Fiat Uno 45S

RafaelVelho

New member
Boas. Tenho carta há pouco menos de um ano e tive direito a carro novo. Calhou-me na rifa a melhor máquina que poderia ter tido: O fiat Uno 45s. Um carro de 85 com direcção leve e com uns 150 mil km. Custou-me 200 euros mas pelo facto de o carro ter estado parado muito tempo tive que lhe mudar muita coisa entre radiador, termostato, bomba e bateria. Por enquanto não deu problemas, com a excepção de no outro dia estar a andar calmamente na rua e vir-me fumo e um cheiro a queimado para a cara. Já estava pronto a saltar para fora do carro mas ao que parece foi a sofagem que queimou. Acham que vale a pena meter uma sofagem? Ou já fiz mau negócio que chegue para andar a gastar dinheiro desnecessário?

E já agora, uma pergunta de um novato em carros para os mais experientes, que cuidados é que uma pessoa tem que ter especialmente com este carro?

Última edição:
Boas. Tenho carta há pouco menos de um ano e tive direito a carro novo. Calhou-me na rifa a melhor máquina que poderia ter tido: O fiat Uno 45s. Um carro de 85 com direcção leve e com uns 150 mil km. Custou-me 200 euros mas pelo facto de o carro ter estado parado muito tempo tive que lhe mudar muita coisa entre radiador, termostato, bomba e bateria. Por enquanto não deu problemas, com a excepção de no outro dia estar a andar calmamente na rua e vir-me fumo e um cheiro a queimado para a cara. Já estava pronto a saltar para fora do carro mas ao que parece foi a sofagem que queimou. Acham que vale a pena meter uma sofagem? Ou já fiz mau negócio que chegue para andar a gastar dinheiro desnecessário?

E já agora, uma pergunta de um novato em carros para os mais experientes, que cuidados é que uma pessoa tem que ter especialmente com este carro?

Por esse valor o carro foi dado e penso que nem deverias preocupar muito com a soufagem, e cuidados a ter o básico, porque não tem muito para onde avariar, é pena ser muito facil de roubar, mas é carro para quem quer comecar a dar umas voltas e não queria gastar muito

A questão é: Estás disposto a gastar na reparação mais do que pagas-te pelo carro?
É cada vez mais raro encontrar um uno em bom estado, é um carro a que tenho especial carinho pois na minha juventude o meu pai tinha dois, um a gasolina e outro 1.4 turbo diesel. Tendo possibilidades eu reparava a maquina em condições.

O meu é a gasolina ahah. Neste momento já gastei mais na reparação porque com aqueles arranjos todos já passou dos 200 euros. Se o carro ficar como novo e se mesmo gastando mais nas reparações for relativamente acessível não vejo porque não.

Olha, tenho saudades desse modelo da Fiat, que era simples, espaçoso para a época e bom. Não há "sofagem", isso não existe, o que há é o aquecimento que se chamava em tempos de "chauffage" porque era o nome francês. O aquecimento não queima, pode é estar a deixar entrar fumos ou então se queima pode ser a ventoinha. Eu ia ao mecânico e pedia para ver isso e se não fosse muita caro arranjava. No Inverno faz falta e como é que desembacias os vidros? Se a chapa estiver em bom estado e a mecânica também poderás ter carro ainda para um bom par de anos.

Olha, tenho saudades desse modelo da Fiat, que era simples, espaçoso para a época e bom. Não há "sofagem", isso não existe, o que há é o aquecimento que se chamava em tempos de "chauffage" porque era o nome francês. O aquecimento não queima, pode é estar a deixar entrar fumos ou então se queima pode ser a ventoinha. Eu ia ao mecânico e pedia para ver isso e se não fosse muita caro arranjava. No Inverno faz falta e como é que desembacias os vidros? Se a chapa estiver em bom estado e a mecânica também poderás ter carro ainda para um bom par de anos.

Sim foi o motorzito/ventoinha da chauffage que foi à vida. Isso é muito caro? A contar com a mão de obra.. Por enquanto queria ver se não metia porque já gastei muito dinheiro com o carro e via se conseguia desembaciar à moda antiga com um pano de flanela e vidros abertos.

Isso deve ser barato, o mais caro deve ser a mão de obra, se não fores tu a fazer a reparação. Mas aconselho a reparar, de inverno da muito jeito, e é muito mais seguro e confortavel de conduzir. Já imaginaste como vais desembaciar o carro, antes de arrancar?

Hm, tenho que depender muito da minha sorte no que toca a roubos. Não tenho garagem e os alarmes parecem-me caros.

Mete no volante uma corrente com cadeado como a da foto.

Basta a ladroagem ver a enorme corrente, e se tiver ferrugem como a da foto melhor, metem-se logo a milhas.

Pensam que és um russo/ucraniano enorme daqueles do ginásio que tomam asteróides para ficar gigantes.

Em vez de colares autocolantes no vidro dum alarme qualquer cola autocolantes de ginásios e de marcas de vodka para não haver dúvidas.

lock-chain.jpg

Isso deve ser barato, o mais caro deve ser a mão de obra, se não fores tu a fazer a reparação. Mas aconselho a reparar, de inverno da muito jeito, e é muito mais seguro e confortavel de conduzir. Já imaginaste como vais desembaciar o carro, antes de arrancar?

Pois. Lá teria que ser com um pano de flanela e vidros abertos. Vou averiguar.

Última edição:

E eu acrescentava que, se o estimasses, ficarias daqui a uns anos com um carro que poderia ser registado no clube de automoveis antigos[;)]

Com um psno, que é como os proprietarios de unos fazem!
A chaufage nao serve de muito no uno.

Voltar
Superior