Fiat Punto não pega

sethy

New member
Boas,

Estou com um problema.
Tive o meu carro parado durante uns 4 meses, desde que em novembro me surgiu uma fuga na bomba de gasolina.
Agora em março, trocou-se a bomba, mudou-se a distribuição, bomba de água, termostato.
Vai daí o mecânico ia a ligar o carro, e ele não pega.
Ele falou-me que o motor tinha falta de compressão pelo barulho que fazia. Penso que pela facilidade com que o motor de arranque roda o motor. Mas ainda não teve oportunidade para testar a compressão do motor.

Em novembro o carro funcionava sem problemas. Não tinha dificuldades em pegar, e penso que também não teria perdas de potência, pelo menos nada que tivesse notado. A única situação que notei era que tinha um relantim instável.

Alguém aqui me pode dar uma ajuda nas causas deste problema? Antes de parar o carro funcionava e agora nada.

Também acrescento que estive a lavar as calhas por onde escorre a agua do para-brisas da frente, e com isto entrou água para o motor. Fiz isto no inicio do mês de março. E desde essa altura a luz do motor acendeu. (a mesma que acende para problemas da sonda lambda). Penso estar diretamente ligada à situação da água pois foi logo após isso que a luz acendeu.

Estou um bocado desesperado com este carro. Já gastei bastante dinheiro nele, e parece que ainda não está a 100% :/

O motor estava desligado.
Quando digo entrou água para o motor digo que caiu água no compartimento do motor.

E o mecanico nao sabe o que é?

Perdeu compressao parado?

Em relacao ao ultimo ponto... andas a tentar deixar o carro perfeito... E por vezes ainda fica cada vez pior...
Disfruta mas é do carro dado que por mais dinheiro que gastes não vai deixar de ter quase 20 anos....

Já viste as coisas óbvias? Bateria? 90% das ocasiões de quando o carro não pega é bateria. E se o teu for o HLX, tempo frio + alarme come a bateria toda e pode estar descarregada.

Depois veria cabos, velas e bobina e só de seguida começava a procurar coisas mais dispendiosas.
Isto até pelos sintomas que descreves, pois se dizes que o carro sempre trabalhou bem e deixou simplesmente de pegar, soa a algo simples.

Last edited:
Sim, sempre trabalhou bem. Tirando o relantim irregular. Esteve foi parado 4 meses.

Era das touches descarregadas. O mecânico trocou por outras de outro motor.
Mas agora tenho de decidir se fico com umas que ele tirou de outro motor, ou coloco novas. Ainda não compreendi muito bem o que são as touches.
Isso só se arranjaria na Fiat? Ou há de outras marcas? EDIT: ok, o mecânico disse-me agora que se arranja sem ser na Fiat por 12.5€. Parece-vos bom preço?

Em relacao ao ultimo ponto... andas a tentar deixar o carro perfeito... E por vezes ainda fica cada vez pior...
Disfruta mas é do carro dado que por mais dinheiro que gastes não vai deixar de ter quase 20 anos....
Tens razão nisso.

deixa ver se percebi: o mecânico mudou, entre outras coisas, a distribuição e depois, como não conseguia ligar o carro, vieste aqui pedir opiniões e entretanto ele descobriu que era das touches?

Hum.... de facto e como referido... é coincidência...

A correia de distribuição estará mesmo no ponto?

Não sei, acho que é mesmo mecânico. Hmm sinto que me está a escapar qualquer coisa.
Então vocês acham que não é das touches é isso?

Se for o de 16V não é difícil meter aquilo mal. Tem um ponto muito certinho.

Se ele precisar de ajuda diz que tenho aqui um às peças..

Hahaha xD
Mas ele trocou as touches e diz que ficou a trabalhar certinho. Seria das touches não?

Last edited:
Hahaha xD
Mas ele trocou as touches e diz que ficou a trabalhar certinho. Seria das touches não?

Ou então fez cagada, meteu o motor fora de ponto e danificou as touches. Aproveitou a desculpa das tuches para as substituir à pala do cliente e meter o motor a ponto como devia ter sido desde o primeiro momento.

Back