Fiat Tipo 1.3 MJ2 e a embraiagem

LetsMakeCakes

Active member
Boas pessoal

comprei um Fiat Tipo 1.3Mj2 usado ha cerca de 10 meses, na data de aquisição ainda não tinha 50k KM, o negocio foi feito em concessionário autorizado FIAT c/ 2 anos de garantia. A viatura tem no momento 3 anos de quase 63mil KM

Desde sempre que notei que a marcha-a-trás, por vezes (não é sempre) custa a entrar, sendo necessário ou aliviar o pedal de embraiagem (para a mudança entrar) ou ir á 1ª e 2ª e depois vir então á marcha atrás.
No pedal de embraiagem sempre achei que o pedal ''pega'' muito acima dada a Km que o carro tem. Qualquer das formas a embraiagem nao apresenta qualquer outro sintoma e as mudanças entram normalmente a resposta da embraiagem é normal e pronta, o que me parece é que os 2 ''problemas'' que anteriormente referi são aspectos tipicos da viatura/motor em questão, mas não estou convencido quanto a isto.....

O carro fez recentemente a 1ª revisão em minha mão (na oficina da concessão onde comprei) e nao pude deixar de falar nestes 2 assuntos relativos á embraiagem. O que me foi dito é que é ''desgaste'' cuja garantia não cobre e como tal teria de trocar a embraiagem, prontificaram-se a fazer um orçamento para a troca cujo valor passava dos 500€ (já com IVA). È a ver se o barro cola...

Nao disse nada e vim embora e ''dormir'' sobre o assunto. Não vou trocar e muito menos pagar a troca de uma embraiagem num carro com 60mil Km, parece-me muito cedo, para tal

Sei de um caso de um outro Tipo 1.3 (comprado no mesmo local do meu) , com os mesmo sintomas. A marca/oficina/concessionario mandou recolher a viatura, desmontaram a embraiagem, tiraram fotos e enviaram para a FIAT (ou Portugal ou ESpanha ou Italia - não sei), e segundo a analise das fotos a embraiagem nao apresentava problemas que justificasse a troca, voltaram a montar tudo e o que é certo é que uns dias depois (de voltarem a montar a embraiagem) a pessoa ficou literalmente sem embraiagem voltou a ir para a oficina do concessionário e a embraiagem foi trocada sem qualquer custo para o proprietario, ainda que a garantia.

O facto de conhecer e saber deste caso, deixa-me de pulga atras da orelha, estou a pensar em agir e expor a situação á FIAT Italia. Agora que o carro esta em garantia é que é de fazer uso dela

Mais alguem teve ou se queixa de problemas na embraiagem no 1.3Mj?
obrigado

A marcha atras custar a entrar ( caixas de 5) é um mal geral das caixas fiat. Antes de colocares marcha atras, exprimenta meter 4a e depois sim marcha atras. vais ver que entra sem problemas

Tive um Punto 1.3 Multijet que acontecia o mesmo e comprei o carro com 0 km... Nunca me fez impressão, logo diria que não é defeito mas feitio.

Boas pessoal

comprei um Fiat Tipo 1.3Mj2 usado ha cerca de 10 meses, na data de aquisição ainda não tinha 50k KM, o negocio foi feito em concessionário autorizado FIAT c/ 2 anos de garantia. A viatura tem no momento 3 anos de quase 63mil KM

Desde sempre que notei que a marcha-a-trás, por vezes (não é sempre) custa a entrar, sendo necessário ou aliviar o pedal de embraiagem (para a mudança entrar) ou ir á 1ª e 2ª e depois vir então á marcha atrás.
No pedal de embraiagem sempre achei que o pedal ''pega'' muito acima dada a Km que o carro tem. Qualquer das formas a embraiagem nao apresenta qualquer outro sintoma e as mudanças entram normalmente a resposta da embraiagem é normal e pronta, o que me parece é que os 2 ''problemas'' que anteriormente referi são aspectos tipicos da viatura/motor em questão, mas não estou convencido quanto a isto.....

O carro fez recentemente a 1ª revisão em minha mão (na oficina da concessão onde comprei) e nao pude deixar de falar nestes 2 assuntos relativos á embraiagem. O que me foi dito é que é ''desgaste'' cuja garantia não cobre e como tal teria de trocar a embraiagem, prontificaram-se a fazer um orçamento para a troca cujo valor passava dos 500€ (já com IVA). È a ver se o barro cola...

Nao disse nada e vim embora e ''dormir'' sobre o assunto. Não vou trocar e muito menos pagar a troca de uma embraiagem num carro com 60mil Km, parece-me muito cedo, para tal

Sei de um caso de um outro Tipo 1.3 (comprado no mesmo local do meu) , com os mesmo sintomas. A marca/oficina/concessionario mandou recolher a viatura, desmontaram a embraiagem, tiraram fotos e enviaram para a FIAT (ou Portugal ou ESpanha ou Italia - não sei), e segundo a analise das fotos a embraiagem nao apresentava problemas que justificasse a troca, voltaram a montar tudo e o que é certo é que uns dias depois (de voltarem a montar a embraiagem) a pessoa ficou literalmente sem embraiagem voltou a ir para a oficina do concessionário e a embraiagem foi trocada sem qualquer custo para o proprietario, ainda que a garantia.

O facto de conhecer e saber deste caso, deixa-me de pulga atras da orelha, estou a pensar em agir e expor a situação á FIAT Italia. Agora que o carro esta em garantia é que é de fazer uso dela

obrigado

Compraste um carro usado, se por acaso o anterior proprietário, tiver o vicio de "descansar" o pé esquerdo em cima do pedal da embraiagem, é bem possível que já tenha desgaste.
Já vi trocas de embraiagem com menos kms.

A Fiat nao prima pelas caixas de velocidades, tenho ideia disso.
Quando tirei a carta eu conduzia o carro do meu Pai, um Fiat UNO (1.000 Fire) de 1991 e a caixa era rija como tudo[:D]

Esse truque de meter outra velocidade antes da marcha-atras funciona, mas eu uso a ir á 1ª e 2ª

Compraste um carro usado, se por acaso o anterior proprietário, tiver o vicio de "descansar" o pé esquerdo em cima do pedal da embraiagem, é bem possível que já tenha desgaste.
Já vi trocas de embraiagem com menos kms.

Sei que ha quem o faça... Mas... se o antigo dono do meu carro andou a descansar o pe no pedal de embraiagem e eu tenho apenas desconfianças sobre a embraiagem, então nem sequer imagino o que o dono anterior do Tipo do caso que relatei, cujo o dono ficou sem embraiagem e foi trocada sem custo, andou a fazer e mais a mais este caso que conheço a viatura foi adquirida (usada) com 28k KM

Não custa, no meu caso, é so mesmo a marcha atras, que nem será ''custar a entrar'' mas sim não entrar

A 1º entra sem qualquer problema. O que acho na manete de mudanças é que por vezes as passagens de caixa podiam ser menos rudes, e serem mais suaves. Mas suavidade é coisa que nao assiste ao 1.3 MJ [:D]

Última edição:
No meu FIAT não era o disco que tinha problemas, eram as "molas", e os sintomas eram parecidos, dificuldade em engrenar com o carro parado.

Como só existia KIT para trocar, acabava por se trocar tudo.

Sei que ha quem o faça... Mas... se o antigo dono do meu carro andou a descansar o pe no pedal de embraiagem e eu tenho apenas desconfianças sobre a embraiagem, então nem sequer imagino o que o dono anterior do Tipo do caso que relatei, cujo o dono ficou sem embraiagem e foi trocada sem custo, andou a fazer e mais a mais este caso que conheço a viatura foi adquirida (usada) com 28k KM

Conheço quem tenha queimado uma embraiagem, com esse tipo de comportamento, em menos de 1000kms!!!

Vai pensando numa embraiagem.
Longe de dúvidar, mas... Isso é assim tão linear (baseado apenas no que relatei) ?

Tenho lido mais relatos em relação à questão da marcha atrás por vezes não entrar à 1a (alias ja alguém falou no mesmo, neste tópico)

Vou enviar e expor o caso à Fiat Itália e enviar folha de obra e orçamento da troca de embraiagem
Vou para a luta

Última edição:
Eu tive um mito com o mesmo motor e tinha exactamente o mesmo problema, comprei com ~50k vendi com ~120k.

Chegou a um ponto em que já não era defeito era feitio, era chato mas não mudava a embraiagem só por causa disso.

O outro caso que conheço e relatei no 1o. post em que mudaram a embraiagem sem cursos, falei com com o rapaz há dias e disse me que depois da troca, a marcha atrás já entra sem dificuldade.

Será que, mais tarde, vai voltar ao mesmo?

Olá,

Tenho dois Fiats Bravo 2010/2011, em ambos a marcha atrás por vezes não entra à primeira, especialmente com o frio, sempre assim foi, num deles já foi mudada até a embraiagem (porque já tinha desgaste, patinava) e ficou na mesma.
Acho que e uma coisa que não precisas de te preocupar, ainda para mais se é a única mudança que custa a entrar.

Acho que deves reportar, não perdes nada com isso.
Agora a realidade é que as embraiagens desses carros têm demasiadas queixas. Enfim, o Tipo é um produto simpático, mas ao preço de mexilhão ninguém come boa amêijoa.
Com a Fiat é conviver com esses "predicados", pois faz parte do seu ADN. Tive 2, inclusive um Tipo, não enjeito se houver oportunidade um terceiro, mas sei ao que vou.

Quando andam com a embraiagem nas últimas, podem afectar o funcionamento interno da caixa por desgaste(o ruído desagradável ao falhar a mudança). Posso explicar como mas não ajuda em nada.

Outra coisa menos conhecida é desgaste nos tirantes ou apoios do motor. Já para não falhar em afinação ou lubrificante adequado.

Por isso, leva isso a alguém entendido.

Boas pessoal

obrigado

Tenho um fiat 1.3. Estou satisfeito com o carro, nunca me deu problemas é de 2017. Curiosamente nós últimos tempos tem tido consumos muito altos. Em sítios onde marcava por norma 5/6L aos 100km agora chega aos 15/16 algo não está bem. Estou a falar do consumo instantâneo. E também noto por vezes um cheiro do escape, um cheiro estranho. Quando aquece e ando um bocado o cheiro desaparece. Alguém tem uma situação idêntica? Poderá estar relacionado?

Voltar
Superior