Fiat Marea (Ajuda)

pinokio

New member
Viva pessoal, tenho um colega com um pequeno problema e resolvi colocar aqui aos "gurus" das 4 rodas. Este colega tem um sedan Fiat Marea 1.4 gasolina de 1997 (12 válvulas). Queixa-se que o carro anda a perder potência, especialmente a subir. Tem andado de mecânico em mecânico sem grandes resultados e agora dizem-lhe para trocar o escape inteiro (possui 2 panelas) e passá-lo só para 1 que o carro deixa de ter tanto desperdício de potência. Sou um zero à esquerda no que diz respeito a esta matéria, acho esta explicação um pouco estranha... Alguém ajuda o rapaz? [;)]

Obrigado

Isso não tem nada a ver a não ser que haja algum problema no escape. O que será que sugerem a seguir, uma panela especial de competição?

Se o carro andava bem com esse tipo de escape, tem de continuar andar.

Ele ainda não encontrou o mecânico certo e em último caso ele deve ponderar levar a carrinha à Fiat pois por vezes compensa levar à marca.

Cumprimentos.

Já foi inspeccionado o sistema de injecção? Em caso negativo, podes começar por aí, tipo verificar tubagens, etc.
Se mandares verificar a pressão dos cilindros, também não perdias nada, assim como a afinação de válvulas. E já agora, convêm verificar catalisador e sonda lambda.
No meu caso, o meu Honda andava a perder potência e capacidade de aceleração, acreditam que ninguém se lembrou de verificar as velas?
Mudei para umas de Iridium da NGK e o carro parece outro.
Mas já agora o carro vinha de origem com 2 panelas de escape?
Acho muito escape para um 1.4, se bem que o problema não é daí.

Obrigado mais uma vez. Afinal o rapaz diz que o carro sempre andou mal a subir(desde que o comprou). Sempre teve 2 panelas, já verificaram as velas, tem 98000kms e tal como referiu aqui um user, acham que tem demasiada panela para um 1.4 :(

O número de panelas é normalíssimo para o motor, não vão em conversas para escapes XPTO. Depois queixem-se do barulho, dos consumos e da inspecção.

Aqui o que interessa é resolver a causa da avaria e não disfarçar.

Cumprimentos.

o melhor é levá-lo á marca, e pedir para fazer um check-up ao motor.

se calhar uma limpeza dos injectores e admissão (corpo da boroleta) resolve a situação. também pode ser filtros sujos ou velas

Boas.

O teu amigo q ñ gaste tempo edinheiro a querer q o carro ande.Que o ponha mas é a "andar".
Eu já tive um Bravo c o mesmo motor e era um horror. A subir, devia ter asma...eh..eh.Quanto mais se carrega no acelerador mais ele se "encolhe".
E os consumos entao eram de cerca de 12 litros aos 100 nas voltinhas...
Segundo li algures esse motor 1.4 de 12 vavulas foi um grande erro da fiat.
Enquanto n me livrei dele n decansei.
Tinha um aspecto desportivo e uma direçao muito boa mas mais nada.

Mais tarde começaram a pôr o motor 1.2 de 16 valvulas tambem de 80 c/v e andava mais e gastava muuuito menos.

O meu pai tem um Marea sedan 1.4 e ja andei algumas ou muitas veses com ele e nao o axo tao mau quanto isso o carro é pesado e realmente so a cima das 3500rpm é que se mexe melhor,um colega meu teve um Clio A 1.4 e essse sim nao tinha força algumas veses fizemos comparativos e o Marea levava sempre a vantagem com distancia de 3/4 carros, provavelmente depende das rodagens feitas aos carros desde novos,estado de velas filtros e mais alguns componentes em comparaçao ao Marea 1.6 do qual tenho uma(Weekend) ai sim..nota.se muito a diferença e nos consumos ate chega a consumir menos e no andamento nao tem nada a ver este 1.6 puxa bem melhor.

O meu pai tem um Marea sedan 1.4 e ja andei algumas ou muitas veses com ele e nao o axo tao mau quanto isso o carro é pesado e realmente so a cima das 3500rpm é que se mexe melhor,um colega meu teve um Clio A 1.4 e essse sim nao tinha força algumas veses fizemos comparativos e o Marea levava sempre a vantagem com distancia de 3/4 carros, provavelmente depende das rodagens feitas aos carros desde novos,estado de velas filtros e mais alguns componentes em comparaçao ao Marea 1.6 do qual tenho uma(Weekend) ai sim..nota.se muito a diferença e nos consumos ate chega a consumir menos e no andamento nao tem nada a ver este 1.6 puxa bem melhor.

Mas quem é g gosta de um carro q só ande a partir das 3500 RPM´s? Se andando abaixo disso já gasta q nem um 2.0...

E quanto á comparaçao c o Clio 1.4 energy, nem pensar...
Em qualquer subidita nem se pode pensar em ultrapassar a ñ ser q seja uma bicicleta...
Até o clio 1.2 é muito mais agradavel de conduzir q o Fiat.
Quando vendi o Bravo comprei o Punto 1.2 e ñ tem comparaçao c o Bravo 1.4.
Sobe de regime facilmente e dá para conduzir á volta das 2000 RPM's sem problema, carrega-se no acelerador e ele desenvolve logo ao contrario do Bravo.E gasta menos 4 litros aos 100...
Nao era só o meu pois experimentei outros e achei o mesmo.
Na propria fiat disseram q era nesmo assim, por isso é q a partir de 1999 substituiram o motor pelo 1.2 16 valvulas.

Cumptos

Última edição:
o meu pai tem um e sei do que falo e quanto ao clio é so ver se o meu colega tem os videos e mostro-te nao tenho problema nenhum claro que este 1.4 da fiat nao e nenhum foguete mas lembro me na altura que saiu o carro compararem com o megane classic 1.4 e em prestaçoes o fiat era melhor é so eu fazer o scan desse comparativo e coloco aqui...nos 1.4 o melhorzinho em prestaçoes seria talves o rover mas tinha o inconveniente das colassas..fora dos 1.4 esse tal 1.2 que a fiat depois colocou nos bravos/as e mareas é realmente muito interessante gasta pouco e puxa muito bem para um 1200.e quanto ao clio ser mais agradavel de conduzir que um bravo ou mesmo um marea...por amor de deus..mas cada um é que sabe.um abraço

o meu pai tem um e sei do que falo e quanto ao clio é so ver se o meu colega tem os videos e mostro-te nao tenho problema nenhum claro que este 1.4 da fiat nao e nenhum foguete mas lembro me na altura que saiu o carro compararem com o megane classic 1.4 e em prestaçoes o fiat era melhor é so eu fazer o scan desse comparativo e coloco aqui...nos 1.4 o melhorzinho em prestaçoes seria talves o rover mas tinha o inconveniente das colassas..fora dos 1.4 esse tal 1.2 que a fiat depois colocou nos bravos/as e mareas é realmente muito interessante gasta pouco e puxa muito bem para um 1200.e quanto ao clio ser mais agradavel de conduzir que um bravo ou mesmo um marea...por amor de deus..mas cada um é que sabe.um abraço

Só falo pela minha experiencia pessoal e ñ pelo q os outros dizem...
Já tive os 3.
O Bravo o Clio, e o Fiat Punto 1.2 . Agora o Megane de 75 c/v tambem era fraco mas mesmo assim mais agradavel de conduzir.
Eu tenho o Guia do Automovel de quando saiu o Bravo e realmente dizem bem mas...
Nem sempre o q dizem as revistas, corresponde ao q verificamos depois no dia-a-dia.

Cumptos

Voltar
Superior