Fiabilidade 307 Sw

A minha esposa tem uma 307 SW de 10/2006 que comprámos em 10/2009 com 55 mil km. Passados 100 mil km e praticamente 6 anos chego à conclusão que a fiabilidade e qualidade de construção deixa muito a desejar.

Aos 110 mil km teve que susbtituir a distribuição, quando a marca aconselha 10 anos ou 240 mil km. A minha esposa faz principalmente auto estrada a 120/130 km/H...

Levou uma válvula no travão que acciona as luzes de stop.

Agora está na oficina a levar um sensor do injector, deixou de injectar gasóleo no motor e a minha esposa ter ficado na 2ª circular em plena hora de ponta.

Já teve que levar tubos de retorno do gasóleo dos injectores por duas vezes. Os botões do rádio não funcionam, quase desde sempre, tenho que utilizar os do comando no volante.

O comando dos vidros do lado do condutor volta e meia tem que ser desmontado para voltar a encaixar os fios, se não os vidros não funcionam.

A carrinha em chuva foge de traseira. Além de gastar pneus mais rapidamente atrás do que à frente.

Está sempre a mudar os médios à frente e stop e luz de presença atrás.

Precisa do sensor da pressão do óleo (volta e meia aparece no CB a indicação de pressão do óleo baixa, principalmente a frio e muito raramente).

O que salva são os consumos (4,7 aos 100 de acordo com CB) os 5 lugares individuais e o enorme espaço de carga. De resto....

Não estamos a falar de um carro com 15 anos e 300 mil km. Estamos a falar de uma carrinha com 8 anos e 8 meses com 156 mil km...

O meu sogro tem um Astra de 2002 com quase 300 mil e está sempre a gozar comigo...

É a fiabilidade tipica de um Peugeot, tive azar ou sou picuinhas!?!

Fazer a análise de um carro comprado usado é sempre algo injusto, porque nunca se sabe com certezas qual foi o tratamento que o carro levou. Por vezes 55.000 quilómetros feitos de forma descuidada num carro é pior do que fazer 200.000 quilómetros de forma cuidada.

Se já tiveste vários Peugeot e estavas satisfeito com a marca, não faz sentido que mudes a opinião devido a uma experiência menos boa num carro comprado usado.

O Peugeot 307 apesar de não ter a qualidade de um Golf tem bons materiais, foi carro do ano em 2001, e é preciso não esquecer que na sua altura era quase 5000€ mais barato do que o Golf. Muitas das questões de que te queixas também acontecem na VW, nos VW aproximadamente dessa altura também avariavam frequentemente os elevadores dos vidros, e os interiores descascavam.

Mecânicamente a Peugeot-Citroen é uma marca robusta, tirando alguns casos pontuais (os primeiros 1.6 HDi, o raríssimo 1.4 HDi de 90cv), os motores aguentam muito, é uma das marcas (grupo) que mais vende Comerciais ligeiros e Táxis na Europa.

Era factualmente que as primeiras geraçoes, e os primeiros da segunda, tinham problemas electronicos frequentes.

O 1.6 HDI ser robusto... devido-me, no meu caso, sempre manutençao do melhor, revisoes encurtadas face ao que a marca dizia, nao bastou para começar a terem alguns problemas a baixos km.

Sinceramente, depois de varios PSA, desde segmento B a D... nao consigo os considerar carros robustos e duradouros.

Hoje em dia praticamente não há carros robustos como antigamente, com excepção de alguns Japoneses.

Os carros hoje são computadores sobre rodas.

Os primeiros 1.6HDi/TDCi foram algo problemáticos (turbo, injectores), tanto na Pug como na Ford, hoje é um dos melhores motores que andam por aí. Há por aí muitos táxis e comerciais com mais de 500.000km nesses motores sem qualquer problema. Na minha opinião, as marcas hoje em dia menos robustas a nível mecânico são as alemãs, com os problemáticos N47, N63 e N55 da BMW, os TSi da VW, e os 220CDi e 250CDi da Mercedes que comem injectores como se não houvesse amanhã.

Last edited:
Casos são casos. A manutenção sempre foi um bocado descuidada em termos de km, sem nunca passar os mil km da quilomtragem recomendada. Mas sempre foram utilizados óleos e materiais recomendados pelo construtor.
Desde o ano 2000 que em casa só entra PEugeot, desde 206, 206 SW, 407, 307 Break e esta SW. Mas a esta quilometragem só chegou esta.
Os outros veiculos não tiveram este tipo de problemas.

Só por curiosidade qual é o óleo recomendado que têm usado? E com periodicidade é trocado o filtro de combustível?

A minha desde os ~75 mil kms, quando a comprei, sempre fez mudas de oleo/filtros a cada 20 mil kms, nunca excedeu os 18 meses. O oleo costuma ser o castrol edge ora 5-30 ora 0-40, depende das promoções. Mecânicamente, nada a apontar.

Confirmo as letras do display central a apagarem-se quando está algumas horas ao sol (elevadas temperaturas), voltando (pelo menos para já[:D]) ao normal após alguns minutos em movimento.

Quanto à comparação com o golf, não tem. Tenho contacto muito frequente com um golf V 1.9 /2006 e não há nem materiais a descacar nem vidros a cair das calhas/sem abrir. Já para não falar que é um carro mais confortável e muito mais robusto. Justificava, na minha opinião, o que custava a mais.

Mas, dentro do segmento e por valores semelhantes, não há nada que faça o que a sw faz (espaço/modularidade/consumos e possibilidade de levar 7 passageiros[;)]).

Cump.

Back