Fiat em Portugal

Hemiba

New member
Em termos comerciais a Fiat registou internacionalmente um final de ano de 2006 excepcional. Mas no nosso mercado ainda não recuperou a relevância que já teve.

Qual o motivo ? O facto de a Fiat em Portugal ter passado a ser controlada pela Fiat Espanha, a gama não estar adequada ao nosso mercado ?

Qual a vossa opinião ?

Last edited:
Para começar, bem que podiam apresentar essa mesma gama e respectivos preços no site. Já seria um bom começo.

Apática como?

http://www.autoinforma.pt/download/Vendas/LIGDEZ2006.xls
Na parte direita tens o top de vendas de 2006 inteiro e a comparação relativamente a 2005. Repara que a Fiat ficou em 9º lugar com um subida de 19% em relação ao ano anterior. O 9º lugar poderá não ser nada por aí além, principalmente comparado com as posições que já ocupou há uns quantos anos, mas uma subida de 19% apatia não é de certeza.

Quanto à gama parece-me estar adequada, visto que cá recebmos praticamente tudo com excepção do Panda 100HP, do Sedici e de algumas motorizações do Croma. Não me parece que esses modelos/versões fossem fazer uma grande diferença.

A assimilação por parte da Fiat Auto Espanha já aconteceu há mais de 5 anos. Só por si não foi nada boa (tal como para a maior parte das empresas de outros sectores onde isto acontece) e ainda por cima aconteceu numa altura em que a situação da Fiat a nível internacional não andava nada famosa. Apesar disso, a meu ver devolver independência à FAP se calhar não faria grande diferença nesta altura (mal também não faria certamente). Nesta altura, acho que mais prioritário que isso será reinvestir na imagem da/s marca/s, que por terras lusas continua a não ser muito famosa.

eu pelo dados que li vi que a FIAT subiu nas vendas...

o problema penso eu é quando passar o efeito novidade GPunto!!!

a nível internacional penso que a FIAT está muito dependente do mercado italiano no total das suas vendas.

a nível internacional penso que a FIAT está muito dependente do mercado italiano no total das suas vendas.

já ando a ouvir isso à mais de um ano!

Portugal não é um pais para a Fiat.

É um pais das ilusões e do snobismo, e do exibicionismo.

Conheço pessoas que gostavam do Carro X mas compram o Y (que não gostam), só pq é o que o vizinho tem ou "melhor" que o do vizinho, ou pq falou com os vizinhos e amigos e o Y é que é uma "boa" marca...

Eu sou 100% a favar da importação, mas com mais mercedes Importados que vendidos Novos, dá logo para ver que género de país "do faz de conta" é que somos.

FIAT em 9º lugar...

E pensar que esta marca batalhava para estar entre os 3 primeiros...

Nem mesmo o Grande Punto se vende tanto face às estrelas do segmento.

E outra coisa, o único FIAT realmente bom face à concorrência directa é o Panda, os outros produtos estão algo aquém da concorrência respectiva...

Portugal não é um pais para a Fiat.

É um pais das ilusões e do snobismo, e do exibicionismo.

Conheço pessoas que gostavam do Carro X mas compram o Y (que não gostam), só pq é o que o vizinho tem ou "melhor" que o do vizinho, ou pq falou com os vizinhos e amigos e o Y é que é uma "boa" marca...

Eu sou 100% a favar da importação, mas com mais mercedes Importados que vendidos Novos, dá logo para ver que género de país "do faz de conta" é que somos.
Silver,

acho que o facto de se vender mais mercedes importados que novos tem apenas a ver com o facto de que o pessoal não tem muito dinheiro, ou gosta de o poupar, ou ainda porque um Classe C importado fica ao preço de um 207 novo (GT HDI, ou lá como se chama). Na minha opinião, o Classe C mesmo usado é 100 vezes o carro que o 207 é.

Mas tens razão no que dizes que as aparências comandam as compras de automóveis em Portugal.

Eu penso que as motorizações estão pouco adaptadas à nossa fiscalização.

Veja-se o caso do stilo que nunca adoptou o 1.3mjet, e o sucesso que tá a ter no Astra.
E parece k o Bravo vai pelo mesmo caminho.

Eu penso que as motorizações estão pouco adaptadas à nossa fiscalização.

Veja-se o caso do stilo que nunca adoptou o 1.3mjet, e o sucesso que tá a ter no Astra.
E parece k o Bravo vai pelo mesmo caminho.

Achas que a Fiat iria cometer o mesmo erro duas vezes???

Vê o exemplo do Stilo 1.2 16v...

não se verifica isso do efeito surpresa.

o que a FIAT está a conseguir na Europa não é um Boom de vendas, devidas ao GPunto, mas sim um aumento de vendas moderado, que todos os meses aumenta mais um pouco, e nem se consegue prever onde vai parar. MUITO mais saudável [;)]

É mais uma questão de imagem/qualidade dos produtos/assistência que outra coisa.

Eu por experiência própria não recomendo FIAT a ninguem :mad: [:vm)]

Não é por acaso que tenho um processo em tribunal contra eles [8b]
FIAT é marca que nunca mais na vida comprarei

FIAT > :mad:

Last edited:

Por acaso o stilo 1.2 16v até se desenrasca muito bem pá!! Acredita!

Pessoalmente partilho de opinião identica ao silver...as pessoas querem mostrar que podem e fiat está conotada como carro baeato e fraco...o que já não é verdade!!

o Stilo 1.2 16v foi um erro?! desde quando e porquê?

cá em Portugal "só" vejo Stilo's 1.2 16v e 1.9 JTD. por isso não percebo em que medida foi um erro.

Um dos Problemas...

Um dos Problemas...

Vindo de fonte muito segura, parece que quem trata dos destinos da Fiat para o nosso País, não quer saber de nós para nada...

...ventila-se que (aguardo para confirmar tal afirmação gravíssima), que o Novíssimo BRAVO, Portugal (os clientes que realmente o querem comprar) só vai "cheirá-lo" para depois do Verão, face ao Racionamento de miséria...

Enfim !

Last edited:
Motivo principal continua a ser o fraco marketing que continua a fazer pouco para melhorar a imagem de marca (já melhoraram nalgumas coisas, ao menos deixarem de meter Seiscentos no Preço Certo!) e a falta de adequação das cilindradas quando lançam modelos - porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v? Ainda agora com o Bravo parece-me eminente o mesmo erro do Stilo: começam com um 1.6 a gasolina e um 1.9 JTD...

De qualquer das maneiras é título do tópico é uma inverdade e deveria até ser alterado: é que mesmo com estas dificuldades a Fiat está em alta.

o 1.6 no novo stilo/bravo como motor a gasolina de entrada na gama poderá ser um erro.... em portugal. ora, como as marcas não costumam fazer a produção em torno de um só país, porque é que no nosso caso havia de ser diferente? :sh)

em relação à gama comercial, pelo menos tenho notado a Fiat mais agressiva. tenho visto algumas empresas grandes com Gpuntos e Doblos na frota...

Last edited:
Motivo principal continua a ser o fraco marketing que continua a fazer pouco para melhorar a imagem de marca (já melhoraram nalgumas coisas, ao menos deixarem de meter Seiscentos no Preço Certo!) e a falta de adequação das cilindradas quando lançam modelos - porque raio o Punto novo não tem o 1.25 16v? Ainda agora com o Bravo parece-me eminente o mesmo erro do Stilo: começam com um 1.6 a gasolina e um 1.9 JTD...

De qualquer das maneiras é título do tópico é uma inverdade e deveria até ser alterado: é que mesmo com estas dificuldades a Fiat está em alta.

Não é só uma questão de "imagem".
É principalmente uma questão de QUALIDADE, e quando me refiro a
qualidade, estou não só a falar da qualidade dos produtos em si, mas
principalmente da ASSISTÊNCIA Técnica que é uma autêntica "nhanha".

Dou-te alguns exemplos dos problemas que tive/tenho no meu carro:
-> Motor avariado (ainda continua)
-> 2 opticas novas porque os motores electricos berraram
-> 1 Caixa de direção
-> 1 Coluna de direcção
-> 2 amortecedores novos (frente)
-> 1 Elevador vidro condutor
-> 1 MAF
-> 1 EGR
-> n reprogramações da centralina
-> Infiltrações (o vidro da mala vinha descolado e descentrado)
-> Peças soltas no tablier (desmontado 2x para resolver)
-> etc, etc

Estas são apenas as que me lembro agora.

Se isto não é falta de QUALIDADE do produto o que é que será...[8b] [8b]

Não é só uma questão de "imagem".
É principalmente uma questão de QUALIDADE, e quando me refiro a
qualidade, estou não só a falar da qualidade dos produtos em si, mas
principalmente da ASSISTÊNCIA Técnica que é uma autêntica "nhanha".

Dou-te alguns exemplos dos problemas que tive/tenho no meu carro:
-> Motor avariado (ainda continua)
-> 2 opticas novas porque os motores electricos berraram
-> 1 Caixa de direção
-> 1 Coluna de direcção
-> 2 amortecedores novos (frente)
-> 1 Elevador vidro condutor
-> 1 MAF
-> 1 EGR
-> n reprogramações da centralina
-> Infiltrações (o vidro da mala vinha descolado e descentrado)
-> Peças soltas no tablier (desmontado 2x para resolver)
-> etc, etc

Estas são apenas as que me lembro agora.

Se isto não é falta de QUALIDADE do produto o que é que será...[8b] [8b]

é de conhecimento geral aqui, um Clio III em pior situação.
por isso isso pode acontecer em qualquer lado.

também sou a opinião que o Bravo devia vir já com um motor de baixa cilindrada. pelo menos com o 1.4 Tjet.
no diesel está programado o 1.6 jtd 120cv. portanto, apesar de achar que existe sem sombra de dúvida mercado para um Bravo 1.3 m-jet, provavelmente não o vão fazer, não sei. considero um erro não o fazerem.

Back