Filtro Magnetico p/ Oleo Motor

MrRousseau

New member
Boa Tarde!

Em conversa com alguns colegas e amigos meus, falávamos de óleos, mudas, etc e isto veio a baila.
Mas, ficamos por aí mesmo, pois nenhum deles tinha experimentado. Eu fiquei curioso e bastante interessado, pois em alguns carros, em que dou um uso mais intensivo, troco de óleo com bastante regularidade.
E sendo assim, mais uma vez recorrendo a este fórum, venho aqui pedir a opinião de quem tenha utilizado este sistema de ajuda a filtragem do óleo do motor.
É um sistema que é colocado no filtro do óleo que vai fixar micro partículas metálicas que o filtro por si só é incapaz de o fazer e assim evita a circulação dos mesmos acumulação nas engrenagens e a longo prazo a formação de resíduos no cárter. Pelo menos é o que dizem, mas será que é mesmo vantajoso ou é apenas mais uma que inventaram para ganhar dinheiro?
No meu ver poderá ser vantajoso, mas gostava de ouvir algumas opiniões.

Procurei no google e encontrei estas imagens que poderão ajudar e até informar quem não sabe, como eu a 2 dias a trás.

top_right_small.jpg
FilterMAG.jpg

DSC_5180.jpg

Muito interessante, mas será que ao mudar o óleo por aspiração não vão sair essas particulas metálicas?

Ou, outra questão, será que com um óleo sintético de qualidade essas particulas continuam a aparecer?

Muito interessante, mas será que ao mudar o óleo por aspiração não vão sair essas particulas metálicas?

Ou, outra questão, será que com um óleo sintético de qualidade essas particulas continuam a aparecer?

Boa noite,

Eduardomaio;

Em relação a primeira questão, penso que não, pois o tubo do aspirador é colocado na parte mais baixa do cárter e não vai ter influência directa no o filtro.

A segunda, as partículas metálicas não têm a ver com as características do óleo, pois são libertadas dos elementos do motor, devido aos seus movimentos e fricção. Com um óleo de melhor qualidade poderá haver um menor desgaste dos elementos, mas não deixa de existir.

Last edited:
Não sei se existe em todos os modelos, mas nalguns já existe um parafuso (ou algo do genero) magnetizado para ter essa mesma função.

desconhecia esses filtros.

Boas

Parece ser uma boa ideia.qual é o preço e para que modelos de filtro é que existe este sistema ou similar.

Cump's!

Pelo que vi no site existem vários tamanhos, entre 2.50"-2.75" e 3.50"-3.80", mas o preço é um pouco elevado, sai mais barato arranjar um parafuso magnetizado para o bujão... :sh)

Não sei preços, também estou como vocês, é a primeira vez que oiço falar disto.

Em relação a modelos específicos, penso que não haja disso.

Vejam bem, aquilo é uma simples peça magnética, o chamado íman, que por acaso tem o formato adequado para encaixar no filtro. Mas com um pouco de imaginação pode-se aplicar, por exemplo um desses que vemos em tantos aparelhos eléctricos que muitas vezes são deitados fora, de forma que não caia com a trepidação ou descole com o calor.

A minha duvida é se realmente vale a pena o trabalho ou o dinheiro, se realmente ficam resíduos metálicos no filtro, ou se são mais as vozes que as nozes. Mas pelo que vejo a maioria está como eu.

Só mesmo experimentando, mal não faz. Se tiver paciência e encontrar um que se adequa ao formato do filtro, coloco-o, mesmo um desses ímans comuns, e mais tarde abro o filtro para ver se realmente vale a pena.

Na teoria iria acumular magneticamente os solidos metalicos no interior do filtro...
Isso nem será grande ideia pois pode entupir o filtro pois há lubrificantes com alto indice de condutores magneticos devido a sensores. Na minha opinião só prejudica e não ajuda.

Eu não punha isso num carro meu...

Sou adepto de seguir as instruções do fabricante no que diz respeito a manutenções e utilização de produtos 'maravilha'.

Nunca compreendi porque raio os carros não fazem o mesmo que as motos! Por exemplo, a minha KTM tem no respectivo parafuso do bujão uma ponta saliente que é feita de metal magnético. Cada vez que mudo o óleo (muitas vezes, a alguns nem vos passa pela cabeça quantas) limpo sempre bem o bujão é uma pequena quantidade de partículas de metal agarradas (se as há também microscópicas ou não, não faço ideia!).

Praticamente todas as motas têm isso! Até as velhinhas 50 made in Portugal!!!

Seja como for, é função filtro "normal" agarrar essas partículas e depois tamanhos abaixo dos 30 mícrons... não creio que façam grande diferença!

Moral da história: uso filtros e óleos de qualidade e fica descansado, com o dinheiro na carteira!!!

Back