fim credito habitação

Para não criar mais um tópico, fiz um desenterranço épico.

Na situação actual de crédito, os antigos CH até 2007/8, têm spreads extremamente baixos (na casa dos 0,1% - 0,8%), com a Euribor a níveis históricos (para baixo), parece-me que estes créditos são muito maus para os bancos, talvez até ruinosos.
A minha ideia é propor antecipação total do valor em dívida, mas negociar um desconto da dívida.
Ou é win - win para ambas as partes ou deixo-me estar a pagar uma "ninharia" (metade que pagava à 4/5 anos): tx de 0,5% (0,2 spread + 0,3 euribor)

Alguém já o fez, ou a ideia é descabida?

Aqui à uns tempos li na net, nem sei se foi aqui no forum, que o BCP até andava a contactar os clientes para abaterem o CH com descontos no valor em divida. Isto pela falta de capital do banco.

A partir de Março também vou estar nessa situação. O meu Ch vai ser indexado á Euribor a 3 meses e tenho spread de 0.5. Quero ver para que valores vai a minha prestação.

Last edited:
Aqui à uns tempos li na net, nem sei se foi aqui no forum, que o BCP até andava a contactar os clientes para abaterem o CH com descontos no valor em divida. Isto pela falta de capital do banco.

A partir de Março também vou estar nessa situação. O meu Ch vai ser indexado á Euribor a 3 meses e tenho spread de 0.5. Quero ver para que valores vai a minha prestação.
afinal não sou assim tão maluco [:D]
lembras-te o que significava na prática descontos no valor da dívida?

em Março ficas indexado à Euribor a 3 meses? isso é bom! E agora?

Na situação actual de crédito, os antigos CH até 2007/8, têm spreads extremamente baixos (na casa dos 0,1% - 0,8%), com a Euribor a níveis históricos (para baixo), parece-me que estes créditos são muito maus para os bancos, talvez até ruinosos.
A minha ideia é propor antecipação total do valor em dívida, mas negociar um desconto da dívida.
Ou é win - win para ambas as partes ou deixo-me estar a pagar uma "ninharia" (metade que pagava à 4/5 anos): tx de 0,5% (0,2 spread + 0,3 euribor)

Já muitos o fizeram e até por proposta dos bancos. 10% deve ser fácil de conseguir. Eu queria 20%, consegui 15%.

JDEM, o que referes já eu pensei diversas vezes e tenho mesmo que tentar concretizar essa ideia. Pelas informações privilegiadas que tenho (Pai é bancário), o desconto no capital em dívida não é muito grande, pelo que tenho-me deixado estar dadas as condições favoráveis que tenho (assim como tu). Ainda assim, não fazia mal nenhum saber, junto do banco, em que trâmites se podia concretizar esta operação.

Já muitos o fizeram e até por proposta dos bancos. 10% deve ser fácil de conseguir. Eu queria 20%, consegui 15%.
Boa!
Abaixo dos 20% acho que não mexo, devido às condições actuais e peso da mensalidade nos meus rendimentos.
Neste momento consigo rentabilizar o capital de forma substancialmente superior às tx do CH

O BCP fez... o BBVA fez... creio que vários outros o fizeram a empréstimos com maior maturidade. Em termos de descontos houve casos em que iam até aos 20%, mas creio que a média andava pelos 5%, 10%. Depende de caso para caso.

Na minha opinião não compensa...

Estou na mesma situação, tenho capital para liquidar a totalidade do CH(spread+Euribor <1%), no entanto consigo obter rendimento de 3,5% com esse capital, ou seja, pago a prestação + seguros e ainda tenho lucro, pelo que na minha opinião deves colocar esse capital a trabalhar para ti e o banco que se lixe [;)]

Aproveito para te apresentar o Banco Invest que dá 3,5% a 3,6,12 ou 24 meses apr:)

novosdepositos.sflb.ashx

Na minha opinião não compensa...

Estou na mesma situação, tenho capital para liquidar a totalidade do CH(spread+Euribor <1%), no entanto consigo obter rendimento de 3,5% com esse capital, ou seja, pago a prestação + seguros e ainda tenho lucro, pelo que na minha opinião deves colocar esse capital a trabalhar para ti e o banco que se lixe [;)]

Aproveito para te apresentar o Banco Invest que dá 3,5% a 3,6,12 ou 24 meses apr:)

novosdepositos.sflb.ashx

Thanks, por acaso a minha mulher subscreveu esse DP a 24 meses na semana passada, e eu tb tenho conta, neste momento tenho gestão discricionária.

Sobre compensar depende, e há que fazer contas, mas por exemplo numa dívida de 200k, 20% de desconto são €40k... o que dá que pensar [;)]

Para mim é optimo. Realizei o meu CH em Março de 2009 com as taxas a cair, mas sem garantias até quanto íam. Em 2008 a Euribor tinha estado pela hora da morte. Como estava em inicio de vida, resolvemos durante 5 anos fixar a taxa. Como é óbvio desde esse dia estou a perder dinheiro e não é pouco. Por isso só quero que Março chegue para reduzir a mensalidade ou pensar em diminuir o tempo do CH. Penso que quem tem algumas poupanças consegue rentabilizar melhor o dinheiro noutro tipo de investimentos do que estar neste momento a abater o CH.

Boa!
Abaixo dos 20% acho que não mexo, devido às condições actuais e peso da mensalidade nos meus rendimentos.
Neste momento consigo rentabilizar o capital de forma substancialmente superior às tx do CH

Tens é de frisar bem que caso não pagues o crédito pões o pilim a render noutro banco.[;)]

Back