Fiat panda 1990 - o que verificar?

Drifting

New member
Malta,
Ando a ponderar a compra de um caixote com rodas (mas com algum estilo) para ter em casa para as volta rurais.
Numa empresa onde trabalhei tivemos um Panda café com tecto em lona, e aquilo era fantástico!
Guiava-se muito bem, e permitia uma condução e uma utilização sem cuidado nenhum.
Morreu aos poucos lá na empresa, com vidros partidos, sem seguro, uma suspensão partida... Morreu sem dignidade, coitado!

Enfim, procurava algo do género, qud permitisse ir à praia ou ao café. Ou ao mato, ou ir buscar um saco de pinhas...
O
A que pormenores devo estar atento (além da ferrugem)?
- aquecimento/radiador?
- carburador?
- algo mais?

Como posso verificar alguns pontos críticos? Queria comprar em Jan/Fev...

Outras opções?

, Obrigado

Last edited:
Sendo motor fire isso é de guerra mesmo! Mas é ter atenção ao sistema de refrigeração! Isso andado com água vai criando ferrugens depois é um tal rebentar tacos no motor!
De resto é arranjar um bom negócio e o mais direitinho possível de chapa! Já que a mecânica é mais fácil de se ir compondo dando aquela manutenção básica!

Antes de mais tens que verificar a secção onde abres o tópico. [:D]

Os últimos pandas têm uma melhor tolerância À corrosão.
Os motores fire, não compres o 750, são melhores em tudo.
Atenção que como a maioria dos Fiats à época, ao contrário da sua fama, eram construidos para ser fiáveis mas não duráveis e o interior desses carros assim como muitas peças plásticas e de mecânica devem estar muito debilitadas.

Atenção que o Panda parece ter uma boa altura ao solo, mas numa das versões o escape está muito vulnerável e próximo do solo. Eu sei que queres andar pelo mato, mas o twingo cada vez mais me parece ser um carro que se devia começar a guardar. Além de que mesmo o cinquecento ou um raro vivio são carros engraçados, ou até mesmo um punto 1.

Obrigado pelas dicas.
Sim à partida a experiência será para envolver estradoes, areias e pouco mais. Conto colocar protecção inferior.
O uso previsto é mesmo carro de "tralha", já conto ckm plásticos e aspecto duvidoso no interior.
Voltas na ordem dos 10km seguidos (é o meu raio de acção nos passeios dos tristes ao domingo, lol)
A dica da refrigeração, tubagens e água agradeço.
Os motores fire são todos carburador? É um elemento a ter em atenção, estraga-se? E problemas de bateria (falta de massa), dá para avaliar?
EDIT: por acaso tb já me pus a olhar para os twinggos... :)

Last edited:
Tenta comprar um panda de 93 ou 94 que já têm o 1000 fire com injeção, uns pneus de terra e uma proteção de carter e siga para o mato.
De resto é o que já foi dito, compra o mais direitinho e atenção às tubagens.
Não consideras o Uno? Tb são bons para esse tipo de uso e são mais fáceis de arranjar, o Panda já começa a ser procurado como clássico e já está um pouco caro para o que oferece.
O Twingo esquece, é muito baixo para o mato e gasta bem mais que o panda.

Ideal seria o panda 4x4 mas estão um pouco inflacionados
2Q==
pan.jpg

Esquece o Panda e compra uma 4L!

São tão um mais robustas e bastante mais altas. Grande problema é estarem muito inflacionadas. Um Lada Niva também pode ser uma escolha interessante e já é 4x4...

O quer que compres... coloca algum dinheiro de parte para uma revisão profunda...

Uma Strada ou uma skoda ou dacia pick-up com umas jantes engraçdas tbem podia servir para o que queres.

Se for o Panda 1000 FIRE, aquilo a carburador e 47cv no Uno 45S mk1 com pneus fininhos já tinha uma genica do caraças em cidade, imagino num Panda hehe.
Por vezes sabe muito bem andar com carros mais matarruanos sem ter que se ter tanto cuidados, sem haver preocupação com 1 risquinho na pintura, etc [:cool:]

Fórum a ser o fórum... O homem quer um Panda e já estão a recomendar um HRV [:)][:)]

O homem não deu orçamento máximo! O céu é o limite![:D]

MAs entre substituição peças e avarias, o HRV ainda pode acabar por ser mais barato!

Em nenhum lado o homem falou em valores..

Falou em aspectos mecânicos e o que mais me chamou à atenção, as sensações:

Numa empresa onde trabalhei tivemos um Panda café com tecto em lona, e aquilo era fantástico!
Guiava. Se muito bem, é permitia uma condução e uma utilização sem cuidado nenhum.

E vão recomendar um HR-V e uma furgoneta....

Em nenhum lado o homem falou em valores..

Falou em aspectos mecânicos e o que mais me chamou à atenção, as sensações:

E vão recomendar um HR-V e uma furgoneta....

E é isto: sensações! ��

Valores: entre 400 e 1000eur

A dacia e afins... Procuro algo mais pequeno.
A 4L tb já andei (na tal empresa tb havia uma), são bastante resistentes, mas gosto mais do Panda.

Em relação ao twingo, é um bom urbano, mas em terra não se safa, eu eu procurava algo que não batesse logo por baixo.
Também gosto dos Peugeot 205 e 106, ou saxo p. Ex, mas só se fossem 3p.
Basicamente, carros que só andem a 60kmh chega :)

EDIT: o panda 4x4 era o ideal, mas estão a ficar caros (não esquecer valor para revisões...), se bem que o potencial de valorização ou até estagnação do valor não é de desconsiderar...

Last edited:
Fórum a ser o fórum... O homem quer um Panda e já estão a recomendar um HRV [:)][:)]

Já falta pouco para se "recomendar" um RR com motor V8 a gasolina... [:p]

O homem não deu orçamento máximo! O céu é o limite![:D]

MAs entre substituição peças e avarias, o HRV ainda pode acabar por ser mais barato!

Tens de começar a adquirir o hábito de ler os títulos. [:D]

Fui ver agora o HRV e o valor não é mau, até há um daqueles na família, mas para andar sem preocupações de riscos, cargas esquisitas, etc, não é o melhor. Mas pelo preço ainda deixa a pensar...
Um que tb já procurei foi o pajero Pinin, uma amiga teve um em 1998/2000 (?) e guiei-o e era bem porreiro. Mas são demasiado caros (está um à venda aqui à 10km de mim por 9500eur, embora impecável, já o vi ao vivo à cerca de um mês)

https://m.olx.pt/anuncio/fiat-cinquecento-IDG7TpM.html?reason=hp|cf

Acabei de ver este, está a25km de mim.
Que motor tem isto? É fiável?
Sempre é mais carro "moderno" que o panda (mas não tem tanto charme...)
Outro carro que considerei foi o Fiat Palio pickup (na tal firma tb tínhamos uma dessas e levava porrada que era impressionante, que resistência!), motor 1.9jtd de 80cv, andava mesmo muito bem, e fazia mato na boa! Única desvantagem é ser apenas de 2lug, as novas que já têm mais lugares são caras

Back