Fiat Croma - Qualidade ou Defeito?

DeLorean

New member
Boas a todos.

Relato uma situação caricata que presenciei quando efectuava uma viagem na EN 18 entre Estremoz e Évora.

No caminho apanhei à minha frente um Fiat Croma Preto que circulava normalmente na estrada. Tinha a particularidade de ter o vidro traseiro bastante sujo de terra, areia, pó ou o que lhe quiserem chamar.

Após algum tempo atrás do Fiat, vejo que o condutor decide limpar o vidro traseiro. Dá inicio ao esguicho de água e escova.

A escova começa a trabalhar, mas depara-se com alguma dificuldade em conseguir limpar o vidro. Após três ou quatro tentativas, eis que começo a ver a escova a dar saltinhos no vidro, pensei para comigo "aquela murraça está mesmo dificil de sair".

O condutor continua a investir na limpeza e de repente, a escova salta do sítio e fica suspensa. Fiquei surpreso com a situação. O condutor ainda deu o botão mais duas ou três vezes, não se deve ter apercebi do sucedido, (aquilo baloiça estando suspenso) e acabou por desistir mas segui sempre a viagem.

Fica aqui a foto que consegui tirar. Peço desculpa pela qualidade da foto, mas o telemóvel não dá mais!

fiatcromaxxbnxxnr9.jpg

Ora, como a escova devia estar era assim:

croma2of6.jpg

Para um carro relativamente novo, de 2006, é ou não estranho uma coisa destas acontecer? Ao meu nunca lhe aconteceu e já tem 7 aninhos!

Ora a grande questão aqui é:

Isto é Qualidade Fiat ou Defeito???

MuttleyAni.gif

Nem qualidade Fiat nem defeito Fiat.
É estupidez do proprietário do veiculo.. com tanta porcria atolada no vidro..

Podem ser diversas coisas. Pode ter havido alguma intervenção no braço do limpa-vidros que tenha ficado mal feita.

Não venham é com essa de que o dono tem culpa.

Eu sinceramente não consigo perceber a relação entre o Q.I. do dono do croma e ao facto da escova ter saltado do sítio.

Deve ser de mim.

Isso parece-me falta de manutenção... não tem nada a ver com a terra que tem no vidro. Uma escova de jeito e bem presa não salta fora só porque o vidro está com 2cm's de terra.

Não foif eito para limpar água? vais limpar pó seco!!! em quantidades astronómicas...

Para isso é que existe o jacto de água! Eu quando limpo o vidro de trás da carrinha (e é quase sempre que ando nela), primeiro mando água e automaticamente é que a escova passa logo a seguir...

Realmente é uma vergonha isso ter acontecido.
Mas já agora e só por curiosidade não conheço nehuma volkswagen caddy q não tenho avariado o limpa vidros traseiro. Reparem em todas as q virem, do modelo antigo, s não têm o limpa vidros a meio. A estas carrinhas também tudo acontecia, podem não acreditar, até a mim m custa, mas cheguei a ver uma carrinha destas q dizia vendo e depois dizia em letras bem grandes "Não recomendo".

Pelo que foi descrito só pode ser defeito do material, é activar a garantia e caso resolvido. É chato mas é a vida...

A escova juntamente com a água/detergente serve para limpar a janela quando suja, a muito ou pouca sujidade que nela esteja quanto muito pode danificar a escova de borracha que é material de desgaste.

Mas não deixa de ser insólito...[:D]

Aconteceu-me isso no Ibiza (modelo ano 2000).

Sem o pó e sem o braço ter mesmo caído.

Era apenas a porca que aperta o braço à carroçaria que estava mal apertada. Aconteceu-me isto tinha o carro 6 meses.

Presumo que seja a mesma causa para a Croma. Pode ter vindo assim de origem, ou pode ter levado uma porrada na traseira e quem depois montou tudo de novo, não apertou bem o braço.

Acabem lá com o estigma da FIAT, que já enjoa... Se fosse um Audi, BMW, ou Mercedes, era algo natural, ou pelo menos tinha-se pensado logo num possível mal aperto, como foi um carro da FIAT, já se insinua que o carro está a cair aos bocados.

Last edited:
Aconteceu-me isso no Ibiza (modelo ano 2000).

Sem o pó e sem o braço ter mesmo caído.

Era apenas a porca que aperta o braço à carroçaria que estava mal apertada. Aconteceu-me isto tinha o carro 6 meses.

Presumo que seja a mesma causa para a Croma. Pode ter vindo assim de origem, ou pode ter levado uma porrada na traseira e quem depois montou tudo de novo, não apertou bem o braço.

Acabem lá com o estigma da FIAT, que já enjoa... Se fosse um Audi, BMW, ou Mercedes, era algo natural, ou pelo menos tinha-se pensado logo num possível mal aperto, como foi um carro da FIAT, já se insinua que o carro está a caiar aos bocados.

Acho que disseste tudo.

Possivelmente o motor ou o braço deu o berro, so what?

No meu antigo carro (ok, tinha 15 anos) o braço da escova do lado esquerdo (ou seja do condutor) partiu, tive que fazer Elvas-Amadora, de lado tipo racing, por causa disso...

Avarias acontecem a qq um, para mim é mais dificil de acreditar que tenha avariado pela quantidade de sujidade.

Back