Fiat Stilo 1.2

alguem sabe que oleo devo meter no meu fiat stilo?

o carro tem 131mil kms

É só abrires o manual do carro.

Selénia 20K

selenia20k5l-146-1-800.jpg

Boas pessoal.

Fiat Stilo 1.2 de 2002 com 192 mil km por 2000€, é um bom ou mau?
É de confiança porque o carro é de uma pessoa muito próxima de mim e que quer vender.
Não quis abrir um tópico desnecessariamente apenas para perguntar isto.
Obrigado.

Última edição:
Obrigado.

Julguei que os motores do fiat fossem fiáveis? Ou não é fiável apenas nesse modelo?

O motor é algo fiável, embora neste carro, como é mais pesado obriga o mesmo a estar sempre sob maiores rotações.
Contudo este modelo antes do restyling deu alguns buracos nos componentes elétricos (contrário àquele que mandaste por pm que já tinha restyling).

Por fim, motor não é tudo, e 200k kms afetam muita coisa num carro, está a precisar de uma segunda fornada de tudo o que seja material de desgaste, para além de o motor poder já acusar algum cansaço.

Agora se sempre foi bem mantido, tiver um bom histórico de manutenção e se já tiver levado uma boa rodada de material até pode não ser mau negócio, mas 2000€ ainda é muito para os kms que tem

motor mau??? esse motor ainda hoje é usado nos fiat e sem grandes problemas! se tiver feito sempre as mudanças no seu devido tempo, não deixa de ser um bom carro. agora 2000€ com 200 mil eu não comprava. acho que ia até aos 1750€, 1800. parece não ser muito, mas 250€ já dão para registo, seguro e ainda sobra para, com sorte, 1 depósito. já agora, aconselho-te o 1.2 ao 1.6. eu tenho o 1.6 e aquilo com caixa de 5 não anda um boi. os 1.2 que experimentei andavam muito mais ou pelo menos a sensação era totalmente diferente.

Cadito o teu stilo certamente tem algum problema de motor....tive uma marea com esse motor e tambem uma alfa 1.6 que o motor e praticamente o mesmo apenas com mais 15cv e puxavam bem nunca me pareceu assim tao pasteloes...

O 1.2 é fiável.. Alias, é dos mais fiáveis que a Fiat já fez. Quem diz o contrário, está a mentir.

Concordo que o motor é fraco para o carro em questão, mas se a pessoa não for exigente, chega perfeitamente.

Ao contrário do 1.6, o 1.2 vem com caixa de 6ª velocidades para ajudar no consumo em AE e nacionais.

O 1.2 é fiável.. Alias, é dos mais fiáveis que a Fiat já fez. Quem diz o contrário, está a mentir.

Concordo que o motor é fraco para o carro em questão, mas se a pessoa não for exigente, chega perfeitamente.

Ao contrário do 1.6, o 1.2 vem com caixa de 6ª velocidades para ajudar no consumo em AE e nacionais.

Não consigo mesmo perceber, então mas supostamente um motor 1.2 não será "fraco" demais para poder manter uma 6ª velocidade ?
Consideravelmente mais fraco que um 1.6 pelo menos ?

Pelo meu ver faria mais sentido uma 6ª velocidade sim no 1.6...

Não consigo mesmo perceber, então mas supostamente um motor 1.2 não será "fraco" demais para poder manter uma 6ª velocidade ?
Consideravelmente mais fraco que um 1.6 pelo menos ?

Pelo meu ver faria mais sentido uma 6ª velocidade sim no 1.6...

Isso é o que dá quando não conhecemos os motores em questão.

Se explorarmos o mercado automovel nos ultimos 15 anos por exemplo, vamos ver que isso da caixa de 5 e 6 velocidades não é linear, nem conforme a potência nem conforme a cilindrada.

Como é óbvio podemos ter uma caixa de 6 com a 6ª mais curta que uma de 5, e no caso do 1.2 16v da Fiat, basta andar num bravo/a ( tive um brava ) para perceber que tendo em conta que a potência máxima é às 5500 RPM, o motor não tem que estar constantemente em altas RPM pois às 2000, 3000 RPM já tem força mais que suficiente, embora o brava tambem seja relativamente leve ( 1040 KG )

No caso do Stilo, com certeza terá 6 velocidades devidamente escalonadas para aproveitar melhor o motor de modo a estar mais facilmente nas RPM's correctas.

Isso é o que dá quando não conhecemos os motores em questão.

Se explorarmos o mercado automovel nos ultimos 15 anos por exemplo, vamos ver que isso da caixa de 5 e 6 velocidades não é linear, nem conforme a potência nem conforme a cilindrada.

Como é óbvio podemos ter uma caixa de 6 com a 6ª mais curta que uma de 5, e no caso do 1.2 16v da Fiat, basta andar num bravo/a ( tive um brava ) para perceber que tendo em conta que a potência máxima é às 5500 RPM, o motor não tem que estar constantemente em altas RPM pois às 2000, 3000 RPM já tem força mais que suficiente, embora o brava tambem seja relativamente leve ( 1040 KG )

No caso do Stilo, com certeza terá 6 velocidades devidamente escalonadas para aproveitar melhor o motor de modo a estar mais facilmente nas RPM's correctas.

Básicamente, o que me estás a dizer, é que no 1.2 serão 6 velocidades mais curtas do que poderiam ser num 1.6 é isso ?

Básicamente, o que me estás a dizer, é que no 1.2 serão 6 velocidades mais curtas do que poderiam ser num 1.6 é isso ?

Atenção que eu só conheço o 1.6 na versão de 120cv do Alfa 147, portanto quanto ao 1.6 não tenho a certeza. O que digo é que nem sempre uma caixa de 6 existe para se ter mais velocidade máxima ou consumos mais reduzidos de uma forma notória, mas sim para rentabilizar mais o motor.

Ao estilo de um camião, tem muitas mudanças porque assim aproveita-se melhor a faixa útil de RPM interessantes.

Cadito o teu stilo certamente tem algum problema de motor....tive uma marea com esse motor e tambem uma alfa 1.6 que o motor e praticamente o mesmo apenas com mais 15cv e puxavam bem nunca me pareceu assim tao pasteloes...

o meu está a GPL, já vinha assim. ainda hoje fiz-lhe 160kms em AE e aquilo anda bem em altas. depois apanho uma subida e em 5ª ou calco mais ainda o pedal ou reduzo para 4ª. já várias pessoas andaram com ele e dizem que ese e aquele carro com motor 1.1, 1.2 e 1.4 andam bem mais. o meu mecânico não o experimentou, mas diz que é do GPL, que perde potência até 30%. a andar com ele com cuidado faço médias de quase 11 a GPL, depois lá faço uma tirada destas como hoje fiz e a média fica nos 8lts. 20€ dão para quase 450kms.

experimentei 1 stilo 1.2 e aquilo andava bem, tinha a caixa de 6 dos puntos II e experimentei dois 1.6. este que adquiri não o experimentei em subidas grandes, fiei-me, pois o meu era um 1360cc de 75cv e 113nm, este tinha mais 30nm, quase mais 250cc e mais 30cv. afinal é um desespero entrar numa AE com ele ou querer que desenvolva minimamente em subidas n A3 ou A7, por exemplo... [8b]

Cadito esse teu Stilo faz 0-100 em -3seg que , ou seja de 14 para 11seg., por isso qualquer coisa está mal, para não falar dos 30nm de binário a mais.

Última edição:
O Stilo 1.2 de 2003 aqui de casa, já passou a barreira dos 150k. Nestes anos todos, o maior problema que teve foi a questão do sensor do airbag. De resto, foi sempre um carro cuidado (revisões a horas, e nunca foi "assucatado")

Nunca abriu o motor...e foi sempre muito bem puxadinho [:D]

A impressão que temos deste modelo, é horrível.. como podem constatar. Não é motor para fazer 0-100 em 8 seg. ... mas não há problemas com lag e manutenção de turbos...é meter gota e andar!

Eu tenho extrema confiança em tudo o que é motores a gasolina atmosféricos da Fiat ! E é curioso que nas opiniões em geral tantos falam mal dos fiat's mas rapidamente alguém conhece um Uno ou Punto que teve motor que nunca mais acabava [:p]

Voltar
Superior