Fiat 500 1.2 2014 - possível compra

soneca902

Well-known member
Boas!

Tenho um Audi A2 a gasolina de 2001 com mais de 200000 kms, que começa a dar alguns problemas eléctricos/electrónicos. Problemas recorrentes... ou seja, já não são a 1.ª vez. Este é o segundo carro cá da casa e serve para andar cerca de 20/25 kms por dia à semana e pouco mais. Faz algum percurso de cidade, mas a horas sem muito trânsito. Nestas últimas semanas apareceram mais dois problemas, vai chegar a altura de trocar pelo menos dois pneus (ou os 4) e o seguro daqui a 3 meses. Fez este mês 14 anos.
Coloca-se a pergunta, trocar agora ou investir cerca de 1000 euros e aguentar mais uns anitos?

Como indica o titulo, a principal alternativa seria um Fiat 500 de serviço com garantia de 2 anos. Um dos carros preferidos da "Maria"!

Alguém que conheça o histórico destes motores a gasolina e vantagens/desvantagens deste 500?

E em relação ao 500C, com a capota em lona, sabem se dão problemas?

Agradeço desde já as opiniões.

Last edited:
O 1.2 para a cidade é perfeito e é um motor de guerra!

Avança com isso, a tua mulher vai ficar radiante e até tu vais ter vontade de dar um voltinha.

Eu tive um twinair sport durante ano e meio e gostei bastante. Já a minha Mãe tem um 1.2 desde 2009 e toda a gente adora. Zero problemas e médias de 6 e pouco.

Acabei por encontrar um tópico semelhante do ano passado e com opinião positiva dos proprietários.

Outra questão, se comprarmos, é ir ou não para o 500C, com a capota em lona... Acho-lhe mais piada, mas... tenho receio de a longo prazo (sim, vai ter de durar pelo menos tanto como o A2 [:cool:]) ter um problema extra no mecanismo da capota e na manutenção da própria lona. Vai ter garagem onde passar a noite, mas durante o dia não.

O motor 1.2 é designado FIRE, motor fiável e de manutenção barata: velas, óleo, filtros (exceptuando a troca de correia de distribuição, mas isso é em todos os carros).

No FIAT 500 deve despachar-se bem, já não Grande Punto / Evo, é mais pastelão devido ao peso do carro!

Acabei por encontrar um tópico semelhante do ano passado e com opinião positiva dos proprietários.

Outra questão, se comprarmos, é ir ou não para o 500C, com a capota em lona... Acho-lhe mais piada, mas... tenho receio de a longo prazo (sim, vai ter de durar pelo menos tanto como o A2 [:cool:]) ter um problema extra no mecanismo da capota e na manutenção da própria lona. Vai ter garagem onde passar a noite, mas durante o dia não.

Que eu saiba não há grandes registos de avarias recorrentes da versão C, no entanto, obviamente, é um componente sujeito a maiores problemas. E com o teu pressuposto de de ter que durar mais 15 anos, eu, no teu lugar, se calhar precavia-me e dispensava .

O motor 1.2 é o mais equilibrado para o Fiat 500. Anda bastante menos que o Twinair, mas é suficientemente despachado, gasta consideravelmente menos e é, pelo menos no capítulo teórico, mais fiável e barato de manter.

O 500 é um automóvel genericamente fiável, mas continua a ter um ou outro problema eléctrico, típico da incúria italiana.

O motor 1.2 é o mais equilibrado para o Fiat 500. Anda bastante menos que o Twinair, mas é suficientemente despachado, gasta consideravelmente menos e é, pelo menos no capítulo teórico, mais fiável e barato de manter.

O 500 é um automóvel genericamente fiável, mas continua a ter um ou outro problema eléctrico, típico da incúria italiana.

Se gastar o mesmo que o A2, entre os 6,5 e os 7, já me dou por satisfeito. Pelo que tenho lido, deve consumir isso ou ligeiramente menos.

Em relação à fiabilidade, não há muitos relatos nem DB's dos 500. Já estive a ver nos clube fiat nacionais e para já, nada a apontar. Ainda não vi em estrangeiros. O user Vrumm, pela experiência que tem, também não mostrou críticas a apontar.

O motor 1.2 é designado FIRE, motor fiável e de manutenção barata: velas, óleo, filtros (exceptuando a troca de correia de distribuição, mas isso é em todos os carros).

No FIAT 500 deve despachar-se bem, já não Grande Punto / Evo, é mais pastelão devido ao peso do carro!

Como já me disse um mecânico... mais do que uma hora de mão de obra para trocar a correia num Fire estás a ser roubado. [:D]

Nos de 8V o principio é mesmo.

Agora deves ter mais um plástico ou outro a tapar a zona da correia, mas é um motor com a correia facilmente acessível e fácil de mudar.

Mudei pela primeira vez o óleo ao meu Grande Punto a semana passada, e não gostei da experiência ... O carter do óleo fica muito recuado atrás da frente, assim como a tampa da caixa do filtro de ar tem uns parafusos que mal se consegue ver para retirar os parafusos.

isto para dizer que não é um motor complicado de trabalhar, mas já vi motores com melhores acessos hehehe.

Já agora, alguém já teve a experiência de trocar o kit distribuição + bomba de água numa oficina FIAT ou numa outra oficina, para modelos (Grande Punto, Punto Evo, Panda, 500) destes FIRE mais recentes?

Back