Fiesta 1.25 com bater no escape

drifit

New member
Boa tarde.
Tenho um Fiesta mk5 ('99-'02) 1.25 que hoje, ao fim de alguns minutos a andar começou com soluços que foram progressivamente piorando. Parece-me estar a andar normalmente, quando está parado ou a baixas rotações sente-se e ouve-se o carro a tremer com a frequência que está no vídeo abaixo. O som do motor parece-me normal, mas do escape ouve-se o seguinte:

O carro tem 125k km. Mudou a panela do meio há uns 2 anos e a última há alguns meses.
Alguma ideia?

Atenção que esse motor, dependendo da versão, pede velas de platina que são mais caras. Se pedir velas de platina e meteres de cobre, vais notar o motor esquisito.

Já não li isto a tempo, mas muito obrigado. Queria pôr Bosch, mas a casa de peças onde fui só tinha Beru Ultra e à hora estava já tudo a fechar. O carro estava a ficar inguiável, pelo que levou com essas e o problema está *quase* resolvido: o escape já faz aquele barulho, já não se sente o carro a tremer ao ralenti, mas no arranque, ainda abaixo das 2000rpm, tem períodos de ligeiro engasgo tipo a tremer (""engasgos de alta frequência""). Depois das 2000rpm, sem problemas.

As velas que tinha eram umas Champion que julgo não serem de platina, não tem qualquer referência a isso. Fez cerca de 20k km com elas sem problemas, portanto julgo que não será daí. Devo começar a ir a montante? Cabos de velas e depois bobine?

Neste momento não está com platina. Está a fazer aqueles engasgos que descrevi no post imediatamente antes mas apenas ocasionalmente, houve um dia e que não fez uma única vez. Pelo menos nos últimos 60k km, não terá levado nunca platinadas. Mas confesso que ainda não fui à procura de velas indicadas por referência de motor.

Last edited:
Atençao , nestes motores zetec sao esquesitos de velas e como tal meter SEMPRE velas motorcraft super ou as FoMoCo que sao as indicadas para estes motores .

Esquece lá as bosch e afins é tudo tangas.

Depois verificar o estado do cabo de velas e por fim verificar os enrolamentos secundarios e principal da bobine de igniçao , ou seja, a bobine electronica .

As bobines podes comprar de varios motores zetec presentes nos fiestas , focus e mondeos

Last edited:
Neste momento não está com platina. Está a fazer aqueles engasgos que descrevi no post imediatamente antes mas apenas ocasionalmente, houve um dia e que não fez uma única vez. Pelo menos nos últimos 60k km, não terá levado nunca platinadas. Mas confesso que ainda não fui à procura de velas indicadas por referência de motor.

Então andas a gastar dinheiro para o boneco.

Tens de certificar que montas peças 100% correctas para o motor em questão(atenção que houve umas 8 versões desse motor....!) e verificar o estado das bobines/cabos de velas! Pelo que descreves, ainda tens problemas no que alimenta as velas!

Talvez. Como disse, precisava do carro no dia a seguir, já era hora de estar tudo a fechar e não tinham outras. Entre isso e não trabalhar na manhã e/ou dias a seguir, valia o risco. E compensou, com a mudança das velas passou de estar impossível de andar com ele para engasgos ligeiros ocasionais. Irei, assim que possa dispensar o carro, tentar solucionar. Já agora, como saber que referências necessitam de velas de platina? Não encontro nada.

Last edited:
Talvez. Como disse, precisava do carro no dia a seguir, já era hora de estar tudo a fechar e não tinham outras. Entre isso e não trabalhar na manhã e/ou dias a seguir, valia o risco. E compensou, com a mudança das velas passou de estar impossível de andar com ele para engasgos ligeiros ocasionais. Irei, assim que possa dispensar o carro, tentar solucionar. Já agora, como saber que referências necessitam de velas de platina? Não encontro nada.
Manda a matricula por mensagem privada sff

Vai a Ford comprar as velas.

Bom preço e adequadas, como já disseram esses carros dão-se melhor com velas de origem.

Back