Fico Pasmado com certas "Descobertas" !!! (Pneus)

PAZ

New member
Pasmem-se com o que é constatado, através desta notícia :

http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=71915&Itemid=54

Mas andam todos a fazer de nós BURROS ????

Claro que qualquer Pneu - COMO QUALQUER OUTRO "PRODUTO" - virado para o Ecológico, tem uma "performance" muito inferior que aqueles que nada ligam à ecologia.:sh)

Mas alguém um dia andou enganado com a " :confused: EXCELENTE :confused: " performance dos seus "Eco Contact" ; "Energy" e outros que tais :confused: [8b]

Sem comentários

Last edited:
O segredo dos pneus "ecologicos" é terem um composto mais duro e uma menor area de contacto com o solo, de forma a reduzir o atrito.

Duram mais e gastam menos mas é claro que depois isso tem as suas consequencias praticas.

Tinha a perfeita noção de que o desempenho em aderência era inferior, mas não tanto !

Se eu já não gostava, depois de ver isto ficou mesmo fora de questão usar pneus eco.

Isto não é de ficar pasmado mas é pertinente a questão levantada pelo sr. Wennemer.

As questões ambientais não se podem sobrepor à segurança!

Como tudo é tudo uma questão de tempo e de vontade!

Quando as pastilhas de travão deixaram de ter amianto tambem era impssivel faze-las sem chiar...

O que este senhor não quer é gastar dinheiro em R&D para desenvolver um produto que contrarie o que ele mostra aqui...

Além disso ponho um pouco em causa a influência dos pneus numa boa travagem no caso de carros com ABS...
Se analisarmos bem, numa travagem em linha recta, o trabalho é unicamente suportado pelos travões. Não bloqueiam as rodas, logo não existe o efeito do "agarrar".
Por isso, e neste caso, qualquer pneu serve. Penso eu de que...

O que este senhor não quer é gastar dinheiro em R&D para desenvolver um produto que contrarie o que ele mostra aqui...

Além disso ponho um pouco em causa a influência dos pneus numa boa travagem no caso de carros com ABS...
Se analisarmos bem, numa travagem em linha recta, o trabalho é unicamente suportado pelos travões. Não bloqueiam as rodas, logo não existe o efeito do "agarrar".
Por isso, e neste caso, qualquer pneu serve. Penso eu de que...

Ora pensa lá um bocadito mais...[;)]

Isto é tudo uma questão de modas. Agora está na moda tudo o que é ecológico mesmo que para isso se tenha de preterir outros aspectos que até aqui eram considerados quase fundamentais.
Passo a explicar-me mais um pouco.

Já sou do tempo em que o era importante era o cx. A aerodinâmica era tudo num carro, foi-se à "perfeição" com o Calibra.

Depois deixou de ser moda e a moda passou a ser os carros seguros. Aos poucos a aerodinâmica ficou com tão pouca importância que agora temos alguns carros que a frente mais parece um portão de quinta.

Como passamos aos carros seguros, tinham de ter 5* Euroncap ou então já não eram bons.

Agora os carros seguros estão a ficar um pouco para traz, o que "rende" agora é se o carro é ecológico/híbrido/seja o que for, nem que em vez das 5* até aqui requeridas só tenha 4*.

Hummmmm...

Já pensei... e a conclusão ainda é a mesma...

Então pensa tu e diz-me as tuas conclusões s.f.f.[;)]

Atenção que estou a falar sómente em travagem e a direito em carros com ABS.

Então ainda não foi suficiente!

O sistema ABS monitoriza a velocidade das rodas e, em caso de bloqueio, actua por forma a deixar a roda rolar sobre a estrada. Sabes porquê? Porque o coeficiente de atrito estático é mais elevado que o dinâmico e mantendo a roda a rolar, conseguem-se distâncias de travagem mais curtas do que se travares com as rodas bloqueadas.
Com uns pneus de mais fraca qualidade (aderência), em caso de travagem, estes terão tendência a bloquear (derrapar) mais cedo, tendo o ABS que compensar mais, e como consequência, a distância de travagem será superior do que se usar pneus com aderência superior.
Em resumo, com pneus de mais alta aderência consegue-se imprimir maior força de travagem sem bloquear as rodas. O ABS só está lá para impedir que isso aconteça, mas o momento em que acontece só depende da qualidade dos pneus.

Espero ter sido prestável.

Last edited:
Hummmmm...

Já pensei... e a conclusão ainda é a mesma...

Então pensa tu e diz-me as tuas conclusões s.f.f.[;)]

Atenção que estou a falar sómente em travagem e a direito em carros com ABS.

Se uma pneu ecológico tem menos atrito em relação ao alcatrão durante o rolamento dum automóvel, quer dizer que tem menos aderência, se tem menos aderência quer dizer que durante uma travagem a força máxima contrária ao movimento do carro que poderá suportar sem perder aderência vai ser inferior face a um pneu com maior índice de aderência. Por isso a distância de travagem vai ser maior. Não sei se a explicação está correcta, mas em linhas gerais penso que é isto que se passa.

O sistema ABS monitoriza a velocidade das rodas e, em caso de bloqueio, actua por forma a deixar a roda rolar sobre a estrada. Sabes porquê? Porque o coeficiente de atrito estático é mais elevado que o dinâmico e mantendo a roda a rolar, conseguem-se distâncias de travagem mais curtas do que se travares com as rodas bloqueadas.
Com uns pneus de mais fraca qualidade (aderência), em caso de travagem, estes terão tendência a bloquear (derrapar) mais cedo, tendo o ABS que compensar mais, e como consequência, a distância de travagem será superior do que se usar pneus com aderência superior.
Em resumo, com pneus de mais alta aderência consegue-se imprimir maior força de travagem sem bloquear as rodas. O ABS só está lá para impedir que isso aconteça, mas o momento em que acontece só depende da qualidade dos pneus.

OK... Depois de ter postado ainda pensei mais e essa foi a conclusão a que cheguei... Tem lógica...

Dou a mão à palmatória... :sh)

Last edited by a moderator:

A lógica é essa mas trocaste os atritos... o estático é mais elevado do q o dinâmico... senão não valeria de nada evitar que os pneus derrapassem na estrada... ;)

Last edited by a moderator:
A lógica é essa mas trocaste os atritos... o estático é mais elevado do q o dinâmico... senão não valeria de nada evitar que os pneus derrapassem na estrada... ;)

Tens razão! É claro que é assim. Foi gralha da minha parte. Vou Editar para não ficar nada incoerente. Obrigado pela deixa.

Srs. Moderadores, queiram alterar os outros posts para a informação ficar correcta, s.f.f.

Last edited:

há ainda a questão da direccionabilidade, ou seja, com ABS é possível controlar a direcção em travagem e assim contornar os obstáculos

Back