Filtro de ar - Ibiza 95

fgh

New member
Olá malta,

A minha miuda tem um Ibiza 1.0 de 95 (gasolina) muito bem estimado e que recentemente levou com direção assistida.
O problema é que o mecânico, para colocar o módulo da direção assistida, removeu o que me parece ser o tubo do filtro de ar e desde então o motor recebe o ar sem ser filtrado. Diz que não faz mal andar assim, mas se a coisa originalmente estava lá é porque é precisa. O filtro de ar influencia um pouco o consumo e comportamento do carro, certo?

Vejam a foto em anexo. Fui ao google e apanhei esta 89654985.jpg que ilustra o problema. A vermelho está o tubo que ligava ao motor e a verde acrescentei o local onde está o módulo da direção. Ou seja, usar o tubo pelo caminho original é impossível.

Onde posso adquirir um tubo destes (se possível mais fino), sendo que depois tentarei arranjar um caminho alternativo?

Obrigado pelas eventuais respostas.

Aparentemente esse é o tubo que "aspira" o ar até ao filtro. Se for isso não tem problema nenhum, mas não sei até que ponto vão deixar passar isso na IPO nessas condições.

Foto para visualizar melhor:

136289d1461872790-filtro-de-ar-ibiza-95-89654985.jpg

Aparentemente esse é o tubo que "aspira" o ar até ao filtro. Se for isso não tem problema nenhum, mas não sei até que ponto vão deixar passar isso na IPO nessas condições.

Foto para visualizar melhor:

136289d1461872790-filtro-de-ar-ibiza-95-89654985.jpg

Depende. Falas daquelas IPO que o carro tem de la ir ou daquelas em que vai só o livrete [:D]

Sim, é esse tubo. Mas isso não influencia o normal trabalhar do carro?

btw, já foi à inspeção comigo e passou assim...

Foto do carro real:
https://www.dropbox.com/s/qs7onniquevv86r/WP_20160424_19_18_24_Pro.jpg?dl=0

O que tens que fazer é certificar-te que o ar aspirado está a ser filtrado. Se está a ser puxado do para choques ou do compartimento do motor isso não importa. Os azeiteiros do xuning vão já dizer aqui que vais perder 50 cavalos por o motor estar a aspirar ar quente.

Eu não me preocupava com isso, vê apenas se o ar que entra no motor está a passar pelo filtro do ar.

vai aqui uma grande confusão
o tubo que te falta é semelhante ao que podes ver neste motor

citroen_citron_ax_best_clutch_exhaust_brake_new.jpg

serve para admitir o ar que vem do colector de escape, depois quando o motor aquece fecha a válvula e o ar passa a vir frio. no caso destes motores citroen, sei de muita gente que tira esse tubo, não faz grande falta, a não ser numa terra de frio extremo
se precisares de pôr isso, vais a uma sucata e pedes o tubo dum carro que tenha direcção assistida, decerto que eles te arranjam
por curiosidade, quanto custou meter a direcção assistida?

Voltar
Superior