Há muitas coisas que as marcas dizem que não correspondem à verdade, é apenas marketing, este carro digamos que fica entre os dois segmentos, na minha opinião será o substituto directo do Linea, mas também pode entrar no campo dos segmentos C.
Claro que a FIAT diz que ele é do segmento C para dar a entender que é um carro superior a um segmento B, tal como a Citroen dá a entender que o C4 Cactus é um segmento C devido ao nome C4, mas na verdade é um segmento B.
Nós sabemos que tecnicamente ambos são segmentos B, porque estamos bem informados, e não temos de comer tudo aquilo que as marcas dizem.
Olha, eu estou bem informado e considero um segmento C. Basta considerar as dimensões do carro para se chegar a essa conclusão.
Se tem dimensões de carro de segmento C tanto no interior como exterior porque é considerado segmento B?
Claro que depois se o que essa notícia afirma for verdade e vier com um preço tão reduzido duvido que a Fiat lance um sucessor do Punto com um preço muito abaixo desse.
O Egea mede 4.5m de comprimento, 1.78m de largura, 1.48m em altura e 2.64m de distância entre eixos. Bagageira de 510L.
Por exemplo, o Astra sedan mede 4,69m, 1,81m de largura, 1,5m de altura e 2,68m de distância entre eixos. Bagageira de 460L.
O Focus sedan mede 4,5m, 1,82m de largura, 1,48m de altura e 2,64m de distância entre eixos. Bagageira de 421L.
O VW Jetta mede 4,65m, largura de 1,77m, 1,48m de altura e 2,65m de distância entre eixos. Bagageira de 510L.
Skoda Octavia mede 4,65m, largura de 1,81m, altura de 1,46m e 2,68m de distância entre eixos. Bagageira de 590L.
Este carro tem dimensões exteriores e distância entre eixos comparáveis a outros sedans de segmento C logo é segmento C em alguns casos até fica á frente da concorrência.
Lá porque acham que a plataforma usada não é "digna" de um seg. C não faz com que deixe de o ser pelas suas dimensões. E na distância entre eixos não se nota o problema de usar a plataforma small-wide.
Daqui a pouco também me dizem que o Focus é segmento B porque tem preços que começam na casa do segmento B e em termos de dimensões não é diferente do Egea.
Podem argumentar que pelo preço será segmento B e eu discordo. A Fiat afirmou que ia ter modelos a competir pelo preço e outros critérios racionais e outros pela emoção.
Isto porque os carros low-cost e os premium ou que apelam á emoção é que têm conseguido vender e ter lucro.
O Egea sempre se enquadrou na vertente low-cost e acho que é bem provável que ajude a Fiat a conseguir recuperar quota de mercado que a Fiat perdeu para as marcas coreanas e Skoda.
Quanto ao que as marcas dizem, elas é que definem o posicionamento dos seus produtos e se a Fiat definiu que este vai competir no segmento C e vai ser marketed como tal então as pessoas vão assumi-lo assim. Resta ver se a estratégia seguida vai ser a adequada. Se vocês não gostam e o vêm como um B então assim seja.
Mas farto-me de rir que considerem o 500X um C e este um B apesar de ter dimensões equivalentes ao do segmento C.