Fiabilidade VW vs Fiat

Não li tudo, nem tenho paciência.

Vou contar a minha experiência com ambas as marcas. Por acaso, neste momento tenho um exemplar de cada cá em casa: um GPunto Sport Van (o meu) e um Polo 1.2 de 2002 (o do meu pai).

Antes do Polo, o meu pai teve diversos Fiat. Cresci a andar em Fiat, mas tenho a perfeita noção do que valem (ou não). E daí este meu post.

Só para se situarem, o meu pai teve mais problemas com o Polo (68.000 kms) do que com 4 Fiat's que teve, em 20 anos. Foram todos muito bem tratados.

Há coisas que gabo no Polo. Uma delas é a qualidade percebida. Passados 4 anos e 68.000 kms, o Polo do meu pai não tem um barulho que seja, um único, nem no paralelo. É fenomenal, neste sentido. E mesmo quando eu tinha o Mégane II, achava que o Polo era superior em alguns aspectos.

E só por curiosidade, o meu pai teve 2 Fiat 600 (o primeiro com porta-suicida), 1 Fiat Uno (mk2, o 45 S Evolution de 5 portas), e o Punto 85 ELX, de 1998. O Polo é um Highline.

Quando andei a ver substitutos para o Mégane, fui a várias marcas. E fui à Seat ver o Ibiza comercial (de 70 e 80 cv), à VW ver o Polo comercial (de 70 cv) e à Fiat ver o GPunto (de 75 cv), entre outras.

Acabei por ficar com o GPunto. E a minha conversa com os próprios vendedores da Seat e da VW levou à conclusão que em seguida vou apresentar.
O GPunto é um produto agradável. Tem algumas lacunas, sobretudo (e ainda) ao nível da qualidade percebida, ainda que tenha dado um salto interessante. E até poderei considerar que, na globalidade, tanto o Ibiza e o Polo não são piores em nada de relevante, sendo até melhores em alguns aspectos... mas...

O Polo custava €17.000... a versão de 70 cv, sem jantes de liga leve. O Ibiza? Os mesmos €17.000, já com desconto, com Ac automático e JLL, versão 80 cv.
O Gpunto: €14.300, com vários extras.

Pondo a hipótese que Polo e Ibiza são (se forem) marginalmente melhores que o GPunto, são-no por uma diferença de 540 contos???

Resposta pronta do vendedor da Seat e da VW: não.

Conclusão (pelo menos a minha): os Fiat não são os melhores do mundo, nem nada que se pareça. Mas bem estimados e tratados fazem o mesmo que os outros. E o mais agradável é que o fazem a custos de aquisição e manutenção muito mais simpáticos que em muitos outros casos, como os citados.

E um aspecto meramente subjectivo: em termos estéticos... o GPunto é lindo.

Abraços

MMC

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Quais são as duvidas então?
Quer em Estatística, quer na pratica, o grupo Vw acaba por ser bem melhor que o grupo Fiat neste aspecto, apesar de reconhecer alguma evolução.
eu vejo mais unos que polos na estrada![:p]

é claro que vês,o punto é mais barato que o polo!!
em relação ao topico,vi numa revista,já vai a algum tempo mas axo que ero a autofoco,o relatório de fiabilidade das marcas ao qual xegaram através dum estudo na alemanha,e se não me falha a memória o top 4 da fiabalidade era mazda,toyota,hyundai e honda,não me lembro se era esta a ordem mas os 4 primeiros eram estes,e também se não falha a memória a fiat tava em último,mas,a vw não tava muito acima, por isso,e apesar de ter 2 vw,axo que como já foi dito é preciso ter um bocado de sorte,os carros hoje em dia são feitos para não durar muito por isso...
quanto ao facto de os tdi's serem gulosos no oleo, já ouvi dizer de mecanicos que os 1.9 cdti/multijet também não ficam muito atrás!(é só lenha pa fogueira...:D)

citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

Não li tudo, nem tenho paciência.

(...)

Abraços

MMC
Um post decente no meio disto tudo :([:0]:D
Tu "é que bates mal" Miguel :D

Ainda ha aqui utilizadores com curagem[:0][:0][:0][:0][:0][:0][:0]
Terem varios vag´s[xx(][xx(][xx(][:o)][:o)][:o)][:o)]
Sabem lá eles que a electronica marelli já anda metida nos vag´s[}:)][}:)][}:)][}:)]
Mesmo assim continua a ignorancia e a marrarem em dizer que a marelli não é fiavel[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]
Opel, Renault, VW, Peugeot, etc.....
São viaturas com material marelli, mesmo assim há gente que não percebe um peido de carros e continua a falar e a criticar uma coisa que não gostam só por pura parvoice e imbirrancia.[xx(]
Aquilo que eles teem em sua posse é sempre melhor do que aquilo que os outros tem[8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]
Na mentalidade de ***** deles o simples facto de ser mais caro já é melhor[8]
Não vale a pena comentar mais nada, quando a ignorancia faz parte das pessoas muito dificilmente se fazem compreender que estão errados.
Mais valia tarem calados do que vir para aqui causar maus ambientes e discussoes nojentas[8]
Os moderadores deste forum devem andar a dormir

Results:

Grupo VW [51%] 350 votes

Grupo Fiat [49%] 334 votes

Nao queria comentar mas depois de ver esta ridicularidade nao me contive, como e possivel sequer compararem a fiabilidade e qualidade de um VW a um FIAT?

E nao me venham acusar de ser anti-FIAT porque tive um 128 SL durante 25 anos!

O fanatismo clubistico futebolistico nao se aplica a carros que saiba.

Trabalhei com carros de todas as marcas e posso dar a garantia que os FIAT em comparacao com os VW teem materiais mais baratos na construcao, substituem pecas mais rapidamente e sao evidentemente mais baratos para se venderem mais.

Sacrifica-se na qualidade para oferecerem um carro lindo no stand com cheiro a novo mas que ao fim de tres anos tem o interior riscado e barulhinhos irritantes por todo o lado.

A minha irma tem um Punto 55S com oito anos e ate agua entra por a mala e ensopa a alcatifa por baixo dos bancos traseiros, depois tem que estar ao sol a secar para nao cheirar a mofo. [xx(]

E e verdade que desvalorizam muito mais, especialmente nas versoes do segmento medio e medio-superior.

Um caso tipico era aquela banhada do FIAT Croma que hoje em dia e carro de ciganos, ou ja nem de ciganos... deve ser carro de sucateiro pois e o sitio onde eles estao.

citação:Originalmente colocada por RScupra

citação:Originalmente colocada por Mota_R

a FIAT está superior á VW,pelo menos no capitulo diesel

Estejam um dia na oficina da VW e outro dia na FIAT e comparem;)

alem de que a manutenção da VW é mais cara

Eu não quero ser mau, pois gosto de ambas, mas normalmente na VW as oficinas estão cheias devido a grande venda de VW (Grupo) na estrada e o acumular de revisões!

Na Fiat (grupo) também acredito que as Revisões são o maior factor!

Pois pois, alguns ate podem estar nas revisoes, mas os outros estao nas rectificaçoes( motores maf etc etx)[}:)][}:)][}:)]

citação:Sacrifica-se na qualidade para oferecerem um carro lindo no stand com cheiro a novo mas que ao fim de tres anos tem o interior riscado e barulhinhos irritantes por todo o lado.

deves estar a falar daqueles plasticos a descascarem-se e tambem aquelas entradas de ar barulhentas dos vw.;)

bunkeraf1.gif

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

Results:

Grupo VW [51%] 350 votes

Grupo Fiat [49%] 334 votes

Nao queria comentar mas depois de ver esta ridicularidade nao me contive, como e possivel sequer compararem a fiabilidade e qualidade de um VW a um FIAT?

E nao me venham acusar de ser anti-FIAT porque tive um 128 SL durante 25 anos!

O fanatismo clubistico futebolistico nao se aplica a carros que saiba.

Trabalhei com carros de todas as marcas e posso dar a garantia que os FIAT em comparacao com os VW teem materiais mais baratos na construcao, substituem pecas mais rapidamente e sao evidentemente mais baratos para se venderem mais.

Sacrifica-se na qualidade para oferecerem um carro lindo no stand com cheiro a novo mas que ao fim de tres anos tem o interior riscado e barulhinhos irritantes por todo o lado.

A minha irma tem um Punto 55S com oito anos e ate agua entra por a mala e ensopa a alcatifa por baixo dos bancos traseiros, depois tem que estar ao sol a secar para nao cheirar a mofo. [xx(]

E e verdade que desvalorizam muito mais, especialmente nas versoes do segmento medio e medio-superior.

Um caso tipico era aquela banhada do FIAT Croma que hoje em dia e carro de ciganos, ou ja nem de ciganos... deve ser carro de sucateiro pois e o sitio onde eles estao.

Ninguem te vai chamar anti-Fiat, mas no mínimo podemos chamar falta de percepção e no máximo ignorancia...
Pois a questão do tópico é entre GRUPO fiat e GRUPO vw...
Assim Podemos ver da seguinte maneira:

Ferrari Vs Lamborghini (ialiano Maquina)
Masarati vs Audi
Alfa Vs Vw
Lancia Vs Seat
Fiat Vs Skoda
Os restantes não dão para comparar...Iveco (parte fiat) Bugatti (italiano Maquina) e bentley

é provável que o cérebro de muitos que votaram na vw não tiveram a capacidade de ver a questão desta maneira...pois são cerebros um pouco limitados ahahahhahaha:D

citação:Originalmente colocada por manel666

Xiça!!! Comparar um VW com um Fiat! Das duas uma: ou a VW tá a perder mats qualidades ou a Fiat tá a crescer!

Olha outro ignorante..parecem estar a crescer como cogumelos:D
se era só esse o teu argumento estavas calado...

citação:Eu não quero ser mau, pois gosto de ambas, mas normalmente na VW as oficinas estão cheias devido a grande venda de VW (Grupo) na estrada e o acumular de revisões!

Na Fiat (grupo) também acredito que as Revisões são o maior factor!

o que eu conheço da vw, os que se encontram nas oficinas poucos são para revisões pois eles até com os pés roubam, será mais substituir plasticos (aqueles que têm tão boa qualidades), substituir suportes dos elevedores dos vidros, substituir maf's, acrescentar oleo, agora por ultimo até substituir cabeças nos 2.0 tdi.
e não tenho duvidas que os primeiros a fugir das oficinas para fazer revisões são os vw (pelo menos aqui por viseu).

bunkeraf1.gif

Olha pelos vistos alem de falta de cultura Automovel, também tens falta de cultura civica...
diz-me lá o que os ciganos têm a menos que as outras pessoas...

O Fórum dos xenofobos não é aqui parece que te enganas-te...

citação:deves estar a falar daqueles plasticos a descascarem-se e tambem aquelas entradas de ar barulhentas dos vw.

Nao... estou a falar de plasticos que se riscam com os cintos de seguranca, punhos de fechar as portas totalmente riscados, volantes a descascar aos 50.000 km, canhoes das portas que se desfazem, alternadores que dao o badagaio aos 60.000 km e que custam 300 euros, direccoes "city" que rebentam os fusiveis e queimam o motor electrico, vidros electricos que deixam de funcionar com a humidade, taxa de furto acima da media, chaves azuis que ficam todas esbodegadas e sujas ao fim de tres anos e que ate o emblema descola, tomadas de ar da chauffagem a abanarem e a partirem...

citação:Originalmente colocada por ricardodelta

citação:Originalmente colocada por manel666

Xiça!!! Comparar um VW com um Fiat! Das duas uma: ou a VW tá a perder mats qualidades ou a Fiat tá a crescer!

Olha outro ignorante..parecem estar a crescer como cogumelos:D
se era só esse o teu argumento estavas calado...

Estás a chamar ignorante a outro, mas no tópico diz VW e não VAG.. Eu posso nem ler o post inicial e vir logo comentar à página 14.. Uma coisa é a marca (VW) outra é o grupo (VAG).. Mas ignorantes são os outros :D

Aos futebolistas da FIAT... Grupo FIAT

Trabalhei mais de tres anos num stand multimarcas em Famalicao, mais propriamente na PR-Motors.

Ignorante es tu ou a tia ok?

Os carros do grupo FIAT sao mais baratos porque teem menos qualidade e no fundo da vossa cabecinha sabeis isso muito bem.

Nao se esquecam de levar a latinha do oleo na mala e a caixa de ferramentas tambem.

citação:deves estar a falar daqueles plasticos a descascarem-se e tambem aquelas entradas de ar barulhentas dos vw.

Nao... estou a falar de plasticos que se riscam com os cintos de seguranca, punhos de fechar as portas totalmente riscados, volantes a descascar aos 50.000 km, canhoes das portas que se desfazem, alternadores que dao o badagaio aos 60.000 km e que custam 300 euros, direccoes "city" que rebentam os fusiveis e queimam o motor electrico, vidros electricos que deixam de funcionar com a humidade, taxa de furto acima da media, chaves azuis que ficam todas esbodegadas e sujas ao fim de tres anos e que ate o emblema descola, tomadas de ar da chauffagem a abanarem e a partirem...

estás a de vw certo? é que plasticos a descascarem nem é preciso os cintos lhe tocar pois descascam-se sozinhos, vidros, simplesmente caiem, entradas de ar parecem sinfonias, quanto á sujidade das chaves apenas tem a ver com a higiene de cada um. de alternadores nem quero falar pois entre alternadores e maf's e cabeças venha o diabo e escolha. ;)

Aos futebolistas da FIAT... Grupo FIAT

Trabalhei mais de tres anos num stand multimarcas em Famalicao, mais propriamente na PR-Motors.

Ignorante es tu ou a tia ok?

Os carros do grupo FIAT sao mais baratos porque teem menos qualidade e no fundo da vossa cabecinha sabeis isso muito bem.

Nao se esquecam de levar a latinha do oleo na mala e a caixa de ferramentas tambem.

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]
ahahahahaehehehehe
Eu disse que a tua opinião no máximo era de um ignorante mas pelos vistos serviu-te bem a carapuça
então e diz lá ao pessoal durante 3 anos quantas pessoas enganas-te[xx(]

Pois...O mais caro é sempre melhor que o mais barato opinião do senso comum

Boa estas a marcar pontos;)

Back