é capaz de ir mais depressa para um EV do que um V12.
Os Ferrari hibridos eram um atentado à marca, hoje valem mais de 50% das vendas da marca.
O mundo gira, tens dado conta?
Um hybrido nada tem a ver com um EV...
Pronto, é a minha opinião informada e pelos vistos a marca parece pensar igual e ate ja se arrependeu do caminho e se não fossem os regulamentos idiotas da UE e das emissões tenho sérias duvidas que a Ferrari alguma vez olhasse para EVs in first place.
Mas envia-lhes um email que parece que sabes bastante sobre o que quem compra Ferrari quer.
https://www.reuters.com/business/au...8-because-weak-demand-sources-say-2025-06-17/
Quem vai ao Mcdonalds tambem não quer comer fastfood, vai lá porque quer apenas a experiencia de ir ao Mc... se eles tivessem bacalhau a brás eles preferiam.

Tretas, o futuro não é a combustão e se a Ferrari não entrar na tecnologia elétrica um dia ficará para trás, é o que é, tentar ir atrás da saudade não dá lucro.
Duvido que uma marca consiga manter-se ao corrente de uma tecnologia sem a vender, nem que sejam poucas unidades.

Sem mais, aliás, a propria Ferrari anda sempre em cima dessas atrocidades.

Os azeiteiros que compram Ferrari são mais discretos do que os que compram Lamborghini mas o que não falta é azeiteiros, youtubers, traficantes, etc., a comprar Ferraris.

Para esses se um EV fizer 2 segundos dos 0-100, e um V8 fizer 4 segundos, eles vão preferir o EV. Para além disso gastam muito menos em combustível.

"Experiência de ir ao Mac"?? Nunca tinha ouvido essa! Que raio de experiências tão boas ou especiais tens naquela barraca? [:D][:D]

Tretas, o futuro não é a combustão e se a Ferrari não entrar na tecnologia elétrica um dia ficará para trás, é o que é, tentar ir atrás da saudade não dá lucro.
Duvido que uma marca consiga manter-se ao corrente de uma tecnologia sem a vender, nem que sejam poucas unidades.
Hum... não sei, as marcas Europeias estão todas a regredir nos grandiosos planos de electrificação e os novos planos passam todoa ou quase todos por ICE.
Viste o link que enviei? Se são tretas é como digo, sabes mais que a própria Ferrari.

Hum... não sei, as marcas Europeias estão todas a regredir nos grandiosos planos de electrificação e os novos planos passam todoa ou quase todos por ICE.
Viste o link que enviei? Se são tretas é como digo, sabes mais que a própria Ferrari.

Claro que estão a regredir, mas isso é politica apenas, marcar uma evolução por decreto é coisa de politicos.
As baterias estão no inicio da sua evolução, imagina tu teres baterias com a dimensão das que tens hoje mas com a possibilidade de 2000 kms de autonomia? Onde achas que ficam os ICE? Qualquer marca que queira permanecer no mercado tem que ir para uma abordagem "full EV", ou arrisca-se...

mesmo dentro da Ferrari há de tudo.. há quem compre por ser rápido, por ter prestígio, por ter um V12, etc. Logo se vê como é acolhido

Concordo plenamente.

Um exemplo prático engraçado é que o fundador da marca Rimac, que penso serem os melhores desportivos EV e mais avançados, quando assumiu o controlo de gestão da Bugatti e começaram a desenvolver um novo hiperdesportivo para substituir o Shiron, rapidamente descartou a possibilidade de fazer um VE, porque percebeu que o posicionamento de absoluto topo da Bugatti exigia uma exótica mecânica ICE

Concordo plenamente.

Um exemplo prático engraçado é que o fundador da marca Rimac, que penso serem os melhores desportivos EV e mais avançados, quando assumiu o controlo de gestão da Bugatti e começaram a desenvolver um novo hiperdesportivo para substituir o Shiron, rapidamente descartou a possibilidade de fazer um VE, porque percebeu que o posicionamento de absoluto topo da Bugatti exigia uma exótica mecânica ICE

Mas que tem isso a ver com o que se falava? O que se dizia é que a Ferrari quer queira ou não vai ter que enveredar por algum EV, de outra forma arrisca-se a perder o comboio da tecnologia elétrica, falar de Bugatti ou Rimac para comparar com o que se estava a falar não tem nexo nenhum, nenhuma destas marcas tem a representação/imagem de mercado de uma Ferrari.
Ninguém estava a dizer que a Ferrar vai deixar de fazer ICE para ir para os EVs, a Ferrari vai ter é que, de alguma forma, manter-se nas duas tecnologias, mesmo que com poucas unidades elétricas, pode adiar, mas um dia vai ter que o fazer., é só a minha opinião.

Mas que tem isso a ver com o que se falava? O que se dizia é que a Ferrari quer queira ou não vai ter que enveredar por algum EV, de outra forma arrisca-se a perder o comboio da tecnologia elétrica, falar de Bugatti ou Rimac para comparar com o que se estava a falar não tem nexo nenhum, nenhuma destas marcas tem a representação/imagem de mercado de uma Ferrari.
Ninguém estava a dizer que a Ferrar vai deixar de fazer ICE para ir para os EVs, a Ferrari vai ter é que, de alguma forma, manter-se nas duas tecnologias, mesmo que com poucas unidades elétricas, pode adiar, mas um dia vai ter que o fazer., é só a minha opinião.

A necessidade de um EV não acho que tenha a não ser que a regulamentação de emissões obrige a médias tão baixas que incorporar EV seja mandatório.

Pensei que se estava aqui a defender que a Ferrari podia ter mercado para um EV.

Back