Fiat Punto (2000) soluça...

lmss

New member
Boa noite pessoal [;)] bem, como o título refere o Fiat Punto aqui de casa está com algum problema. O carro é da minha mãe e ela tem-se queixado ultimamente que o carro já não anda tão bem :confused: concretamente, quando acelera o carro soluça e depois não desenvolve bem em ultrapassagens, coisas do género. Peguei nele este fim-de-semana (porque não me apetecia tirar o meu da garagem), e também fiquei tipo :confused: ao acelerar o carro soluça, principalmente em baixas rpm's (em 3ª incomoda). Reparei na altura que o ponteiro da temperatura do líquido de refrigeração estava encostado em baixo, no frio. Será algo relacionado com isso? Porque noutra altura já estava como o habitual (a meio) e continuava a soluçar. Não percebo muito de mecânica, espero que alguém perceba o que se passa.

Cumps [;)]

Boas,

Eu no meu Punto mk2 16V que tive, aconteceu uma situação semelhante ou igual. Primeiro acendeu a luz de injecção, era das velas, substitui e ficou ok.
Mas depois reparei que o carro em baixas rpm's soluçava, engasgava, troquei os fios/cabos das velas e nunca mais tive problemas. Mas isso também pode ser filtros sujos.

Cumpts

Mas as velas foram trocadas há poucos meses (até porque o carro de um dia para outro deixou de pegar). O carro começou a soluçar logo que trocou as velas Paulo? Como estas foram trocadas há pouco tempo e até agora não tinha acontecido nada, penso que não faz muito sentido. Mas como eu percebo tanto disto... Obrigado!

Cumps

Mas as velas foram trocadas há poucos meses (até porque o carro de um dia para outro deixou de pegar). O carro começou a soluçar logo que trocou as velas Paulo? Como estas foram trocadas há pouco tempo e até agora não tinha acontecido nada, penso que não faz muito sentido. Mas como eu percebo tanto disto... Obrigado!

Cumps

O Carro antes de trocar as velas já soluçava, em qualquer rotação, por isso é que até acendeu a luz de injecção. Após trocar as velas, a luz apagou, mas mesmo assim notava um soluçar a baixas rpm's foi ai que levou um jogo de fios de velas e ficou novo.

Quantos km's é que tem o carro?

Cumpts

Há coisa de um mês o do meu pai, na AE fez um barulho esquesito(parecia uma ventoinha), tinha sido a junta de admissão que tinha ido à vida, o carro também soluçava todo o motor a trabalhar parecia uma batedeira, para o fazer andar parecia um carro de rally, tinha que ser em altas rpm. Talvez possa ser algo semelhante.:sh)

O problema é semelhante então. A luz não acendeu mas o carro soluça na mesma...

O carro é um 1.2 de 80 cv, de 09/2000. Tem cerca de 60.000 km (a minha mãe actualmente tem andado num Grande Punto da empresa, por isso este não tem sido muito usado (tem feito cerca de 100 km's por semana)).

Cumps

Última edição:
O problema é semelhante então. A luz não acendeu mas o carro soluça na mesma...

O carro é um 1.2 de 80 cv, de 09/2000. Tem cerca de 60.000 km (a minha mãe actualmente tem andado num Grande Punto da empresa, por isso este não tem tido muito uso (tem feito cerca de 100 km's por semana)).

Cumps

Possivelmente poderá ser a mesma coisa, cabos/fios de velas, o meu tb tinha esses km's +/- e o motor era o mesmo.

Cumpts

Barulhos desse género (ventoinhas) acho que não... Porém, não sei se é por não estar muitas vezes com o carro, mas penso que o motor faz um barulho diferente agora, mas não sei explicar. Será que está tudo relacionado?
A partir das 2000/2500 rpm's reduz a oscilação, mas até às 2000, principalmente em 3ª... É estranho.

Cumps

Última edição:
Esta semana vou passar na oficina para verem o carro.

Só não fui antes porque abriram uma vala na estrada, mesmo na entrada da oficina, não entra nenhum carro. :mad: [:D]

Cumps

Já levei o carro à oficina e o problema era mesmo nas velas :) (o mecânico andou um bocado nele e percebeu logo). Agora anda lindamente. :)

Obrigado pela ajuda.

Voltar
Superior