Fiabilidade caixas Dsg/Multitronic

Pois, eu também prefiro a manete (o bmw nem sequer tinha patilhas). Mas desde que em vez de subir, desci uma relação (o que vale é que foi devagar...), habituei-me a usar as patilhas.

Assim não há enganos[:cool:]

Cump.
a parte boa das cx auto é protege o motor, não deixando meter um prego

Gosto de usar patilhas mas apenas as que estão estáticas, aquelas que acompanham o movimento do volante não consigo usar.

Em relação à DSG o meu contacto é apenas quando instalada num Golf V. Trata-se da versão de 6 velocidade e em 9 anos nunca sofreu a menor falha.

O incoveniente da dsg numa condução mais empenhada é que o manípulo que funciona de forma contrária ao que estava habituado (e que considero ser mais intuitivo), ou seja para a frente avança uma relação, para trás reduz...

No cc, por ter patilhas no volante, não me incomoda particularmente, mas se não houver patilhas chateia...

Outro pormenor, quando em D, se porventura o condutor achar que é melhor avançar ou reduzir uma relação (numa descida, por exemplo) pode-se dar uma "patilhada" para a relação pretendida, de seguida retoma o modo auto, sem que seja necessária qualquer acção[;)]

Mas como disse anteriormente, dificilmente há real necessidade de assumir o controlo, a caixa é muito competente.

Quanto a problemas, claro que os pode haver, são milhenteas peças e muita eletrónica a comandar tudo. Contudo tenho a ideia que não há muitos relatos de queixas. E temos de ter a noção que a vw conta com a dgs já há uns anitos, e em diversos segmentos. Acho que ajudou e muito a democratizar este tipo de caixa.

Havendo muitos exemplares, há com certeza um maior número de relatos de problemas.

Vogal, já experimentas-te um?

Boa sorte na procura[;)]

Cump.

Boas, so andei mesmo com um Golf V com Dsg e gostei bastante [;)]

Tendo em conta a tua imagem, e o facto de terem caixas auto que é ir trocando o óleo e fazer kms é uma afirmação estranha.

Também já pensei assim.

Curiosamente, a pós ter tido alguns carros com caixa auto, foi precisamente na MB que me calhou uma fava, embora forçada por um conjunto de acontecimentos infelizes.

Embora eu já tivesse alguma cautela na compra de carros usados com caixa auto, este caso mostrou-me um "mundo novo", pois quando as coisas mexem com a minha carteira, procuro ter a formação/informação necessária para não ser (muito :)) enganado.

O que aprendi (além da parte prática) é que existe um mercado brutal... e que só se justifica porque existe procura... e não há marcas imunes.

Agora... claro que existem muitos casos de sucesso (conheço bastantes) mas quanto mais velho/rodado for o carro, menos aconselho uma automática.

Também já pensei assim.

Curiosamente, a pós ter tido alguns carros com caixa auto, foi precisamente na MB que me calhou uma fava, embora forçada por um conjunto de acontecimentos infelizes.

Embora eu já tivesse alguma cautela na compra de carros usados com caixa auto, este caso mostrou-me um "mundo novo", pois quando as coisas mexem com a minha carteira, procuro ter a formação/informação necessária para não ser (muito :)) enganado.

O que aprendi (além da parte prática) é que existe um mercado brutal... e que só se justifica porque existe procura... e não há marcas imunes.

Agora... claro que existem muitos casos de sucesso (conheço bastantes) mas quanto mais velho/rodado for o carro, menos aconselho uma automática.

Depende se já levou uma nova ou não[:D]

Tenho uma multitronic numa B8. Estou muito satisfeito.

Para além dos custos de um nova/reconstruida/arranjada em caso de avaria, convem ver os valores para a manutenção regular. A minha de 60 em 60 mil km serão 250€ de revisão.

Depende se já levou uma nova ou não[:D]

Tenho uma multitronic numa B8. Estou muito satisfeito.

Para além dos custos de um nova/reconstruida/arranjada em caso de avaria, convem ver os valores para a manutenção regular. A minha de 60 em 60 mil km serão 250€ de revisão.

Só para a caixa?

Alguém entre o caros colegas possui ou conduz regularmente alguma destas caixas automáticas? Se sim, qual a vossa opinião?

Tinha tomado a decisão que no próximo veiculo comprar com caixa automática, mas gostava de ouvir algumas opiniões sobre elas.

Tenho algum receio de fiabilidade destas caixas porque as reparações (se possíveis) devem ser onerosas.

Qual a vossa opinião? São fiáveis?

Conduzo há anos um mercedes de caixa automática, sempre fui adepto....neste momento não voltava a comprar....estou sempre à espera que surja um problema que me dê um rombo no orçamento.....além disso, em estrada nacional, fico sempre com a sensação que falta alguma coisa....em cidade é óptimo...em AE é igual num carro manual mete-se a 5ª ou 6ª e não se mexe mais até ao final da viagem!

como já alguém disse, se a fiabilidade é uma preocupação, o melhor mesmo é comprar manual!

P.S.- são caixas em que tem de se ter mais atenção no uso, não meter em P ainda com o carro em movimento, não mudar de para r com o carro a descair para a frente ou em d com o carro a descair para trás, etc, etc

P.S.2- lembrei-me agora que um conhecido teve um problema com uma caixa dessas num passat!

Última edição:
Só para a caixa?

Sim, claro.

É um sistema que precisa de manutencao propria.

Midanca do oleo faz parte....

Acho que ha uma ou outra marca quediz que nao precisam... Normalmente, dá asneira.

Ou seja, ha muitos que mm que a marca diga que soh la para os 200.000 eh q eh necessario sangra la, birrifam se e preferem nao assumir riscos.

Repito o que referi incialmente, caixas auto para mim, servem lidamnete para o conforto, nomeadamente em cidade ou se entao vives para o cronometro e aí sim sao miito mais rapidas.

Os custos de manutencao sao compreensivelmente mais elevados e se houver azar, naturalmente eh tudo mais caro que uma cx manual. Nem fazia sentido se assim nao fosse.

Agora, para isto do avariar... Tb podemos ir aonridiculo e dizer que o melhor eh nao querer abs, esp, gps, estofos em pele, tecto de abrir, erc, etc... Tb estes, por existirem, se se avariarem vao custar um pipa d massa a corrigir.

Eu em novo ja era capaz de arriscar numa solucao dessas para um bom familiar, usado.. Nao tinha tomates para arriscar.

Sim, claro.

É um sistema que precisa de manutencao propria.

Midanca do oleo faz parte....

Acho que ha uma ou outra marca quediz que nao precisam... Normalmente, dá asneira.

Ou seja, ha muitos que mm que a marca diga que soh la para os 200.000 eh q eh necessario sangra la, birrifam se e preferem nao assumir riscos.

Repito o que referi incialmente, caixas auto para mim, servem lidamnete para o conforto, nomeadamente em cidade ou se entao vives para o cronometro e aí sim sao miito mais rapidas.

Os custos de manutencao sao compreensivelmente mais elevados e se houver azar, naturalmente eh tudo mais caro que uma cx manual. Nem fazia sentido se assim nao fosse.

Agora, para isto do avariar... Tb podemos ir aonridiculo e dizer que o melhor eh nao querer abs, esp, gps, estofos em pele, tecto de abrir, erc, etc... Tb estes, por existirem, se se avariarem vao custar um pipa d massa a corrigir.

Eu em novo ja era capaz de arriscar numa solucao dessas para um bom familiar, usado.. Nao tinha tomates para arriscar.

Curiosamento os usados que ando a ver são de cx auto, já não quero outra coisa, isto dos 40 é ******

Curiosamento os usados que ando a ver são de cx auto, já não quero outra coisa, isto dos 40 é ******

Ha usados e usados...

Uma coisa sao 1 ou 2 anos bem registados na marca e ainda com poucas intervencoes regulares, outra coisa sao usados com 4, 5 ou mais anos...

Esqueci me de por esta nota no meu post.[;)]

Desde que a minha zona de trabalho se situa em ambiente urbano, essencialmente AML, que tenho cada vez mais vontade de ter um carro com caixa auto.

Prazer de condução? Isso é para curtir num maquinão, numa estrada de serra. Para trabalhar quero é conforto e facilidade - mordomias. Já estou como o JDEM, deve ser a crise dos 40. [:D]

De qualquer forma, e porque neste momento não tenho vida para comprar um carro com caixa auto novo, das duas ultimas vezes que troquei de carro andei a ver usados, mas sinceramente, não tive tomates para os comprar com receio das avarias. Até porque, sendo o carro essencialmente para trabalhar, para alem do conforto e facilidade, também procuro fiabilidade.

Neste momento, e porque o meu carro tem quase 4 anos nas minhas mãos (lá vou eu outra vez...ou não) estou outra vez a magicar mudanças, nomeadamente para um de caixa auto. No entanto, nos dias que correm, para além de não ter vida para comprar novo, não quereria gastar mais de uns 2 ou 3 mil € para além do valor do meu, o que me atira para usados com caixa auto, com 4 - 6 anos.

Isto deixa-me muito reticente, até porque, ainda há tempos tive conhecimento de um caso de avaria numa DSG em que nada foi feito em garantia e o problema mantém-se. E eu tinha, e tenho, as DSG como as caixas auto mais maduras e fiáveis da atualidade.

Enfim, se comprar um carro, mesmo novo, é sempre uma questão de sorte, comprar um usado com caixa auto requer ainda mais sorte.

Desde que a minha zona de trabalho se situa em ambiente urbano, essencialmente AML, que tenho cada vez mais vontade de ter um carro com caixa auto.

Prazer de condução? Isso é para curtir num maquinão, numa estrada de serra. Para trabalhar quero é conforto e facilidade - mordomias. Já estou como o JDEM, deve ser a crise dos 40. [:D]

De qualquer forma, e porque neste momento não tenho vida para comprar um carro com caixa auto novo, das duas ultimas vezes que troquei de carro andei a ver usados, mas sinceramente, não tive tomates para os comprar com receio das avarias. Até porque, sendo o carro essencialmente para trabalhar, para alem do conforto e facilidade, também procuro fiabilidade.

Neste momento, e porque o meu carro tem quase 4 anos nas minhas mãos (lá vou eu outra vez...ou não) estou outra vez a magicar mudanças, nomeadamente para um de caixa auto. No entanto, nos dias que correm, para além de não ter vida para comprar novo, não quereria gastar mais de uns 2 ou 3 mil € para além do valor do meu, o que me atira para usados com caixa auto, com 4 - 6 anos.

Isto deixa-me muito reticente, até porque, ainda há tempos tive conhecimento de um caso de avaria numa DSG em que nada foi feito em garantia e o problema mantém-se. E eu tinha, e tenho, as DSG como as caixas auto mais maduras e fiáveis da atualidade.

Enfim, se comprar um carro, mesmo novo, é sempre uma questão de sorte, comprar um usado com caixa auto requer ainda mais sorte.

As recentes steptronic 2006- também são fiáveis o problema é o n47 [:)]. Acho que no geral as auto modernas são fiáveis, mas é preciso ter sorte. Eu ando a ver carros com dsg, multitronic, e 7g tronic todos de 2011 para a frente, e vou arriscar.

Diria que as DSG e outras caixas de dupla embraiagem são menos fiáveis do que as cx manuais e do que as cx auto mais antigas de conversor de binário.

Não tenho dados muito concretos, mas do que vou lendo fico com essa ideia, nomeadamente em relação às caixas DSG de 7 velocidades.

Só para a caixa?

Sim.

E o que dizem acima é verdade. Há marcas que dizem que não é preciso mudar....
Eu desafio alguém com uma caixa com mais de 50mil km sem muda de óleo/filtro/o-rings, etc a fazê-lo e vir relatar as diferenças evidentes no seu funcionamento após a revisão.

Eu tive o cuidado antes de comprar, procurar por problemas crónicos do meu modelo (não os encontrei), mas pelo meio os relatos de quem tinha caixas problemáticas e depois pelo historial de facto a manutenção tinha sido descurada. Diria que uma grande parte dos problemas vem daqui.

Inquiri se meu mecânico sabia trabalhar (reparação, revisões, substituições) com caixas auto. A resposta dele foi convincente. Trabalhou na Suiça vários anos e de facto sempre que lá vou tem um ou outro auto em revisão ou reparação (o último que vi foi um Astra cabrio com +130mil km sem uma única revisão à caixa e a respectiva precisava de reparação - já estava aberta em cima da bancada)

Ha usados e usados...

Uma coisa sao 1 ou 2 anos bem registados na marca e ainda com poucas intervencoes regulares, outra coisa sao usados com 4, 5 ou mais anos...

Esqueci me de por esta nota no meu post.[;)]

Pois, eu procuro carros de 2008/2009 e com 4 anos todos terão no mínimo 100k kms.
A Dsg e reparável ou é daquelas coisas que se põe logo tudo novo? Até deve doer o orçamento...
Só mesmo a fiabilidade me levaria a colocar de parte a dsg na próxima viatura...

Boas,

Por acaso, comprei recentemente um carro e poderia te-lo feito com caixa DSG.

Pessoas que conheço, todas me dizem maravilhas da mesma, comodidade, rapidez e fiabilidade.

Contudo, preferi adquirir o carrito com caixa manual, primeiro porque gosto de mudanças manuais e segundo porque tenho a ideia de que são mais fiáveis e com menos manutenção.

Atenção que já existem problemas com caixas DSG, seguem exemplos:

2011 VW POLO V DSG ERROR FAULT PROBLEM - YouTube

Frozen/Faulty DSG on 2011 Polo GTI. Five months in... - YouTube

Cumprimentos

Boas,

Por acaso, comprei recentemente um carro e poderia te-lo feito com caixa DSG.

Pessoas que conheço, todas me dizem maravilhas da mesma, comodidade, rapidez e fiabilidade.

Contudo, preferi adquirir o carrito com caixa manual, primeiro porque gosto de mudanças manuais e segundo porque tenho a ideia de que são mais fiáveis e com menos manutenção.

Atenção que já existem problemas com caixas DSG, seguem exemplos:

2011 VW POLO V DSG ERROR FAULT PROBLEM - YouTube

Frozen/Faulty DSG on 2011 Polo GTI. Five months in... - YouTube

Cumprimentos

Curiosamente, estes exemplos são de carros praticamente novos...

Voltar
Superior