Não li tudo, nem tenho paciência.
Vou contar a minha experiência com ambas as marcas. Por acaso, neste momento tenho um exemplar de cada cá em casa: um GPunto Sport Van (o meu) e um Polo 1.2 de 2002 (o do meu pai).
Antes do Polo, o meu pai teve diversos Fiat. Cresci a andar em Fiat, mas tenho a perfeita noção do que valem (ou não). E daí este meu post.
Só para se situarem, o meu pai teve mais problemas com o Polo (68.000 kms) do que com 4 Fiat's que teve, em 20 anos. Foram todos muito bem tratados.
Há coisas que gabo no Polo. Uma delas é a qualidade percebida. Passados 4 anos e 68.000 kms, o Polo do meu pai não tem um barulho que seja, um único, nem no paralelo. É fenomenal, neste sentido. E mesmo quando eu tinha o Mégane II, achava que o Polo era superior em alguns aspectos.
E só por curiosidade, o meu pai teve 2 Fiat 600 (o primeiro com porta-suicida), 1 Fiat Uno (mk2, o 45 S Evolution de 5 portas), e o Punto 85 ELX, de 1998. O Polo é um Highline.
Quando andei a ver substitutos para o Mégane, fui a várias marcas. E fui à Seat ver o Ibiza comercial (de 70 e 80 cv), à VW ver o Polo comercial (de 70 cv) e à Fiat ver o GPunto (de 75 cv), entre outras.
Acabei por ficar com o GPunto. E a minha conversa com os próprios vendedores da Seat e da VW levou à conclusão que em seguida vou apresentar.
O GPunto é um produto agradável. Tem algumas lacunas, sobretudo (e ainda) ao nível da qualidade percebida, ainda que tenha dado um salto interessante. E até poderei considerar que, na globalidade, tanto o Ibiza e o Polo não são piores em nada de relevante, sendo até melhores em alguns aspectos... mas...
O Polo custava €17.000... a versão de 70 cv, sem jantes de liga leve. O Ibiza? Os mesmos €17.000, já com desconto, com Ac automático e JLL, versão 80 cv.
O Gpunto: €14.300, com vários extras.
Pondo a hipótese que Polo e Ibiza são (se forem) marginalmente melhores que o GPunto, são-no por uma diferença de 540 contos???
Resposta pronta do vendedor da Seat e da VW: não.
Conclusão (pelo menos a minha): os Fiat não são os melhores do mundo, nem nada que se pareça. Mas bem estimados e tratados fazem o mesmo que os outros. E o mais agradável é que o fazem a custos de aquisição e manutenção muito mais simpáticos que em muitos outros casos, como os citados.
E um aspecto meramente subjectivo: em termos estéticos... o GPunto é lindo.
Abraços
MMC