Fiat Tipo 2016

Podes chamar-lhe o que quiseres, o VW convencionou designa-la assim, porque tem essa flexibilidade, mas é uma mesma plataforma usada transversalmente pela marca e grupo, dizer-se que é segmento b partilhar elementos da plataforma do Punto é muito redutor, é claro que a politica da Fiat para este carro passa por algo diferente do que fizeram com os modelos antecessores, pois pretendem marcar presença no SEGMENTO C com menos investimento, creio que não chega ao conceito lowcost, diria que mais modesto, algo semelhante ao que a Nissan fez com o Pulsar.

Não.

O Pulsar utiliza a nova plataforma modular da Renault-Nissan, também utilizada pelo Qashqai ou pelo futuro Talisman e Megane IV, a CMF-CD.

O Agea é semelhante ao C-Elysée e ao Skoda Rapid, plataforma do segmento B alongada.

Não.

O Pulsar utiliza a nova plataforma modular da Renault-Nissan, também utilizada pelo Qashqai ou pelo futuro Talisman e Megane IV, a CMF-CD.

O Agea é semelhante ao C-Elysée e ao Skoda Rapid, plataforma do segmento B alongada.

Epá. A plataforma small-wide é modular, aceita motores de alta cilindrada e está ser usada no desenvolvimento do Jeep Compass do segmento C.
O Egea é um segmento C genuíno quer queiras quer não.

Em certos países não há bem os segmentos como aqui.

Na Turquia este FIAT será o tradicional familiar médio.
Apesar de estar entre o B e o C, no passado o Tempra estava entre o C e o D.
Tempra era C, mas a sua base e volumetria não ficava a dever aos primos do segmento D: Dedra e 155.

Este FIAT Egea é uma berlina de "3 volumes" que vem substituir o Linea, que por sua vez ocupou o espaço do Marea.

A sequência será:

Egea
Linea
Marea
Tempra
Regata
131 (Murat, Sahin, Dogan)
124 (Murat)

CQzsCJSWgAAjn1u.jpg

O carro queria-se mais baixo. Assim parece que sofre de "jipose"

Podes chamar-lhe o que quiseres, o VW convencionou designa-la assim, porque tem essa flexibilidade, mas é uma mesma plataforma usada transversalmente pela marca e grupo, dizer-se que é segmento b partilhar elementos da plataforma do Punto é muito redutor, é claro que a politica da Fiat para este carro passa por algo diferente do que fizeram com os modelos antecessores, pois pretendem marcar presença no SEGMENTO C com menos investimento, creio que não chega ao conceito lowcost, diria que mais modesto, algo semelhante ao que a Nissan fez com o Pulsar.

Palavra correcta, um projecto que maximiza a sempre importantíssima questão cambial na produção industrial via variável de custo de produção (é fabricado na Turquia correcto?), a FIAT coloca motorização moderna a diesel e gasolina e o carro como já aqui tinha escrito com uma configuração correcta (JLL,PM), fica com uma apresentação bastante sóbria a roçar o elegante.

O interior é linha FIAT tradicional.

Para ocupação imediata do FIAT Bravo e Linea (carroçaria de 3 volumes), na Europa e recuperar venda e amortizar retorno, é opção correcta, para compacto familiar em mercado como o da Europa Central, Turco e/ou América do Sul, e talvez Norte de África é opção mais que correcta da FIAT.

Não.

As indicações que tenho não coincidem com o que afirmas, p.ex. aqui:

http://turbo.sapo.pt/ensaios/artigo/regresso-promissor-nissan-puls-13266.html

Independentemente disso, e porque o meu passatempo forum AH passa por muito mais do que estar a discutir o sexo dos anjos, como já afirmei, podes achar que é segmentos B, C ou D, como intrinsecamente já afirmei, a marca é que define quem quer atingir e com que armas pretende fazê-lo.

Em certos países não há bem os segmentos como aqui.

Na Turquia este FIAT será o tradicional familiar médio.
Apesar de estar entre o B e o C, no passado o Tempra estava entre o C e o D.
Tempra era C, mas a sua base e volumetria não ficava a dever aos primos do segmento D: Dedra e 155.

Este FIAT Egea é uma berlina de "3 volumes" que vem substituir o Linea, que por sua vez ocupou o espaço do Marea.

A sequência será:

Egea
Linea
Marea
Tempra
Regata
131 (Murat, Sahin, Dogan)
124 (Murat)

Sem duvida, essa linhagem mostra como houve sempre algum desalinhamento com a concorrência. [:D]

Mas o certo, é que fazia algum sentido achar que com o Linea a Fiat estava num B, até pelas parecenças, era o Punto de 4 portas, neste caso, sai uma familia (lembro que para além deste virá se e 5p) com dimensões mais comuns aos atuais C, não há outro modelo da marca nessa faixa de mercado, e por outro lado teremos o substituto do Punto em 2016, diria que o substituto do Línea é também o substituto do Bravo.

Sem duvida, essa linhagem mostra como houve sempre algum desalinhamento com a concorrência. [:D]

Mas o certo, é que fazia algum sentido achar que com o Linea a Fiat estava num B, até pelas parecenças, era o Punto de 4 portas, neste caso, sai uma familia (lembro que para além deste virá se e 5p) com dimensões mais comuns aos atuais C, não há outro modelo da marca nessa faixa de mercado, e por outro lado teremos o substituto do Punto em 2016, diria que o substituto do Línea é também o substituto do Bravo.

E faz muito mais sentido lançarem um carro de segmento C com várias carroçarias como vai ser o caso deste Egea em vez de fazerem como fizeram com o Bravo que só tinha a versão hatch e nem sequre tinha uma SW. Algo que condicionou muito o sucesso deste na Europa.
Logo por aí acho que este Egea vai conseguir vender bem se apostarem no hatch e SW para a Europa Ocidental. Basta esperar para ver a volumetria da bagageira da carrinha.

Great anticipation for Fiat's new Compact Sedan: TIPO is its name

151012_Fiat_Tipo.jpg

Expectation for the name of Fiat's new Compact Sedan was high and the wait is now over. A name steeped in history for the new three-box sedan which was revealed in May at the Istanbul Motor Show as the first chapter of the 'Fiat Ægea' Project. Sales of the car will start in Italy in December and be gradually extended to the other EMEA region countries.

TIPO: this will be the name sported on the livery of the new Compact Sedan in all EMEA region countries except for Turkey, where the project name turned out to be so successful that it was decided to keep it for the car as well. The symbolic name has been used by Fiat since its earliest days and is now making a comeback on a global model designed to tackle the challenges of the future.

Fonte: Fiat

Já podem mudar o titulo do tópico para TIPO

Last edited:
Isso é que é ir lá atrás. Não estou totalmente de acordo com o ressuscitar deste nome, mas pelo menos é simples de pronunciar em qualquer lado, o que pode ajudar comercialmente.
Chegou a haver um 1.1 "Smart" lá por casa durante um par de anos. E houve um par deles que sobreviveram até bem dentro da primeira década deste século com outros familiares.
Espaço é que não faltava naquele carro. É o que melhor me recordo.

Se era para ir buscar nomes lá atrás, este Tipo sedan deveria ser chamado de Tempra[:D]
Considerando que se trata de um produto derivado da Small-Wide, o packaging deverá estar uns furos abaixo do Tipo original, que era o seu maior trunfo.
Cada vez mais, falta à Fiat uma plataforma modular de nova geração, como a que os rivais têm vindo a apresentar, para limar algumas arestas dos produtos que têm lançado.

Que lhes faz falta uma plataforma mais moderna lá isso é verdade até para conseguirem reduções de peso porque os carros da Fiat são pesadotes comparados com a concorrência.
Mas a small-wide é modular qb e basta ires uma página atrás para veres o porquê. Também está a ser usada como a plataforma para o novo Jeep Compass que vai ser o C-SUV da Jeep.

Mas duvido muito que fizessem uma plataforma nova para um modelo como este. Já se tiver um sucessor lá para os 2020's então de certeza que vai ter plataforma nova.

E o nome Tempra também teria muita piada para um sedan mas não devem ter querido complicar mais o marketing... Em minha casa tivemos um Tempra quando era miúdo e era um carro impecável e futurista no interior. Eu adorava o carro por causa do relógio digital, indicador de portas abertas, etc (um miúdo contenta-se com pouco).

Last edited:
Que lhes faz falta uma plataforma mais moderna lá isso é verdade até para conseguirem reduções de peso porque os carros da Fiat são pesadotes comparados com a concorrência.
Mas a small-wide é modular qb e basta ires uma página atrás para veres o porquê. Também está a ser usada como a plataforma para o novo Jeep Compass que vai ser o C-SUV da Jeep.

Mas duvido muito que fizessem uma plataforma nova para um modelo como este. Já se tiver um sucessor lá para os 2020's então de certeza que vai ter plataforma nova.

E o nome Tempra também teria muita piada para um sedan mas não devem ter querido complicar mais o marketing... Em minha casa tivemos um Tempra quando era miúdo e era um carro impecável e futurista no interior. Eu adorava o carro por causa do relógio digital, indicador de portas abertas, etc (um miúdo contenta-se com pouco).

Também tive alguns familiares com Tempra, entre carro e carrinha. O painel de bordo era brutal para um puto. E para mais, quando na altura ainda se via na TV o KITT![:D]

A plataforma nova não seria destinada a este modelo apenas.
Mas acho que está na altura de porem as mãos na massa para uma plataforma que possa, pelo menos, abarcar tudo o que é segmento B e C, que actualmente, no que toca a dimensões, parecem cada vez mais fundir-se.
Precisam de uma plataforma nova, com recurso aos materiais mais recentes - aços de alta resistência, por ex -, a métodos de produção otimizados, que permitirá atacar a questão do peso. Não só terá de ser flexivel numa questão dimensional, como também tecnológica. Podendo suportar, com custos razoáveis, módulos diversos ao nivel da suspensão, travagem, grupos motrizes (combustão interna, híbridos e elétricos).

Conseguir ter uma matriz comum, que pudesse responder às necessidades de mercados como o sul-americano e europeu, deveria permitir economias de escala brutais e um melhor aproveitamento das diversas unidades de produção, já que estas estariam capazes de produzir qualquer um dos modelos que derivassem desta base comum.

Anyway...
Acho que poderiam ter mantido o nome Linea, que é um nome que até "caiu" bem no mercado, não lembrando os Fiats dos anos 80/90, como o Tipo, que pecaram por alguma fragilidade.
O nome Linea funcionaria no mercado de destino, na Turquia, onde poderia continuar a sua carreira de liderança, e acrescentar a carrinha para o mercado ocidental acho que seria mais que suficiente para garantir o sucesso comercial expectável

Alguém sabe qual vai ser a motorização?

Espero que o hatchback ou até mesmo a carrinha sejam mais bem parecidos que isto, e já agora (se não for pedir muito) que tenham solucionado a questão do logotipo da marca que está constantemente a cair no Bravo.

Também tive alguns familiares com Tempra, entre carro e carrinha. O painel de bordo era brutal para um puto. E para mais, quando na altura ainda se via na TV o KITT![:D]

A plataforma nova não seria destinada a este modelo apenas.
Mas acho que está na altura de porem as mãos na massa para uma plataforma que possa, pelo menos, abarcar tudo o que é segmento B e C, que actualmente, no que toca a dimensões, parecem cada vez mais fundir-se.
Precisam de uma plataforma nova, com recurso aos materiais mais recentes - aços de alta resistência, por ex -, a métodos de produção otimizados, que permitirá atacar a questão do peso. Não só terá de ser flexivel numa questão dimensional, como também tecnológica. Podendo suportar, com custos razoáveis, módulos diversos ao nivel da suspensão, travagem, grupos motrizes (combustão interna, híbridos e elétricos).

Conseguir ter uma matriz comum, que pudesse responder às necessidades de mercados como o sul-americano e europeu, deveria permitir economias de escala brutais e um melhor aproveitamento das diversas unidades de produção, já que estas estariam capazes de produzir qualquer um dos modelos que derivassem desta base comum.

Anyway...
Acho que poderiam ter mantido o nome Linea, que é um nome que até "caiu" bem no mercado, não lembrando os Fiats dos anos 80/90, como o Tipo, que pecaram por alguma fragilidade.
O nome Linea funcionaria no mercado de destino, na Turquia, onde poderia continuar a sua carreira de liderança, e acrescentar a carrinha para o mercado ocidental acho que seria mais que suficiente para garantir o sucesso comercial expectável

A plataforma actual serve para B e C. Mas sim, precisam de uma nova por tudo o que mencionaste.
Mas considerando o discurso do Marchionne acho que uma plataforma nova só será na próxima geração de modelos e não nesta que está a sair agora. Provavelmente depois de ter arranjado um parceiro com que dividir custos e fazer sinergias.

E o painel de bordo do Tempra... Para mim na altura aquilo parecia um carro vindo do futuro! [:D]

Last edited:
As indicações que tenho não coincidem com o que afirmas, p.ex. aqui:

http://turbo.sapo.pt/ensaios/artigo/regresso-promissor-nissan-puls-13266.html

Independentemente disso, e porque o meu passatempo forum AH passa por muito mais do que estar a discutir o sexo dos anjos, como já afirmei, podes achar que é segmentos B, C ou D, como intrinsecamente já afirmei, a marca é que define quem quer atingir e com que armas pretende fazê-lo.

Independentemente de ser de segmento B ou C, uma coisa é certa e acho que estamos todos de acordo, este carro tem como objectivo ir buscar tanto clientes ao segmento B como ao C. É um modelo que pretende abranger um leque grande clientes alvo.

Back