Boas noites, addt...
Não sei a marca daquele filtro... a minha opção pelo mesmo foi ganhar mais um bocado de força em baixas, o que foi conseguido...
Ao se reparar na colocação do filtro, vêm à cabeça de algumas pessoas... isso aí fica mal, apanha ar quente, e não desenvolve nada... em certo ponto têm razão, mas a "história" é esta... em termos de sensações e algumas experiências (que por vezes correm mal, outras nem por isso) por mim sentidas e comprovadas em termos de força, esta é a que melhor se aplica à Caguinchas, pois é a que demonstra ter mais força em baixas, que, aqui na Madeira é o que me interessa... poderia ir buscar um CDA, por exemplo... mas a disponibilidad€ nem sempre é aquela que idealizamos, e como tal, temos que fazer opções.
Esta opção, por sua vez, dizem algumas pessoas, perde alguma ponta, em relação à opção de caixa original com filtro de caixa lavável (tipo kn), com puxada de ar em junto ao pára-choques. Ora ponta a mim, não me interessa, pois não existem cá na Madeira estradas para grandes velocidades.... (existe um maluco ou outro que tenta ir aos 200 no túnel do caniçal ou na ribeira brava, por exemplo... mas quase - passe o exagero - que se contam pelos dedos das mãos, e além disso, ao chegar aos 200, tem que travar logo, pois não existe mais recta, e ou trava, ou bate).
Na parte de trás do filtro, naquela peça de plástico onde estão seguros os pára-brisas, estão alguns furos (tentei fazer tipo entrada de ar... ficou miserável em termos de estética, mas que que cumprem o objectivo principal... o filtro vai buscar mais ar por ali, e além disso, a Caguinchas não possui aquela régua que se encontra na parte de cima do radiador (que força o ar todo a passar pelo radiador), o que faz com que o ar que entra com a deslocação, se divida por entre o radiador e a parte de cima do motor.
Poderás pensar... mas assim aquece mais - errado!!! Com líquido anti-congelante para menos 25 graus, não aquece nada mais do que aquecia quando estava com a caixa e tubagens originais.
Em termos de consumo, anda entre os 7 e os 7,5 litros, o que, aqui na Madeira, face às estradas que faço (40 a 50% são estradas tipo serra da estrela, entre Manteigas e a Torre), posso considerar bom.
Foi este a minha opção, opção essa que, à algum tempo, se revelou a mais acertada, pois a força extra em baixas (e que, sem a transformar num TDI, teve algum impacto), evitou que a mesma fosse para a sucata, pois um caramelo qualquer não parou ao vermelho, e quando vejo o carro a vir para cima de mim, meti pé a fundo e a Caguinchas disparou... o choque não aconteceu mesmo por centímetros... e eu tenho a certeza de que ela estivesse stock, sem a força extra em baixas que ganhou com o filtro, a Caguinchas a esta hora estava na sucata e eu e a minha esposa (que na altura estava grávida de quase 7 meses - a minha filhota deve nascer dentro das próximas semanas) estavamos os dois no Hospital !!!
Com este testamento todo, sim, sinto diferenças em baixas... aqui na Madeira, como já referi, com a força extra em baixas, o motor e consumos agradecem... agora convém ver quais os teus objectivos e opções em relação à eventual colocação ou não desse tipo de filtro...
Sendo assim e resumindo...
... filtro cónico >> maior disponibilidade em baixas (com supressão de catalisador de oxidação e de panela central... com a panela final de origem, em termos de ruído, está ela por ela)...
... filtro de caixa com tomada de ar junto ao pára-choques >> maior ponta...
Espero ter ajudado...
Saudações fumarentas
Ricardo Paulo