Fiat Brava 1.2 16v 2000

p3DRu1

New member
Boas, antes de mais quero antecipadamente agradecer e dar os parabéns aos que sustentão e dão vida a este fantástico fórum auto!

Amigos comprei ontem este usado com 165000km do ano 2000 cinco portas, fotos no final do post, por 750€ c/ registo incluído, já estive a analisar os problemas dele que são:

1- Não dá ar quente
Já verifiquei e retirei o radiador de choufagem está furado e por sua vez fizeram ligação direta portanto vou substituir a peça.
Foto:
3fdf90b6bbe1bf0662ef78c6b8984203.jpg

2- Vidro elétrico do passageiro muito lento, nem estou a utilizar para não esforçar o motor de elevação, em princípio vou começar por verificar as calhas/guias de tem sujidade e lubrificar.

3- O pior até ao momento, em frio o carro morre, ou seja, ligo o carro ele fica a trabalhar e basta acelerar uma vez que a rotação quando baixa acaba por baixar ao ponto de ir abaixo, nisto é que estou ainda em dúvidas por onde começar... queria a vossa opinião. Já me falaram na válvula de relantim que penso ser o sensor multiponto ou estou errado?

De salientar que não sei o passado do carro, não sei se já teve algum acidente e.t.c....

Fotos:

4c5dbc5b9887ff318c80d6dcb4b967b9.jpg

b8cd2e00d51815d32bfee2ce7918bf87.jpg

59113b5bb2bbae58c9bc8b7ef6a630f1.jpg

a398c39adc7902af7149c67b56d559e2.jpg

457ead94349b38899aa5712343fde2a2.jpg

02b36ef69a1da4fd67255070fd644430.jpg

9c0a5d477dfa6dd5d80afd31b98bd224.jpg

233dbe9ff4faeea248e9a0181c91ab29.jpg

5a5fac73c2616614dac1a5edacd1f974.jpg

Compraste um carro sem perceber se ele já tinha tido algum tipo de dano/acidente em sítios críticos....? Fiquei sem perceber se era carro para o dia-a-dia ou para um projecto. Independentemente disso, tens que fazer a revisão da praxe e verificar se algum componente de desgaste precisa de ser trocado

Comprei o carro para o dia a dia, sim quando comprei já tinha conhecimento dos maus sintomas, a "revisão da praxe" estou a começar a fazer só o Gui buscar ontem, acidentado não me parece ter sido contudo falei que não sabia o histórico do carro porque é a verdade.

É de salientar que eu não sou mecânico, apenas gosto de aprender e ser eu a fazer as coisas nos meus carros : D

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

Mais vale ires experimentando num carro assim do que noutro mais caro (não estou a subestimar nem a rebaixar o teu carro), no entanto acho que devias arranjar um mecânico de confiança que pelo menos te desse orientações...

Vou mandar um pouco para o ar, mas no meu Fiat quando chega a humidade típica de Inverno ressentia-se bastante e enquanto não aquecia era um cabo dos trabalhos

Solução: mudei a tampa do distribuidor, ganhou outra vida.

No teu caso não sei se será daí o problema ou não, mas para o meu a peça custa uns 13€, arrisquei e compensou.

Agora todos os anos por esta altura repito o procedimento [:D], pois quando chega a humidade é sempre a piorar até deixar de pegar.

Vou mandar um pouco para o ar, mas no meu Fiat quando chega a humidade típica de Inverno ressentia-se bastante e enquanto não aquecia era um cabo dos trabalhos

Solução: mudei a tampa do distribuidor, ganhou outra vida.

No teu caso não sei se será daí o problema ou não, mas para o meu a peça custa uns 13€, arrisquei e compensou.

Agora todos os anos por esta altura repito o procedimento [:D], pois quando chega a humidade é sempre a piorar até deixar de pegar.
Por acaso já resolvi isso num Clio dessa forma mas aqui no brava está com bom aspeto a peça...

Boas,

Parabéns pela aquisição da máquina.
É notável o que estes carros conseguem durar se formos tratando deles, e no teu caso com manutenção barata.

Ver também se o corpo da borboleta de admissão não está muito entupido; estado do sensor de temperatura da água e do sensor PMS.

Por acaso já resolvi isso num Clio dessa forma mas aqui no brava está com bom aspeto a peça...

A minha também não tinha mau aspecto até porque tinha sido mudada no ano anterior.

Mas como a peça era barata resolvi arriscar e acabou por fazer toda a diferença.

Boas,

Parabéns pela aquisição da máquina.
É notável o que estes carros conseguem durar se formos tratando deles, e no teu caso com manutenção barata.

Ver também se o corpo da borboleta de admissão não está muito entupido; estado do sensor de temperatura da água e do sensor PMS.

Ámen.

Tenho um Tipo de 89 que ainda hoje roda sem problema maior.

É de facto fantástico, uma maquina de guerra que me consegue proporcionar bastante prazer a conduzir.

Última edição:
O brava está agora a levar uma serpentina nova pois a velha estava bastante danificada, relativamente a ele ir a baixo em frio ninguém me sabe dizer o que poderá ser? Cabos de velas? Velas? Alguma peça suja? Já me lembrei do sensor multiponto mas não sei onde fica para lhe fazer uma manutenção visto ser uma peça cara (150€ +/-) e já agora qual é o relanti normal destes carros? É que este está a funcionar nas 750/800...

Tive hoje a limpar o corpo da borboleta e respetivos tubos, deparei-me com duas coisas que podem ser o que me está a causar problemas uma delas não tenho foto mas explico:
Quando puxo o cabo do acelerador ao acelerar ouve-se fluxo de ar tipo a bufar e sei conta que o corpo da borboleta não tem a mesma dimensão de encaixe que o penso eu que se chame algo assim "coletor de ar" ou seja fica ali uma folga a bufar ar.
A outra situação é que detetei uma peça que nem sei o nome mas tirei foto que está a apresentar tanto desgaste que até parece partida, aqui está a foto:
Aguardo opiniões pf....
//cloud.tapatalk.com/s/587fc2ba12544/20170118_140900.jpg?
//cloud.tapatalk.com/s/587fc2c8ec781/20170118_140853.jpg?

Motor posso a passo com restos dessa peça que tem desgaste....
//cloud.tapatalk.com/s/587fc2f510494/20170118_140926.jpg?

Tapei a tal fuga de ar com massa de juntas resistente a altas temp. contudo ainda tem mais alguma fuga de ar pois ainda se ouve um pouco tenho de ver onde é, no entanto melhorou bastante o desempenho do carro ao limpar a borboleta e ao tapar uma das fugas de ar. O problema de ir abaixo em frio é que ainda continua....

Em relação ao ir abaixo, com quase toda a certeza que tem a ver com a válvula de relanti .. O meu sogro tem um Polo 1.0 e tem esses sintomas, embora um "nadinha" diferentes.. Às vezes ao fim de posto a trabalhar o relanti fica muito baixo e parece que estamos num sismo (mas fica a trabalhar) .. Outras vezes pega e vai instantaneamente a baixo .. Mas ao fim de quente, assim como o teu, fica perfeito .. E o relanti já fica nos 800/900 :)

Bela máquina.

Também tive um Brava igualzinho a esse mas era cinzento, e era também o 80 16v.

Adorei o carro, só me arrependo de o ter vendido, maldita hora ! Que saudades.

Agora, quanto ao problema do ralenti, o meu também sofreu desse mal. Na altura acabei por não arranjar e andei com aquilo assim muito tempo mas o mecânico descobriu uma peça qualquer, que não sei o nome, que tinha a ver com ralenti ou algo do género, que tinha um custo de 300 euros sensivelmente.

Mas de um momento para o outro deixou de ter esse problema, mas acho tenho quase a certeza que mais cedo ou mais tarde voltava.

Em relação ao ir abaixo, com quase toda a certeza que tem a ver com a válvula de relanti .. O meu sogro tem um Polo 1.0 e tem esses sintomas, embora um "nadinha" diferentes.. Às vezes ao fim de posto a trabalhar o relanti fica muito baixo e parece que estamos num sismo (mas fica a trabalhar) .. Outras vezes pega e vai instantaneamente a baixo .. Mas ao fim de quente, assim como o teu, fica perfeito .. E o relanti já fica nos 800/900 :)
O meu também fica com o relanti baixo... Uu

Onde fica a válvula de relenti no brava?
É o motor passo a passo ao qual já fiz manutenção e que mostro em fotos os desgaste de uma peça?

Última edição:
Voltar
Superior